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Alpha Esportes: Na Top Series, Sérgio Jimenez animado com novidades da Mercedes

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Corrida será preliminar da São Paulo Indy 300, quarta etapa da Fórmula Indy
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Os 4.180 metros do Circuito Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, representam um desafio não só para os pilotos da Fórmula Indy. A Top Race, competição de carros do tipo gran-turismo, também estreia no circuito paulistano recheada de carros dos sonhos. E especialmente para o piloto Sérgio Jimenez (GFS Software/Ciao/MercadoRace), a expectativa sobre o comportamento da Mercedes SLS AMG que divide com Paulo Bonifácio, é alta.
“Correr no Anhembi vai ser muito legal por causa do público, que deverá ser o maior da categoria no ano. E o maior desafio será não bater, já que em pistas de rua há menos áreas de escape do que há normalmente em um autódromo. É uma pista de baixa velocidade com uma reta muito longa de 1.500 metros, que é a maior do calendário da Indy e também de qualquer pista brasileira”, aponta.
O traçado urbano do Anhembi reúne características muito distintas. É considerado um circuito de baixa velocidade média, com suas 11 curvas – e poucas de alta. O ponto alto é a reta da Marginal, com 1.500 metros de extensão – a maior de todo o calendário da Fórmula Indy. Reside aí a principal expectativa de Jimenez.
“Estou curioso para saber a velocidade que iremos alcançar nesta reta”, diz. “Em Curitiba, que tem uma reta de pouco mais de 800 metros, nós chegamos uma vez a 262 km/h. Aqui no Anhembi, o restritor de ar do motor será liberado, o que significa cerca de 40 cavalos a mais para o nosso motor”, explicou Sergio sobre o carro, cujo motor V8 deverá ter um total de 640 cavalos de potência. “Em uma reta de um quilômetro e meio, creio que deveremos alcançar uns 275 km/h”, prevê.
Segundo o piloto, além da ausência do restritor, a longa reta permitirá o uso da sexta marcha, o que nos circuitos do calendário nacional, não havia sido possível até então. “A preparação deste carro foi feita visando algumas pistas da Europa, como a versão completa de Nurburgring com seus 27 quilômetros, onde há trechos em que se engata a sexta marcha. Então, a relação do câmbio é bem longa, e até então não a havíamos usado. É um carro muito bem feito para pistas de alta”, ressaltou.
Mas a velocidade mais alta deverá trazer mais desgaste de pneus, de acordo com o hexacampeão brasileiro de kart. “Teremos poucos treinos, então vamos trabalhar para ver como isso vai funcionar. Nosso carro é o mais pesado da categoria; além disso, o motor fica localizado na frente, o que em curvas de baixa velocidade traz uma tendência de escapar de frente”, explica.
“O desafio é conseguir ser muito rápido na reta, que é onde acontecem as ultrapassagens, e um acerto bom o suficiente também no trecho lento. Segundo a organização, a pista melhorou em relação a 2011 porque foram eliminadas as ondulações, especialmente nos trechos onde o asfalto se encontra com o concreto do Sambódromo. Isso vai fazer a pista ser mais rápida do que foi nos anos anteriores”, conclui.
Adversários
Jimenez aponta alguns adversários de peso, como os irmãos Cleber e Vanuê Faria, cada um com uma Mercedes igual à usada por Sérgio e Boni, além do Lamborghini de Xandy e Xandinho Negrão. “Também teremos carros de GT2, como o Porsche do Max Wilson e a Ferrari do Daniel Serra/Chico Longo. Os Corvettes também estão rápidos, então eles podem pintar como surpresa”, adiantou.
A etapa de abertura da Top Series acontece neste sábado (28) às 15h30. A prova terá duas horas de duração.
Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br
Siga-o no Twitter: @sjimenez10

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