O presidente mundial da Sumitomo Rubber Industries, Sr. Ikuji Ikeda, e o presidente da empresa no Brasil, Sr. Ippei Oda, receberam o governador do Estado do Paraná, Sr. Beto Richa, em uma cerimônia que marcou o início da construção da fábrica de pneus da marca Dunlop em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. A previsão de conclusão da obra é abril de 2013, com início da produção previsto para outubro do mesmo ano. A operação da fábrica demandará a contratação de 1.500 colaboradores das mais diversas áreas até 2017.
Esta será a primeira fábrica da Sumitomo Rubber Industries fora do continente asiático e receberá investimentos de R$ 560 milhões (US$ 346 milhões). A capacidade total de produção será de 15 mil pneus por dia e será atingida após três anos de operação, sendo que no primeiro ano serão produzidos 2.000 pneus por dia. Em sua primeira fase serão fabricados pneus para carros de passeio, caminhonetes e veículos de carga. O plano estratégico da empresa contempla a exportação para todos os países das Américas do Sul e Central, a partir do Brasil. Atualmente estas regiões são abastecidas com produtos vindos do Japão, Indonésia e Tailândia.
A escolha do local de construção da fábrica está relacionada a diversos fatores, como a posição geográfica estratégica para o escoamento dos produtos para o polo produtor de veículos em São Paulo, além da proximidade com as empresas de automóveis instaladas na região Sul e da estrutura logística desenvolvida.
“Estudamos muitas cidades do Brasil, mas optamos por Fazenda Rio Grande (PR) pois foi a cidade que nos ofereceu a melhor planta para a construção da fábrica, tanto em termos de espaço quanto em formato. Além de ser um ponto estratégico para os negócios dentro e fora do Brasil”, afirma o presidente da Sumitomo Rubber no Brasil, Ippei Oda.
O terreno em que a fábrica ficará localizada possui uma área de aproximadamente 500.000 m² e irá adotar um novo conceito produtivo chamado sistema “Taiyo”, que aumenta a eficiência na produção de pneus radiais de passeio e camioneta. Além disso, a fábrica terá emissão zero de poluentes, resultado de modernos processos de produção e controles de emissões atmosféricas e de efluentes. Entre eles, o destaque é a estação de tratamento de água que irá garantir que a água descartada seja 100% tratada. A diretoria e a administração também serão instaladas no mesmo local da fábrica.
Com o investimento, a partir de junho de 2012 as vendas para o Brasil passam a ser realizadas pelo escritório de vendas localizado em São Paulo e os pneus comercializados serão importados pela própria Sumitomo Rubber do Brasil, direto de outras fábricas (Japão, Tailândia e Indonésia) até que a fábrica localizada na Fazenda Rio Grande comece a produção dos pneus nacionais em outubro de 2013. O objetivo da empresa é que a rede de distribuidores já esteja consolidada para o início das operações da fábrica, programada para o segundo semestre de 2013.






quero trabalhar na sumitomo rubber por favor de operador de producao quero faser parte da seletiva eu trabalho bem pode comfia eu vou faser suseso eu sou um fusionario comfiavel
[…] Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), fabricante de pneus das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, aprimorou sua gestão logística […]