Capacidade de produção será aumentada em 2012 com o início da operação da nova fábrica de caminhões em Juiz de Fora
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Mercedes-Benz do Brasil irá atingir, neste ano, o recorde de produção de veículos comerciais em sua planta de São Bernardo do Campo, São Paulo, aproximando-se de 80.000 unidades fabricadas. Serão cerca de 51.000 caminhões e mais de 28.000 chassis de ônibus.
“Esse expressivo volume de produção é fruto dos investimentos feitos pela Empresa para o aumento de capacidade em nossa fábrica, visando assim atender especialmente à demanda do mercado interno, que se mantém aquecida graças ao contínuo desenvolvimento econômico do País”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
De acordo com o executivo, a capacidade de produção da Empresa será ampliada ainda mais em 2012, quando entrará em operação a nova fábrica de caminhões de Juiz de Fora, Minas Gerais. “Ganharemos assim mais condições de atender a novas demandas dos nossos clientes, oferecendo a eles a mais completa linha de veículos comerciais do Brasil, com produtos para todos os segmentos de transporte de passageiros e de carga, tanto urbanos, quanto rodoviários e fora-de-estrada”.
Em 2011, a fábrica de São Bernardo do Campo deverá alcançar também a produção de 97.000 motores, 58.000 câmbios e 192.000 eixos. A unidade brasileira é fornecedora de câmbios leves e médios para outras empresas do Grupo Daimler.
De acordo com Jürgen Ziegler, o recorde de produção reflete também a ótima performance de vendas de veículos comerciais Mercedes-Benz em 2011, o que reafirma a confiança dos clientes nos produtos da marca.
Inédito terceiro turno contribuiu para o aumento de produção
A Mercedes-Benz do Brasil contratou 950 profissionais em 2011, o que impactou na abertura do inédito terceiro turno para a produção de caminhões, processo para o qual contou com mais de 500 funcionários.
Os demais colaboradores foram selecionados para atuar em diversas áreas produtivas de caminhões, agregados e produtos remanufaturados da linha RENOV, além de áreas administrativas na fábrica de São Bernardo do Campo.
Com as novas contratações, a Mercedes-Benz do Brasil elevou para 14.350 o número de colaboradores no País, considerando as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora, confirmando sua posição de maior empregadora entre as empresas do setor de veículos comerciais na América Latina.
Nova fábrica de caminhões em Juiz de Fora
A partir de janeiro de 2012, entrará em operação a nova fábrica de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora, Minas Gerais. A unidade reúne o que há de mais avançado em termos de produção de veículos comerciais, equiparando-se às mais modernas plantas da Daimler no mundo. Assim, fabricará caminhões com o elevado padrão global de qualidade dos produtos da marca, que são reconhecidos pelos clientes em todo o mundo.
Em outubro, a planta de Juiz de Fora, Minas Gerais, iniciou os testes de funcionamento de todo o seu sistema de produção de caminhões. A unidade realizou try-outs a fim de verificar o processo de montagem do primeiro leve Accelo e do primeiro extrapesado Actros, modelos que começarão ser produzidos em série em 2012, já com tecnologia BlueTec 5 e motores que atendem ao PROCONVE P-7.
Maior fabricante de veículos comerciais da América Latina
A Mercedes-Benz é o maior fabricante de veículos comerciais da América Latina. Passando por um momento marcante, a Empresa está cada vez mais forte, ágil e competitiva. Ela é a única no Brasil a renovar totalmente, de forma simultânea, toda a sua linha de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves para 2012, introduzindo no País avançadas tecnologias, como o BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e ecológicos.
Maior fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha, a planta de São Bernardo do Campo é a única da Daimler a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões.
A unidade brasileira é o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. Além disso, destaca-se também por seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, o maior do setor na América Latina.
Produção na Argentina também está em expansão
A competitividade da Mercedes-Benz na América Latina foi ampliada também no mercado argentino, com a contratação de 300 profisisionais, o que eleva seu quadro de pessoal para mais de 1.800 colaboradores. Dessa forma, a Empresa busca responder ao potencial de crescimento desse mercado e suas praças de exportação.
Neste ano, a Mercedes-Benz iniciou a produção de caminhões no Centro Industrial Juan Manuel Fangio, em Buenos Aires. Esse incremento na fabricação local visa atender ao Programa Nacional de Renovación de Flota, implantado pelo governo do país para oferecer ao transportador taxas mais atrativas e facilidades de acesso ao crédito para a compra de caminhões novos.
A Mercedes-Benz Argentina é a única a produzir ônibus no país vizinho. Adicionalmente, abriu o segundo turno para fabricação dos veículos comerciais leves Sprinter.
A Mercedes-Benz Argentina comemorou em 2011 60 anos no País com 180.000 caminhões, 100.000 ônibus e mais de 200.000 Sprinter produzidos em toda sua história.
