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PSA Peugeot Citroën vai dobrar sua capacidade de produção e desenvolver novos produtos no Brasil
Grupo investirá a um ritmo de R$ 575 milhões por ano até 2015 e contratará 1.700 funcionários no país
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A PSA Peugeot Citroën decidiu dar continuidade a um forte Plano de Investimentos no país nos próximos anos. Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, acompanhado de Thierry Peugeot, Presidente do Conseil de Surveillance do Grupo PSA Peugeot Citroën, anunciou à Presidente Dilma Rousseff e ao Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, que o Grupo investirá a um ritmo de R$ 575 milhões por ano no Brasil até 2015.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília, em cerimônia com a participação também do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, do Prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis, e de executivos da PSA Peugeot Citroën.
“São investimentos totalmente novos, que se somam ao R$ 1,4 bilhão anunciado em 2010. Na prática, somamos um investimento de R$ 3,7 bilhões no país no período de 2010 a 2015. Celebramos assim nossos primeiros 10 anos de produção de veículos no Brasil tendo o prazer de dar início a nossa Fase 2 de implantação no Rio de Janeiro”, afirma Carlos Gomes. Os novos investimentos se destinarão ao Centro de Produção de Porto Real, localizado na região Sul Fluminense, e ao desenvolvimento de novos projetos de veículos das marcas Peugeot e Citroën e de motores.
Na área industrial, a capacidade de produção dobrará em relação a atual, chegando a 300.000 veículos e 400.000 motores por ano em 2015. “Temos objetivos ousados para o crescimento de nossas marcas Peugeot e Citroën no Brasil e na América Latina, por isso decidimos antecipar nosso Plano de Investimentos e ampliar de maneira considerável as obras que estamos fazendo em nosso Centro de Produção. Assim, dobraremos a nossa capacidade de produção e teremos condições de atender à demanda que projetamos para os próximos anos”, afirma Carlos Gomes.
Para isso, o Centro de Produção de Porto Real ganhará, no total, mais 40 mil m² de área construída, novas instalações de chaparia e montagem, uma nova cabine de pintura, novas superfícies de logística e infra-estrutura para atender ao crescimento do Centro de Produção. “É como ter uma nova fábrica em Porto Real, mas ela ficará dentro da que existe”, explica Carlos Gomes. Tanto que aos 800 funcionários que o Grupo já tinha anunciado contratar a partir do fim deste ano se somarão mais 900, totalizando a geração de 1.700 novos empregos diretos nos próximos anos. A intenção é priorizar a contratação de trabalhadores em seu primeiro emprego, o que contribui para o desenvolvimento da região Sul Fluminense e do próprio Rio de Janeiro. Com os novos contratados, a PSA Peugeot Citroën terá cerca de 7.000 funcionários no país.
Este aumento significativo da capacidade de produção e do quadro de funcionários constitui a base para o Grupo PSA desenvolver um forte plano produto para o Brasil e a América Latina. No período de 2012 a 2015 a empresa produzirá localmente 8 automóveis totalmente novos de suas marcas Peugeot e Citroën. A rede de concessionários das duas marcas também será reforçada para atender a demanda prevista. No total, a rede Peugeot e Citroën no país aumentará em 50%, passando das atuais 320 para 480 concessionárias.
A PSA Peugeot Citroën trabalha também, em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, para atrair novos fornecedores para a região Sul Fluminense. Para isso, o Grupo já comprou uma área de 650 mil m² contígua à sua unidade industrial para a criação de um novo parque de fornecedores, o Tecnopolo 2, onde se instalarão novos parceiros.
Uma fábrica “verde” e responsável
Adequada ao compromisso mundial da PSA Peugeot Citroën com o desenvolvimento responsável, as novas obras do Centro de Produção de Porto Real seguirão rigorosas regras de respeito ao meio ambiente e a segurança dos funcionários. Como exemplo, a nova cabine de pintura que será construída, assim como já acontece com a atual, utilizará apenas tinta hidrossolúvel (sem solventes) e adotará a nanotecnologia para o tratamento das superfícies dos veículos. A concepção das novas instalações das diferentes áreas da unidade industrial privilegiará o aproveitamento da iluminação natural.
Seguindo os conceitos do PSA Excellence System (Sistema de Excelência PSA), o projeto das novas áreas operacionais tem como objetivo desenvolver um processo de trabalho simples, eficiente e que tem na qualidade dos componentes produzidos o eixo primordial de funcionamento. Garantir o bem-estar dos funcionários é outro ponto importante do projeto; para isso foram feitos estudos de ergonomia que permitirão simplificar a operação das novas máquinas e suprimir ainda mais esforços pesados nos postos de trabalho.
A PSA Peugeot Citroën no Brasil
Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil. O Grupo está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross, C3 Picasso e Xsara Picasso e também os motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).
De janeiro a setembro deste ano, o Grupo comercializou 133.470 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, com uma participação de mercado de 5,3%. Este resultado representa um crescimento de 8% em comparação ao volume de vendas do mesmo período de 2010, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 6%.
A PSA Peugeot Citroën no Mundo
Em 2010, as vendas mundiais do Grupo PSA Peugeot Citroën alcançaram 3.600.000 unidades, das quais cerca de 40% fora da Europa. Graças a suas duas marcas de reputação internacional, a PSA é o segundo fabricante de automóveis europeu, com um faturamento de mais de 56,1 bilhões de euros em 2010.
A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países, com 198.000 colaboradores. Em 2010, o Grupo consagrou 2,1 bilhões de euros à pesquisa e ao desenvolvimento, sobretudo na área de energias alternativas. A PSA Peugeot Citroën desenvolve também atividades de financiamento (Banco PSA Finance), de logística (Gefco) e de componentes automotivos (Faurecia).