Veículos serão utilizados para distribuição urbana nos grandes centros que impõem restrições à circulação de caminhões
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O atacadista Arcom, sediado em Uberlândia (MG) e um dos maiores do setor no Brasil, adquiriu 37 Iveco Daily 35S14 para reforçar sua estrutura de distribuição urbana, que é a ponta final do trabalho logístico que a empresa realiza. O Iveco Daily, que pode ser usado em cidades com restrição de circulação, será utilizado pelo Arcom em suas operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, entre outros municípios, para levar produtos até os varejistas clientes da empresa. “Somos distribuidores exclusivos das marcas Banana Boat, Pilhas Energizer, Ap Schick, TRIM, Dentil, ACDelco e lâmpadas GE e vamos colocar os Daily nestas operações”, comentou Vilmar Neves Martins, diretor de transporte do Arcom.
“É mais um importante cliente atacadista que entra para a lista de clientes Iveco”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da marca. “Nosso market share no Triângulo Mineiro é de 22,5%, acima de nossa média nacional”, diz o executivo.
A empresa Arcom possui uma frota com mais de mil veículos. Fundado em outubro de 1965, o atacadista dispõe de uma Central de Distribuição em Uberlândia com 62.000 m², onde são expedidas mais de 60.000 notas fiscais por semana. A empresa atende cerca de 150.000 clientes ativos de pequeno, médio e grande porte, dedicados a vários ramos de atividades e distribuídos em 14 Estados, além do Distrito Federal.
Com a venda para o Arcom, a Iveco aumenta sua presença na região do Triângulo Mineiro, onde estão concentradas grandes empresas atacadistas, que realizam o trabalho de distribuição de diversos produtos, como alimentos, bebidas, cosméticos, e inclusive de produtos químicos – que demandam um serviço especializado para seu transporte.
“Além do Arcom, nos últimos quatro anos vendemos 815 veículos aos atacadistas de Uberlândia, empresas como Martins, Aliança, União e Peixoto, entre outras”, explica Edson Teixeira, diretor comercial da concessionária Curinga, instalada em Uberlândia. “Estes operadores usam veículos Iveco de todos os tipos. Mas os modelos mais vendidos são os semipesados (Eurocargo, e de agora em diante o Tector), que representaram 35% das vendas efetuadas, seguidos pelos pesados (Stralis), que responderam por 30% das vendas. Em seguida, vieram a Daily (20%) e o Vertis (15%)”, informa Teixeira.
Uberlândia firmou-se como pólo atacadista devido à sua característica de ser um ponto de ligação entre os maiores centros econômicos do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília). Em um raio de 600 km, existem cerca de 80 milhões de consumidores, que representam 58% do PIB brasileiro. A cidade é sede das maiores empresas do setor de distribuição, e conta com uma área de armazenagem de cerca de 235.000 m², uma frota com mais de 2.600 veículos de carga, mais de 700.000 clientes ativos e 17.000 postos de trabalho ligados às operações de distribuição.





