Com perfil elegante e visual arrojado, o novo Fusion é o modelo mais recente de uma série de carros da Ford – junto com o New Fiesta 2011 e o Focus 2012 – desenvolvidos para satisfazer os consumidores que buscam o máximo em economia de combustível, tecnologias inteligentes e design inovador.
“A nossa visão do Fusion era clara: entregar o melhor de tudo que o One Ford representa”, diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Reunimos nossos times globais em volta de uma lousa branca com a missão de desenvolver um sedã grande com design arrebatador e economia de combustível de cair o queixo, trazendo também tecnologias para ajudar nossos consumidores a se tornarem motoristas melhores e mais seguros. Este carro é o resultado.”
Apresentado nas versões S, SE e na topo de linha Titanium, o novo Fusion mostra também como será o futuro Ford Mondeo nos mercados mundiais.
O Fusion conta com a maior oferta de motores do segmento. Ele tem as opções híbrida e híbrida “plug-in”, dois motores EcoBoost de quatro cilindros e um motor naturalmente aspirado de quatro cilindros, além de oferecer sistema automático “start-stop” que desliga o motor em ponto morto, versões com tração dianteira ou integral e a opção de transmissão automática ou manual de seis velocidades.
O EcoBoost 1.6 irá entregar a maior economia de combustível entre os motores de quatro cilindros não híbridos, de 11 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. A versão de performance do Fusion, com motor EcoBoost 2.0 e transmissão automática SelectShift de seis velocidades, tem a opção de rodas de 19 polegadas e tração integral com capacidade de enviar torque adicional à traseira.
O Fusion Hybrid – Carro do Ano de 2010 na América do Norte – continua a inovar e evoluir, com novas baterias de íons de lítio que reduzem o peso e geram mais energia que as versões anteriores de níquel-metal, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade máxima com tração elétrica, de 75 km/h para 100 km/h.
O Fusion Hybrid também traz um novo motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros de ciclo Atkinson, significativamente menor que o 2.5 anterior, mas com o mesmo padrão de desempenho. Ele projeta uma economia de 20 km/l na cidade e 18,7 km/l na estrada.
A economia de combustível do Fusion Hybrid deve superar a do Toyota Camry Hybrid 2012 em 1,7 km/l na cidade e 2,1 km/l na estrada e a do Hyundai Sonata Hybrid em 5,1 km/l e 1,7 km/l, respectivamente.
No topo do ranking de economia de combustível está o híbrido “plug-in” Fusion Energi, que deve ser o mais eficiente da categoria em todo o mundo. Com lançamento programado para o segundo semestre, ele projeta um consumo equivalente de 42,5 km/l – padrão usado para a avaliação de veículos elétricos. Esse número é 3,4 km/l maior que o do Chevrolet Volt e 5,5 km/l maior que o consumo esperado do híbrido “plug-in” Toyota Prius.
O Fusion 1.6 de nova geração é o primeiro carro Ford com transmissão automática a contar com o sistema automático “start-stop”. Ele desliga o motor quando o carro para e o religa automaticamente quando o motorista tira o pé do freio, de forma suave, ajudando a reduzir o consumo de combustível em cerca de 3,5%.
Suas tecnologias incluem:
O Fusion também oferece uma versão atualizada do MyFord Touch, que permite ao motorista interagir com os sistemas do veículo por comando de voz, toques na tela ou botões convencionais. O comando de voz ajuda a reduzir potenciais distrações do motorista, permitindo que ele mantenha as mãos na direção e os olhos na estrada.
Design diferenciado
O time de design do novo Fusion adotou cinco elementos como guia:
Internamente, o novo Fusion oferece um ambiente esportivo e voltado para o motorista, com bancos de nova geração que ampliam a funcionalidade. O console central, mais alto, reúne comandos e porta-objetos para acomodar itens que o motorista deseja manter à mão.
O novo desenho do painel de instrumentos, deslocado em direção ao para-brisa, amplia o espaço para o passageiro e contribui para o ambiente aberto e arejado da cabine. Os bancos confortáveis, de nova geração, têm armações mais leves e são revestidos com tecidos feitos com fios de material reciclado.
As superficies internas são agradáveis ao toque e a montagem da carroceria segue tolerâncias mínimas. Esse cuidado pode ser percebido no acabamento, que exibe estofamento ou cobertura em cada canto ou superfície que o cliente pode tocar. Quando o porta-malas está aberto, por exemplo, uma cobertura com mola cobre automaticamente o mecanismo da fechadura.
“O objetivo abrangente do nosso processo de manufatura foi garantir que o Fusion entregue não só uma experiência visual superior, mas faça também o cliente sentir a qualidade”, diz Adrian Whittle, engenheiro-chefe do Fusion.
Outros elementos chaves para a percepção de qualidade do Fusion são os aprimoramentos na sua dirigibilidade e dinâmica veicular.
“Este é realmente um carro para quem gosta de dirigir”, diz John Jraiche, gerente do programa. “O Fusion está ainda mais gostoso de dirigir, com a direção elétrica especialmente calibrada, a suspensão dianteira MacPherson e a nova suspensão traseira multilink de qualidade premium, que tem a mesma configuração de carros esportivos de alto luxo.”
O acerto cuidadoso feito pelo time de engenharia da Ford dá ao Fusion um comportamento dinâmico capaz de agradar os pilotos mais exigentes e proporcionar confiança para os motoristas menos experientes.
O silêncio interno do Fusion atinge um novo nível com o uso de cobertura acústica no assoalho e materiais isolantes leves. Eles reduzem os ruídos da pista e do motor e aumentam a eficiência aerodinâmica para a economia combustível. O capô inteiramente revestido contribui para tornar o carro um dos líderes nesse quesito.
Os modelos Fusion Hybrid e Fusion Energi também vêm equipados com controle ativo de ruído. Esse dispositivo usa o sistema de áudio para reduzir ruídos externos da pista e aprimorar o som do motor.
Robustez e segurança
O objetivo no projeto do Fusion foi atender os níveis máximos de segurança determinados por padrões internacionais, como o National Highway Traffic Safety Administration e Top Safety Pick do Insurance Institute for Highway Safety.
A frente do veículo, por exemplo, foi desenvolvida para atender ao mesmo tempo os rigorosos testes de impacto da América do Norte e as normas de proteção para pedestres da Europa. Isso foi conseguido com horas de modelagem em computador e 180 testes de impacto para validação.
O Fusion será produzido na fábrica da Ford em Hermosillo, no México, e em breve também na fábrica AutoAlliance International, em Michigan, Estados Unidos. O carro estará nas revendas da América do Norte e da América do Sul ainda este ano. O Mondeo será introduzido na Ásia e na Europa no ano que vem.
