A Hyundai Motor America apresentou a versão reestilizada do Genesis Cupê 2013, numa apresentação para a América do Norte no Salão Internacional do Automóvel, em Detroit. Juntamente com significativo avanço no desempenho, o Genesis Coupe traz agora um design esportivo mais agressivo, complementado por materiais e design incrementados no interior. Tanto o motor 4 cilindros como o V6 foram beneficiados com importantes melhorias tecnológicas. O 3.8 V6 agora traz uma sofisticada tecnologia de injeção direta, enquanto o 2.0 turbo ganhou um compressor mais preciso, com parafuso duplo, e maior intercooler. As transmissões automáticas destes dois modelos agora têm oito marchas, com possibilidade de comando manual por palhetas SHIFTRONIC.
O renovado Genesis Coupe transmite um ar mais ameaçador, com sua dianteira agressivamente redesenhada, novas grades e faróis, luzes diurnas com LEDs, novos faróis de neblina e novo capô, com extratores de calor simulados. A vista lateral mostra o design das novas e agressivas rodas de liga leve com 18 e 19 polegadas, com escultura mais aprofundada. Finalmente, as lanternas traseiras proporcionam um brilho adicional com iluminação por LEDs e nova configuração.
Naturalmente, as proporções tradicionais de um cupê esportivo permanecem, com a grande distância entre eixos e os curtos balanços dianteiro e traseiro criando um perfil clássico em forma de cunha. A linha de caráter lateral do Genesis Coupe tem um inovador design em forma de “Z” que integra continuidade com o grafismo singular da janela traseira abaixo da linha de cintura.
A linha em arco do teto do Genesis Coupe e a cabine que diminui no sentido posterior destacam o perfil e reforçam os ombros e a percepção visual da largura do carro. Para complementar o visual típico de um agressivo carro esporte, a profundidade entre os paralamas e o habitáculo foi maximizada.
Aberturas maiores na parte dianteira permitem melhor ventilação para o motor, ao mesmo tempo em que aumentam a impressão de agressividade. Ponteiras duplas assimétricas integradas no difusor traseiro com tratamento em preto fosco (blackout) complementam o “recado” da traseira sobre o desempenho do carro.
Os dois motores do Genesis Coupe receberam significativas melhorias tecnológicas, respaldando o novo ar transmitido pelo design com impressionantes ganhos em desempenho. O motor 3.8 Lambda DOHC V6 traz agora uma sofisticada tecnologia de injeção direta, ganhando 42 cv (uma generosa ampliação de 14 por cento) e 4 kgfm de torque (11 por cento a mais). A potência máxima chega a 348 hp a 6.400 rpm, com o torque máximo subindo a 40,8 kgfm a 5.300 rpm com gasolina premium. Além disso, a tecnologia anti-detonação do motor lambda dá a este V6 versatilidade suficiente para rodar com gasolina comum. O novo motor com injeção direta leva facilmente o Genesis Coupe de zero a 100 km/h em pouco mais de cinco segundos, a caminho dos impressionantes 240 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. O sistema de admissão do Lambda V6 também emprega um tubo de indução sonoro dentro da cabine, para assegurar que o caráter auditivo do motor se iguale às suas qualidades viscerais.
Para ampliar ainda mais sua faixa de potência, o motor de 3,8 litros possui sistema de variação do comando de válvulas duplamente variável (Dual CVVT) e sistema de admissão variável (VIS), que ajudam os cilindros a respirarem mais eficientemente tanto em baixas como em altas rotações. A combinação de injeção direta em alta pressão e alta precisão com uma eficiente alimentação de ar dos cilindros resulta numa imediata resposta ao acelerador e rápida arrancada, combinada com grande eficiência no consumo de combustível. O motor V6 utiliza bloco e cabeçotes de liga, para alívio do peso e eficiência térmica, além de correntes de distribuição silenciosas, que não requerem manutenção periódica.
Toda essa tecnologia serve para dar ao Genesis Coupe 3.8 uma impressionante relação peso-potência de 4,5 kg/hp, significantemente menor que as dos mais dispendiosos Infiniti G37 e BMW 335i.
Para não ficar atrás de seu irmão maior, o motor quatro cilindros turbo 2.0 ganhou um novo design com parafuso duplo para seu turbocompressor, juntamente com um intercooler maior, com melhor eficiência térmica. A configuração com parafuso duplo é mais eficiente na recuperação da energia do escapamento e gera menores temperaturas no interior dos cilindros que a anterior, com parafuso simples. Além disso, o turbo “twin-scroll” é mais preciso, com mais eficiência na combustão, menor tempo de resposta, mistura ar/combustível mais “magra” e melhor distribuição da pressão nas saídas do escapamento, resultando em mais potência, eficiência e melhoria nas emissões. O novo intercooler, 53 por cento maior, também reduz as temperaturas de admissão, fornecendo ar mais frio e mais denso para aumentar ainda mais a potência.
Este motor turbo-alimentado também se beneficia da tecnologia Dual CVVT tanto no eixo de comando de admissão como no de escapamento. O 2.0 turbo agora tem 274 hp (30 por cento a mais) e 38 kgfm de torque (mais 23 por cento) com gasolina premium. E, diferentemente de muitos motores turboalimentados concorrentes, seus sensores anti-detonação ajustam automaticamente o tempo de ignição e o mapeamento do motor para permitir o uso sem problemas de gasolina comum, atingindo 260 hp a 6.000 rpm e 35,9 kgfm de torque a 2.000 rpm. O motor turbo também utiliza bloco e cabeçote de alumínio fundido. Todos estes aperfeiçoamentos dão ao Genesis Coupe 2.0T uma relação peso/potência de 5,6 kg/hp, superior ao cupê esportivo Scion FR e ao Honda Civic Si.
Juntamente com o novo design mais agressivo do Genesis Coupe, novas cores externas foram disponibilizadas, com sete novos tons incorporados à paleta. Seguindo a tradição dos nomes de cores do lançamento do carro, todas as novas são designadas homenageando pistas de corrida famosas ou seus trechos mais desafiadores. As novas cores são: Azul Parabolica, Cobre Catalunya, Branco Monaco, Preto Becketts, Prata Circuit, Cinza Gran Premio e Azul Shoreline Drive.
Para complementar o renovado design interior do Genesis Coupe e seus materiais superiores, foram adicionados às opções um novo tom de couro bege, uma opção de couro vermelho com tecido vermelho e um novo couro cinza com detalhes em tecido cinza.