Connect with us

Outros

Alpha Esportes: Escalada, trekking, bike, tarefas culturais e muita natureza marcaram a final do Mitsubishi Outdoor

Published

on


No melhor estilo 4×4, mais de 400 carros encerraram a temporada 2011 dos ralis de estratégia e de regularidade, em São José dos Campos
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
O Mitsubishi Outdoor encerrou a oitava temporada em grande estilo, neste sábado, em São José dos Campos, São Paulo. O único rali de estratégia do País recebeu centenas de participantes de vários Estados. No mesmo dia aconteceu também a final do Mitsubishi Motorsports (rali de estratégia) e no total, mais de 400 carros abrilhantaram a última etapa do ano. O clima de confraternização contagiou a todos e ganhou mais descontração com show da banda Blitz, um dos ícones do anos 80.
O Mitsubishi Outdoor teve início em abril em Ribeirão Preto, passou por Curitiba, Brasília, Sete Lagoas, Penedo e finalizou no Vale do Paraíba, região composta por relevo diferenciado. As equipes das categorias Extreme (tarefas de nível avançado) e Fun (nível fácil) tiveram de traçar uma estratégia muito consistente para marcar o maior número de pontos, numa etapa cheia de atividades esportivas e tarefas culturais que passaram também por Campos do Jordão e Gonçalves, em Minas Gerais.
Entre as atividades esportivas os participantes poderiam optar por pedalar por seis quilômetros, trekking (percorrer trilhas a pé) em volta da Pedra do Baú em Campos do Jordão, boulder (modalidade de escalada), subir no alto de uma montanha e visualizar a bandeira através de três lunetas, jogar de bocha, entre outros. Nas tarefas culturais havia uma passagem pelo Museu Felícia Lerner, ao ar livre para se descobrir a fase de algumas esculturas, depois fazer artesanato com fibra de bananeira, tudo movido à muita diversão e aventura.
“Foi uma ótima temporada com muitos participantes. Conseguimos fazer em todas as etapas atividades e tarefas inéditas. Melhoramos o layout dos mapas e o sistema de rastreamento, criamos o Quiz e fechamos com chave de ouro mais um ano”, avalia o diretor de prova, Fernando Gualberto. 
O rali de estratégia mescla a aventura de pilotar por trilhas inéditas com atividades esportivas (rapel, canoagem, trekking, tirolesa, mountain bike e cavalgada, entre outras) e tarefas culturais e de gastronomia, que exploram a riqueza de região. A competição estimula o convívio familiar, a confraternização entre amigos e valoriza o trabalho em equipe.
Categoria Fun
A campeã da sexta etapa foi a equipe Virage que participou com dois Pajeros. José Luiz Moreira explica que vencer teve um gosto especial. “É vitória dupla, ganhar em casa. O lugar é um dos mais bonitos que conheço, o dia estava muito bonito e a paisagem maravilhosa. Mas nossa estratégia foi fundamental”. “Como não deu tempo para fazer a escalada e a bike fizemos uma estratégia mais conservadora, mas bem feita. Optamos por uma passagem bem longa, mas com muita pontuação”, explica Gustavo Tavares.
A Equipe Flex Soft do ABC Paulista foi a vice-campeã. “Esse rali proporciona um lazer maravilhoso, permite conhecer novos lugares e fazer as provas é uma coisa fascinante. Por isto, trago minha esposa e filha há quatro anos”, diz o piloto do Pajero Sport Marcos Antônio Santana. “A etapa foi muito bacana, bem elaborada e exigiu uma boa estratégia e ainda o lugar é muito bonito”, elogiou o percurso o navegador Rafael.
Categoria Extreme
Completando quatro vitórias em seis etapas, a Futura Tintas Racing Team de São Paulo, fechou o ano com mais um pódio. “A final exige sempre um empenho maior e os 10 integrantes se dedicaram. Foi uma prova de concentração e estratégia”, afirma Jefferson Gabriolli, a bordo de uma das L200 da equipe. Enquanto a estrategista Paula Zanetti comemorou mais um primeiro lugar e elogiou o percurso: “A prova foi legal demais e a região tem belas paisagens, tanto que vimos a Pedra do Baú em 360 graus e as atividades foram bem divididas.”
Os mineiros de Poços de Caldas da equipe Juda Nóis, ficaram em segundo lugar. “Fechamos com chave de prata o ano, porque não participávamos há algumas etapas e haviam muitas equipes de ponta. Mas o resultado veio em boa hora”, ressalta Eder Oliveira, piloto. Enquanto, Henrique de Almeida completa: “Viemos dispostos a terminar e pegamos o primeiro pódio no ano entre quatro etapas, mas nos divertimos demais, porque isto aqui é uma reunião de amigos.”
Solidariedade 4×4
Cerca de 12 toneladas de alimentos foram arrecadadas na etapa através das inscrições dos participantes. A ação social Mitsubishi Pró-Brasil destinou os donativos à três instituições: Associação Beneficente Lar do Caminho (Unidade Taubaté), Associação Joseense de Ação Social (AJAS) e Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo (GAIA). Para se inscrever no rali, devem ser doados 30 quilos de alimentos não perecíveis e um kit de produtos de higiene, por carro. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br
O Mitsubishi Outdoor, os patrocinadores são Itaucard, Gol, Centauro, Clarion, Mira Transportes, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Pirelli, Blindex, Dupont, com apoio da Artifix.