As tintas, vernizes, primes e polidores à base d’água devem ganhar mercado rapidamente
O uso de tintas, vernizes, primes e polidores à base d’água tem crescido e já é uma tendência mundial, tanto nas montadoras quanto nas oficinas de reparação automotiva. As expectativas da PPG são de que nos Estados Unidos a maioria das oficinas terá migrado os sistemas de pintura atuais, com base em solvente, para o base d’água, nos próximos cinco anos.
“Isso ocorre pois muitos já começam a perceber as inúmeras vantagens que os sistemas de pintura à base d’água proporcionam, como melhor acabamento e produtividade”, afirma Victor Cabral, diretor Técnico e de Marketing da PPG Refinish. De fato, o uso das chamadas ‘tintas verdes’ trazem muitas vantagens para a oficina mas, principalmente para o cliente, sem contar os benefícios ambientais.
A linha de tintas verdes da PPG Refinish, batizada de Envirobase High Performance, e do sistema de polimento à base d’água, chamado Pró-1, apresentam baixa emissão de VOCs (Volatile Organic Compounds). Isso significa baixo índice de emissões de gases tóxicos que afetam diretamente a saúde de quem aplica o produto e poluem o meio ambiente. Em outras palavras, são mais ecológicos e não fazem mal à saúde.
Acabamento
Se por um lado é bom para o meio ambiente, é bom também para o cliente, pois a tecnologia das tintas à base d’água possibilita melhor acabamento, independente da cor do veículo. “Isso ocorre pois o produto apresenta alto grau de fidelidade de cores”, afirma Antônio Simões, coordenador Técnico de Treinamento da PPG Refinish.
Carro bem pintado é sinônimo de cliente mais satisfeito. O acabamento dos produtos PPG Refinish é tão bom que é utilizado inclusive por profissionais da área artística, na pintura de capacetes, como é o caso da Artmix, principal estúdio brasileiro de pintura de capacetes para pilotos de competição, que tem como clientes vários pilotos de Fórmula 1 e Fórmula Indy.
Rentabilidade
E, se é bom para os clientes, é bom também para os negócios. Simões explica que as tintas da linha Envirobase High Performance dispensam o uso de máquinas agitadoras, pois com apenas alguns poucos movimentos a tinta está homogeneizada. “Além de economizar em equipamento, não há mais gasto com energia elétrica, pois as tintas base solvente devem ser agitadas pelo menos duas vezes ao dia”, afirma Simões.
Outro ganho é na produtividade, pois o processo de aplicação dos produtos à base d’água é mais simples e rápido. “Na prática, isso significa otimização da mão de obra, pois o tempo que se leva para preparar um carro e pintá-lo com tinta comum é 15% a mais do que um com tinta base água”, diz Simões.
“Por estes três motivos (ecológico, satisfação do cliente e rentabilidade) a PPG acredita que o mercado de reparação de automóveis irá migrar os sistemas atuais para os à base d’água, em especial a linha Envirobase High Performance e Pró-1”, afirma o diretor Victor Cabral.
Linha Envirobase High Performance
Lançada no Brasil em 2008, a Linha Envirobase High Performance está na terceira geração, e atualmente é composta por tintas (para pintura lisa, metálica, perolizada e cores especiais de efeito), verniz e primer. Apresentam, como principal característica, índice de VOCs (Volatile organic compounds) de até 80% menor do que as tintas convencionais, além de melhor rendimento e acabamento. Outra vantagem da linha Envirobase High Performance é a maior agilidade no processo de preparação das tonalidades, aplicação e cura da tinta, o que reflete em maior produtividade para a oficina.
Linha Pró-1
Este é um dos mais recentes lançamentos em produtos à base d’água da PPG Refinish. A Linha Pro-1 é formada por um polidor de uso profissional (três em um) e boinas de alta qualidade e duração. O polidor Pro-1 realiza sozinho o trabalho de três produtos, pois efetua o corte, faz o polimento propriamente dito e depois dá acabamento. O mesmo produto é utilizado nas três etapas do processo de polimento (corte, polimento e acabamento), com a utilização de três diferentes tipos de boinas:
• Boina de Lã PPG Plus – o primeiro passo do polimento após lixar a superfície;
• Boina de Espuma Amarela PPG Plus e boina de Espuma Preta PPG Plus – Elimina todas as marcas de hologramas deixadas pela boina de lã; em cores escuras é utilizada também a boina de espuma preta;
• Luva Lustradora e Pano de Microfibra PPG Plus – para dar acabamento final ao processo de polimento e alto brilho.
Além disso, a linha Pro-1 conta com o sistema SMART, composto por boinas de polimento localizado de 77 mm que alcançam áreas de difícil acesso.






