Connect with us

Outros

Alpha Notícias: VDO apresenta Tacógrafo Digital na Fenatran 2011

Published

on


Novo tacógrafo dispensa o uso do disco de papel
Texto: Assessoria de Imprensa
O Tacógrafo Digital é uma das novidades mais aguardadas da VDO, marca do Grupo Continental, para a 18ª edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte. O tacógrafo é item obrigatório para veículos de passageiros e alguns pesados. O novo produto apresenta como diferenciais informações digitais, economia ao condutor, além da informação de RPM (Rotação por Minuto), que o aparelho convencional não oferece.
O Tacógrafo Digital BVDR da VDO registra informações sobre a condução do veículo em uma memória interna. Quando necessário, as informações podem ser impressas através da impressora térmica presente no produto, em papel com escala pré-definida.
A tecnologia embarcada no Tacógrafo Digital BVDR ainda oferece opções de serviços adicionais por meio de uma entrada USB. No uso normal, o condutor digita o seu código identificador e o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no display. O pen drive, por sua vez, já terá as informações individuais do motorista salvas na memória, sem a necessidade de digitar esses dados.
Além disso, a VDO desenvolveu um software, o VDR-Web. A ferramenta permite a completa gestão da frota via web, por meio do download das informações dos tacógrafos. O produto também permite obter um perfil da frota e motoristas, coletando informações como velocidade desenvolvida, tempo em movimento, parada para descanso e trecho percorrido. Os relatórios podem ser formatados conforme a necessidade de cada empresa. Vale destacar que o software VDR-Web não exige infraestrutura própria de TI e está disponível em ambiente seguro e protegido por senha.
“Os dados registrados pelo tacógrafo digital permitem uma reconstituição da viagem. Dessa forma, é possível obter informações sobre o comportamento do motorista durante o trajeto, permitindo assim atuar preventivamente quando houver a constatação de irregularidades nas normas de segurança exigidas pela frota”, explica Luiz Munhoz, vice-presidente da Unidade de Veículos Comerciais e Aftermarket da Continental.
Em caso de acidente, pode-se resgatar por meio do pen drive as informações relevantes, segundo a segundo, sobre as circunstâncias do fato ocorrido. Além disso, os laudos periciais gerados são aceitos judicialmente.
“O uso da tecnologia digital não é obrigatório pela legislação brasileira, mas a tecnologia agrega mais valor ao equipamento, além de oferecer facilidades ao condutor”, completa Munhoz, ressaltando que a VDO já iniciou conversa com as principais montadoras para que alguns modelos já saiam de fábrica equipados com o novo Tacógrafo Digital BVDR.
Mais sobre o tacógrafo
A função do tacógrafo é registrar as velocidades desenvolvidas pelo veículo, os tempos de parada, as distâncias percorridas e freadas bruscas, entre outras informações sobre o percurso. Esses dados são registrados de forma contínua na memória do aparelho, que grava os últimos sete dias.
A fiscalização do tacógrafo está a cargo dos órgãos executivos do Sistema Nacional de Trânsito, conforme definido em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do Inmetro e de seus órgãos delegados. Os veículos de transporte escolar também estão sujeitos à fiscalização dos órgãos municipais de transporte e de trânsito.
Para mais informações técnicas sobre produtos e aplicações, acesse o site www.vdo.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento da VDO (0800 77 00 107).