Com o novo “Mercedinho” Accelo 815 e com o Accelo 1016, a Mercedes-Benz lança sua linha de caminhões leves para 2012. Estes caminhões são destaque no estande da marca na 18ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, de 24 a 28 de outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Logo à primeira vista, destaca-se o design moderno e arrojado da cabina do Accelo, que segue o conceito de identidade e estilo criado para todas as novas famílias de caminhões. A inédita grade frontal e o conjunto ótico de faróis resultam numa aparência mais robusta e atrativa.
Como toda a linha de caminhões Mercedes-Benz 2012, os modelos Accelo chegam ao mercado com motores PROCONVE P-7 mais econômicos e ecológicos e com a exclusiva e avançada tecnologia BlueTec 5, que assegura excelente desempenho, eficácia e confiabilidade.
“A nova linha Accelo dá continuidade a uma trajetória de sucesso de 40 anos dos caminhões leves da nossa marca no País. Do pioneiro 608 D de 1972 ao consagrado 710 da linha atual, são mais de 185.000 unidades comercializadas no País”, diz Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo Maier, além de mais modernos e econômicos, os caminhões leves da linha 2012 oferecem muito mais aos clientes. “O Accelo se destaca também pela capacidade de carga, qualidade superior, agilidade, confiabilidade e durabilidade. Atributos como esses conquistaram amplo reconhecimento no mercado, tanto junto a autônomos, como a empresas de transporte ou de carga própria, distribuidores e atacadistas”, diz o executivo.
Maior capacidade de carga
Uma das grandes novidades da linha de caminhões leves 2012 é a maior capacidade de carga. Com 8.300 kg de peso bruto total – PBT, o Accelo 815 oferece 1.600 kg a mais em relação ao 710, o modelo mais vendido do Brasil em sua categoria, marcando a entrada da Mercedes-Benz na faixa de 8 ton de PBT.
Já o Accelo 1016, com 9.600 kg de PBT, propicia 600 kg a mais em relação ao atual Accelo 915 C, modelo que será sucedido pelos 1016. Em conjunto com a maior plataforma de carga do segmento, que permite a utilização de carroçarias até 6,5 metros de comprimento, isso resulta em muito mais produtividade para a distribuição urbana do que qualquer outro caminhão leve, contribuindo para maior rentabilidade do cliente.
O Accelo 1016 permite a instalação de um terceiro eixo, o que pode ser feito por empresas implementadoras, ampliando a sua capacidade de carga para 13.000 kg de PBT e possibilitando o uso de carroçarias até 8 metros de comprimento.
Durabilidade dos motores na linha Accelo
Os motores que equipam os novos Accelo 815 e 1016 possuem a maior durabilidade do mercado, característica reconhecida dos tradicionais “Mercedinhos”. São cerca de 600.000 km de vida útil do motor a serviço do transportador.
Tanto o Accelo 815, quanto o Accelo 1016, são equipados com o motor eletrônico OM 924 LA de 4 cilindros e 156 cv de potência, atendendo à legislação PROCONVE P-7. O elevado torque (580 Nm no Accelo 815 e 610 Nm no Accelo 1016) assegura acelerações mais rápidas, melhores retomadas e maior velocidade média. Com mais potência e torque, os novos caminhões leves Mercedes-Benz oferecem melhor desempenho e maior agilidade no transporte de cargas.
Os dois novos Accelo são equipados, de série, com câmbio de 5 marchas. Já o Accelo 1016 pode receber, opcionalmente, o inédito câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas, que se destaca por um melhor desempenho e maior robustez, sendo obrigatório na aplicação de 13.000 kg de PBT.
De escalonamento suave e preciso, o câmbio G-56 contribui para maior conforto de dirigibilidade, aspecto essencial no tráfego intenso das cidades, com excelente desempenho também nas aplicações intermunicipais e rodoviárias.
Mais opções de entreeixos e a maior carroçaria para VUC
A Mercedes-Benz passa a disponibilizar mais opções de entreeixos para os novos caminhões Accelo: 3.100 mm, 3.700 mm e 4.400 mm. Com isso, eles se adequam a diversas aplicações e comprimentos de carroçaria, como de 4,5 m, 5,5 m e 6,5 m (a maior do mercado).
O Accelo 815 e o Accelo 1016 podem ser utilizados como VUC (Veículo Urbano de Carga) em zonas de restrição, como na cidade de São Paulo. Para essa aplicação, permite o uso de carroçarias de 4,5 metros, a maior entre os VUCs.
Maior conforto a bordo
O interior da cabina da nova linha Accelo também se destaca por muitas novidades, como as novas cores dos revestimentos internos, bancos e volante de direção, o que cria um ambiente ainda mais moderno.
Os bancos confortáveis para o motorista e os acompanhantes e a excelente ergonomia interna propiciam comodidade e praticidade para os ocupantes. A disponibilidade de ar condicionado, item opcional, amplia notavelmente o bem-estar a bordo, reduzindo o stress da atividade diária e contribuindo para maior produtividade no dia a dia do transporte.
Mais prático e funcional, o novo painel de instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, traz melhor visualização e simplifica a operação pelo motorista. A moderna grafia realça a leitura dos dados e facilita a interpretação das informações.
Outra vantagem muito importante é que o novo painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l, que é um item de série.
Além dos freios a tambor (série para 815) e a disco (série para 1016 e opcional para 815), o novo Accelo conta com disponibilidade do exclusivo freio-motor Top Brake (série para 1016 e opcional para 815), o que oferece mais segurança, menor consumo de combustível e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio. O freio motor convencional é item de série para o Accelo 815.
Maiores intervalos de troca de óleo
Além do reduzido consumo de combustível e das menores emissões de poluentes, os novos motores Mercedes-Benz destacam-se pelos maiores intervalos de troca de óleo. No serviço severo, por exemplo, passou de 20.000 km para 45.000 km. Isso reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão, ou seja, mais rentabilidade para os clientes.
Os caminhões leves Mercedes-Benz, especialmente o “Mercedinho”, são reconhecidos no mercado pela sua robustez, confiabilidade, facilidade e rapidez de manutenção, retornando rapidamente para o trabalho. Dessa forma, o cliente obtém maior produtividade em sua atividade de transporte.
Diversidade de aplicações
Os caminhões Accelo são ideais para distribuição de mercadorias e para entrega e coleta de cargas e produtos em trajetos urbanos e intermunicipais. São indicados também para curtas distâncias rodoviárias e zonas rurais.
Entre diversas aplicações, os caminhões leves Mercedes-Benz atendem ao transporte de alimentos, hortifrutigranjeiros, materiais de construção, móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, decoração, produtos frigorificados, bebidas, setor atacadista, autossocorro, botijões de gás e outros. Para tanto, utilizam principalmente carroçarias como baú, carga seca aberta, baú frigorificado, plataformas de autossocorro e diversos outros implementos.
Extremamente confortáveis de dirigir e manobrar, os caminhões Accelo são muito ágeis, vantagem essencial no trânsito urbano, onde circulam com facilidade mesmo em vias estreitas e no interior dos bairros. O elevado torque assegura rapidez nas entregas, mesmo em regiões com ladeiras acentuadas.