Um estudo da Carglass identifica principais objetos roubados e furtados do interior de veículos, ocorrência que representa 19% de seu atendimento
Texto: Assessoria de Imprensa
Um estudo, realizado pela Carglass Brasil durante a semana de 17 a 21 de outubro, apontou os principais objetos que tem sido roubados e furtados do interior de veículos. A pesquisa, feita por amostragem, considerou os clientes que solicitaram abertura de sinistro para vidros laterais em guilhotina (somente vidros das portas), e informaram o motivo da quebra sendo furto ou roubo de objetos do interior do veículo. O total de registros, 187 relatos, representa 19% do total de atendimentos feitos pela Carglass na semana do estudo.
Mesmo muitos modelos já virem de fábrica com o sistema de som integrado ao painel, o equipamento ainda é o alvo mais visado pelos criminosos. Ele foi o motivo de 36% das quebras de vidros laterais atendidas pela empresa no período. Embora o equipamento de som ainda seja o objeto mais subtraído, verificou-se que outros objetos estão despertando maior interesse dos delinquentes.
O percentual de atendimento a clientes que relatam o furto e roubo de estepe e de GPS são bons exemplos. Estão respectivamente em terceiro e quarto lugar no ranking com percentuais de 14% e 9,6%. O roubo do estepe tem surpreendido cada vez mais vítimas, que na grande maioria dos casos só dá conta da falta do equipamento ao precisar utilizar o estepe. Pelos relatos de muitos clientes, os criminosos quebram o vidro lateral para apertarem o comando de desbravamento das portas e em seguida abrem o porta-malas e retiram o estepe do automóvel.
“É relevante observar ainda que somente o furto e roubo de bolsa – segundo item mais subtraído – foi responsável por 24% de todos os atendimentos de quebra de vidro lateral tipo guilhotina feitos pela Carglass na amostra”, informa o diretor Comercial da Carglass.
Os outros objetos identificados no estudo foram: celular com 6%, notebook e roupas com 4%, óculos com 1%, e cadeira de bebê e tênis com 0,5%.
Algumas dicas de prevenção para evitar a quebra de vidro lateral
Não deixe nenhum pertence à mostra. Isso serve tanto para o veículo em movimento quanto parado.
Jamais permaneça dentro de um veículo estacionado, nem quando estiver esperando alguém. A distração aumenta a posição de vítima para os crimes de oportunidade.
Mantenha os vidros fechados em qualquer circunstância para aumentar sua segurança. Lembre sempre que ladrões agem em semáforos disfarçados de ambulantes, pedintes, limpadores de vidros, acrobatas, etc. Também se passam por guardadores de carros “flanelinhas”.
A existência de película de controle solar (chamada também de film) diminui sensivelmente a aproximação de estranhos. Como alternativa, a película de controle solar antivandalismo pode afastar o interesse de seu carro como alvo, ou dificultar o acesso ao seu interior.
Se precisar estacionar em uma via pública procure um local que não tenha guardadores de carro, ou a presença de estranhos. 
Ao comprar um talão de zona azul preencha todas as folhas com a placa de seu automóvel.
Ao deixar seu carro em estacionamentos, ou com serviço de manobristas evite deixar pertences no interior do veiculo. E ao retirar o veículo certifique-se que os vidros estejam inteiros e o estepe e seus pertences estejam no lugar.