Texto: Assessoria de Imprensa
A montadora chinesa Foton está chegando ao mercado brasileiro de veículos automotores trazida pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Aqui chamada Foton Aumark do Brasil, a companhia vai iniciar suas atividades com a importação, distribuição e manutenção de três modelos de veículos leves e semileves.
A grande aposta da empresa é a caminhoneta de 3,5 toneladas Foton Aumark 1031, pois, segundo Ricardo Mendonça de Barros, diretor comercial, “o mercado de caminhonetas está crescendo muito devido à proibição de entrada de veículos maiores nos grandes centros urbanos”.
Além disso, a empresa lança também dois veículos mais robustos, o Foton Aumark 1050, com 6,5 toneladas, e o 1089, com 8,5 toneladas e cabine estendida opcional. Todos os novos modelos possuem motores Cummins já adequados aos padrões estipulados pelas medidas Proconve P7/Euro 5, o que garante economia de combustível e aumento do rendimento do motor, além do controle de emissão de poluentes.
A empresa possui 100% de capital nacional e espera estar operando com 10 concessionárias, entre São Paulo e Rio de Janeiro, até o final de 2012. Até 2017, a expectativa é que sejam 80. O primeiro lote de veículos chega ao Brasil no começo de dezembro e, por enquanto, a companhia trabalha com a pré-venda de seus produtos, tendo a Fenatran como vitrine para a qualidade da montadora chinesa. Segundo Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil, “Meu grande interesse na Foton não é por trabalhar com caminhões, mas por trabalhar com chineses. O Brasil é o país mais complementar da China que existe”.
