A DHL, empresa líder mundial em logística, dá suporte à 11ª Volvo Ocean Race, principal corrida mundial de embarcações ao redor do mundo, que teve início em Alicante, Espanha, em outubro. O apoio da DHL inclui transporte de equipamento de ponta para as tripulações e de pavilhões para visitantes às dez Vilas da Corrida, em uma rota de 72 mil quilômetros de extensão, bem como o suprimento imediato de peças de reposição em caso de emergência. A DHL embarca centenas de toneladas de materiais distribuídas em 152 contêineres.
Itajaí, polo portuário e turístico, tem excelente infraestrutura para apoio às embarcações nos estaleiros, sua localização é privilegiada, próxima aos três principais aeroportos de Santa Catarina e a região abriga diversas empresas ligadas à indústria náutica. Estes fatores combinados culminaram na escolha de Itajaí como a etapa única da VOR na América Latina, o evento internacional mais importante da região sul do Brasil. Os competidores devem começar a chegar por volta de 4 de abril, provenientes de Auckland e a saída para Miami está prevista para 22 de abril.
“Nossos procedimentos são monitorados a partir de um centro de controle internacional, especialmente estabelecido para o evento. Garantimos que nenhum percalço comprometa a corrida, fornecendo aos organizadores, equipes e parceiros nossa linha completa de serviços de logística. A partir do ponto inicial em Alicante, Espanha, até o final, em Galway, Irlanda (de 29 de outubro de 2011 a 8 de julho de 2012), a DHL fica responsável pelo transporte aéreo, marítimo e terrestre de equipamentos de alto valor”, afirmou Reinier Vens, Diretor de Projeto da DHL para a Volvo Ocean Race.
A DHL transporta, para cada equipe, dois conjuntos idênticos de contêineres marítimos de 40 pés, com um volume de 67 metros cúbicos, incluindo ferramentas, kits de coletes salva-vidas e conjuntos de correias de elevação de bote, seguindo o princípio de envio alternado. As equipes usam o conteúdo do contêiner A na primeira etapa, enquanto a DHL já envia o contêiner B para a próxima escala. Aqui, as equipes utilizam o equipamento do contêiner B, enquanto a DHL envia o contêiner A para a escala seguinte, e assim por diante. O método garante entrega no prazo e disponibilidade do equipamento necessário, uma vez que a DHL está sempre um passo à frente dos barcos.
Além dos contêineres marítimos, a DHL transporta outros 20 por equipe, por via aérea. Partindo de um planejamento eficiente, a DHL consegue reagir, flexível e oportunamente, em casos de emergência, como repor um mastro quebrado. Para cobrir essas contingências, um armazém de peças de reposição foi estabelecido no aeroporto de Amsterdã, permitindo à DHL mover, rapidamente, mercadorias de grande porte, como mastros de até 33 m de altura, para qualquer destino ao redor do mundo.
A Volvo é, reconhecidamente, uma empresa que preza pela excelência em serviços, assim como a DGF. Aspectos como precisão, agilidade e qualidade são inerentes a ambas as marcas. “Ser escolhido como o provedor logístico da VOR é um privilegio para a DHL, cujo time de profissionais especializados em eventos desse porte é responsável por movimentar todos os equipamentos e materiais, por todas as etapas da corrida, ao redor do mundo, com a excelência requerida” afirma Fabiana Longo, gerente comercial da DHL Global Forwarding, responsável pela região sul do país.
A permanente cooperação entre todas as unidades de negócio da DHL garante uma operação tranquila por toda a corrida. A DHL oferece aos clientes soluções personalizadas, atendendo a necessidades individuais, com requisitos específicos.
Leapfrog*, literalmente ‘pulo de sapo’, é o termo usado para logística de embarques alternados, que explico no quarto parágrafo acima.





