Texto: Assessoria de Imprensa
Começa nesta terça-feira, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, o Congresso SAE BRASIL 2011, a maior vitrine de debates e de tecnologias desenvolvidas por engenheiros da mobilidade da América Latina. O evento terá uma exposição gratuita com 142 estandes, de 83 empresas automotivas, onde o visitante poderá conhecer até dia 6 (quinta-feira), as novidades das principais marcas do setor automotivo, ainda desconhecidas pelos brasileiros. As tecnologias vêm oferecer mais conforto, conectividade e segurança para os motoristas e passageiros, sem agredir o meio ambiente.
Confira as novidades:
Bicicleta elétrica – A eBike, bicicleta elétrica é acionada pelo guidão e torna as pedaladas mais leves auxiliando o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço. A bike é excelente para quem quer fugir do trânsito caótico. A bateria leva 2h30 para ser carregada, com autonomia de 25 km a 145 km, de acordo com o modelo veículo. Duas eBike estarão disponíveis para umas pedaladas na exposição, caso o repórter tenha interesse. Estande da Bosch.
Tem motor de 250W de potência, pesa 2.3 kg e possui bateria de íons de lítio recarregável.
Test drive do novo Tiguan, que ajuda a estacionar e dispensa chave – O Novo Tiguan estará disponível para test drive de todas as tecnologias, entre elas o sistema de abrir e fechar as portas do veículo e dar partida no motor sem precisar da chave. Outra tecnologia (o Park Assist II) auxilia o motorista a estacionar o carro em vagas paralelas e também nas transversais. Estande da Volks.
Carro com show de conectividade – Um carro-conceito que incorpora tecnologias de navegação avançada com informação de trânsito em tempo real até comandos sensíveis ao toque, além de controle automático e individual da temperatura interna, faróis com regulagem automática de iluminação e programas de informação e entretenimento. Telas sensíveis de toque com acesso à Internet, comando de voz, TV digital, sistemas inteligentes de iluminação, que acompanha o movimento do veículo em curvas; e de climatização, alocado individualmente em cima de cada pessoa. Um carro em tamanho natural possibilitará teste de todas as tecnologias. Estande da Visteon.
Airbags de teto, joelho e na medida para cada usuário – Primeiro airbag de teto do mundo. É compatível com diversos modelos de veículos e poupa espaço no painel de instrumentos. Outro airbag que é personalizado. Infla de acordo com o tamanho, a posição e a distância dos ocupantes. Novidade também é o airbag para os joelhos: Estande da TRW.
– Um carro transparente, tamanho original, apresenta o airbag de teto inflado, além das demais novidades.
Primeiro carro elétrico tipo Fórmula 1 brasileiro – Fabricado por estudantes, o veículo é alimentado por 1,4 mil baterias de celular, tipo íon de lítio, que levam cerca de 4 horas para carregar e garantem autonomia de 30 minutos. O carro foi construído em cinco semanas por 7 universitários da FEI para a SAE BRASIL lançar mais uma competição no Brasil, a de carros elétricos. Estande da SAE BRASIL, ao lado da sala de imprensa.
Carro com eletrônica embarcada – Um carro equipado com uma central elétrica, que substitui uma série de equipamentos mecânicos. A central eliminou fusíveis, relês e módulos eletrônicos. Além da redução de materiais, a central controla as funções elétricas do carro, como buzina, seta e faróis. Estande da Delphi.
– Haverá um toten com tecnologia sensível de toque que dá para acionar todas as funções no veículo exposto no estande.
Direção elétrica para carros populares – Uma direção elétrica para o carro popular, que agrega comodidade, custo acessível e economia de combustível. Essa tecnologia auxilia o motorista na execução de manobras de estacionamento. Já está disponível para montadoras. Estande da DHB
– Um carro em corte vai simular o funcionamento da direção (E3D).
Direção elétrica – Carro com direção elétrica (EPS), que absorve menos energia do motor e reduz a emissão de gases nocivos na atmosfera. O protótipo estará à disposição dos visitantes que quiserem testar as vantagens da direção elétrica, que assegura conforto, segurança e economia. Estande da JTEKT
Fiação elétrica 100% em alumínio – Novidade na indústria. Desde a invenção dos carros, a fiação elétrica é em cobre. No entanto, os cabos de alumínio pesam 48% menos que os de cobre e possibilitam redução de até 30% na parte eletroeletrônica total do veículo, com menor consumo de combustível. Todas as funções elétricas do carro podem ser acionadas para demonstração. Estande da Delphi.
– Terá uma balança para comparar o cabo de cobre com o cabo de alumínio
Serviço
Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 4 a 6 de outubro de 2011. Exposição: das 10h30 às 20h
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo.