Ônibus articulado O 500 em exposição no evento apresenta carroçaria desenvolvida para o sistema BRT do Rio de Janeiro
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A Mercedes-Benz destaca todo o seu conhecimento e experiência acerca da implantação e operação de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) durante a VII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito. Este evento, organizado pela ANTP – Associção Nacional de Transportes Públicos, tem início hoje e será realizado na cidade do Rio de Janeiro, até o próximo dia 21 de outubro, no Centro de Convenções SulAmerica.
Juntamente com a INTRANS, a ANTP realiza o 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, cujo tema central deste ano é a mobilidade para cidades sustentáveis. Os dois eventos são dirigidos a autoridades, gestores e operadores públicos e privados, contando também com a participação de empresas, indústrias, fornecedores e consultores, entre outros.
“Parceiro forte e confiável na implantação do BRT, a Mercedes-Benz irá demonstrar aos gestores e operadores que este sistema é a solução mais rápida, eficiente e econômica para transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A preparação do Rio de Janeiro para mega eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, tem impulsionado um grande volume de obras de infraestrutura na região, como o sistema de transporte por corredores exclusivos. A cidade inaugurou recentemente sua primeira Estação BRT, que servirá de parâmetro para a expansão de todo o sistema, voltado ao transporte da população e dos turistas com agilidade, conforto e segurança.
Durante a INTRANS, estará exposto no evento um ônibus articulado O 500 com carroçaria Viale da Marcopolo, desenvolvida sob medida para as demandas do sistema BRT do Rio de Janeiro.
A equipe de especialistas em BRT da Mercedes-Benz atenderá os participantes no estande da marca, prestando informação e assessoria especializada sobre os sistemas de transporte coletivo urbano.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer outras avançadas soluções oferecidas pela Mercedes-Benz, como a exclusiva tecnologia BlueTec 5 para ônibus e caminhões em atendimento à legislação PROCONVE P-7, o uso de combustíveis alternativos como o diesel de cana e o sistema de gestão de frota FleetBoard.
Maioria das cidades escolheu o BRT para a Copa do Mundo
“A grande maioria das 12 cidades que receberão os jogos da Copa já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população”.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Mercedes-Benz oferece solução completa para BRT
A gama de chassis de ônibus Mercedes-Benz atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros, compondo o sistema integrado.
Além da mais completa linha de ônibus do País, a Mercedes-Benz também oferece aos clientes assessoria especializada em transporte de passageiros. A ampla experiência acumulada nesta área culminou, em 2007, na criação de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, oferecendo apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.
Ganhos ambientais, econômicos e de eficiência no transporte
A implementação de sistemas de transporte de alto desempenho, eficientes e ecologicamente sustentáveis consta mundialmente da agenda de planejadores urbanos e ambientais. Estas modalidades projetam a migração do transporte individual por um atrativo transporte coletivo, com segurança e conforto para os passageiros e com benefícios ambientais, como redução de emissões e diminuição de congestionamentos.
Deslocar cada vez mais pessoas dentro de um menor tempo e a baixo custo é um dos principais objetivos dos sistemas BRT. Os ganhos são para todos. As cidades se beneficiam com a fluidez do tráfego e uma melhor qualidade do ar. As empresas operadoras têm receitas garantidas e baixos custos operacionais, com a demanda de passageiros apresentando tendência de aumento considerável, o que garante a eficiência da operação. Por sua vez, os passageiros passam a contar com um meio de locomoção rápido, seguro, confortável e de ampla acessibilidade.
