Imaginar um veículo capaz de seduzir os mais variados perfis de clientes e atender suas expectativas em relação a reais mudanças vai além de uma renovação. Por isso, o projeto denominado “A9” foi concebido a partir das mais ambiciosas especificações da Marca, com o objetivo de dar vida a um veículo que representasse um verdadeiro salto de gerações.
Assim, a Peugeot não hesitou em “sacudir” princípios para reinventar os códigos de estilo que foram a base do sucesso de estrelas como os modelos 205, 206 e 207. Dessa reinvenção nasceu o Peugeot 208.
“O 208 é mais um exemplo do projeto de Marca lançado há dois anos e se impõe como uma nova etapa em relação às aspirações da Peugeot em projetar-se dentro do que há de mais moderno”.
Xavier Peugeot, Diretor de Marketing e Comunicação da Peugeot.
O 208 transmite a verdadeira noção de agilidade e eficiência. As escolhas técnicas trabalhadas desde o início do projeto o convertem em um veículo leve, aerodinâmico e muito compacto.
Essas diferenças são acentuados por uma habitabilidade aprimorada, com ganho de espaço para quem viaja no banco traseiro, além de um porta-malas mais generoso, o que mostra o rendimento otimizado da arquitetura.
O 208 traduz e engrandece os códigos estéticos da Marca. Cada detalhe foi integralmente projetado em linha com o volume geral do veículo – como, por exemplo, a grade flutuante, a assinatura luminosa e as lanternas traseiras em formato bumerangue – e estruturado por linhas que remetem a uma espinha dorsal, cuja marca é visível até mesmo no teto.
Escultural, robusto, legítimo e sofisticado, seu estilo projeta a Peugeot a uma modernidade renovada e sedutora, sugerindo sensualidade e potência, doçura e malícia. As duas carrocerias (de três e cinco portas) se beneficiam de tratamento diferenciado – a versão de três portas traz um desenho em que a coluna traseira lembra um de seus ilustres antecessores.
“Somos um grupo pequeno, mas muito unido e com a mesma visão em relação à direção que deveria ser tomada. Isso nos deu a inspiração, a força e a energia necessárias para realizar todas as nossas ideias de maneira bem sucedida”. Pierre Authier, responsável de Design do 208.
“A força do 208 está em seu estilo: é uma verdadeira fonte de energia. Ele tem potencial para agradar a todos, sem se comprometer com algum mercado específico, como se fosse um hit musical dirigido a alma humana, independente da cultura”. Gilles Vidal, Diretor de Estilo da Peugeot.
O interior multiplica a promessa de inovação do desenho exterior. Autêntica ruptura com o que já existe, que vai além das referências técnicas e culturais conhecidas, a posição de dirigir foi completamente repensada para ser convertida em algo totalmente intuitivo e evidente.
Ele é estruturado em torno de um volante de dimensão reduzida e um painel de instrumentos posicionado em nível mais elevado, que permite ao condutor acessar todas as informações sem desviar a atenção do percurso (como um Head Up Display), além de uma grande tela tátil. A conexão desses elementos com os passageiros contribui para a praticidade e a segurança, um estilo interior refinado e de alta qualidade, e para ampliar as sensações ao dirigir.
“Decidir por redesenhar totalmente o painel de instrumentos e todos os seus comandos sobre o modelo destinado a ser o mais vendido da Marca, desde o início do projeto, era assumir um grande risco. Incorporá-lo ao 208 demonstra uma excepcional ousadia”. Jérôme Micheron, responsável do Projeto de Marca 208.
“Com o sistema Head Up Display (em que as informações são projetadas em uma lâmina de policarbonato), lançado na gama Peugeot com o 3008, abrimos um importante caminho: sua utilidade é amplamente reconhecida e seu sucesso foi imediato. O 208 vai além. A ideia do volante de dimensão reduzida combinado ao Head Up Display mostrou um grande potencial. Quando testamos os primeiros protótipos todos ficaram impressionados, pois era algo simplesmente natural, fácil, evidente…”. Marion David, chefe de Projeto Produto 208.
O 208 renova o prazer de condução característico da Peugeot:
– graças ao volante de dimensão reduzida, que proporciona uma nova ergonomia e uma agilidade de condução inédita;
– graças à nova síntese de alto nível entre conforto e comportamento dinâmico, frutos do know-how histórico da Marca em termos de ligações ao solo.
“A nova posição de condução amplia de maneira significativa o prazer de dirigir. Quando você entra no habitáculo, imediatamente deseja conduzir e aproveitar o tempo a bordo do 208”. Gaëtan Demoulin, responsável por Síntese de Clientes Peugeot.