Banda de rodagem e chip de identificação por rádio frequência (RFID) são exemplos de tecnologias que saíram da categoria
Texto: Assessoria de Imprensa
Presente no automobilismo mundial há mais de cinco décadas, sendo, no Brasil, a patrocinadora e fornecedora exclusiva dos pneus da Stock Car desde 2008, a Goodyear investe nos mais inovadores produtos para competições. Mas a empresa aproveita a experiência adquirida nas pistas e também desenvolve tecnologias similares que vão para as ruas.
Ao longo desses quatro anos, diversas melhorias conquistadas na Stock Car foram incorporadas nos modelos de rua. Um dos exemplos é a banda de rodagem dos pneus de chuva da categoria que são semelhantes à utilizada no modelo Eagle F1 – projetado para veículos esportivos de alta performance. O desenho da banda oferece melhor desempenho dos pneus em pisos molhados, em frenagem, tração e dirigibilidade.
Já os chips de identificação com sistema de rádio frequência (RFID) foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar cada pneu dos carros da Stock Car e evitar trocas, além de facilitar o controle de recolhimento. Atualmente, essa mesma tecnologia é oferecida para caminhões e ônibus. O chip permite que frotistas e transportadores tenham maior controle na gestão dos veículos e consigam reduzir o custo operacional com manutenção e reposição dos pneus.
“O esporte a motor exige o máximo de desempenho dos pneus e a Goodyear investe em muita pesquisa e tecnologia de ponta para atender às necessidades específicas de cada categoria. Na Stock, por exemplo, os pneus utilizados foram desenvolvidos no Centro Tecnológico da companhia, em Akron (EUA), especificamente para a utilização nos autódromos brasileiros e com as variações de temperaturas que temos em nosso país”, conta Vinícius Sá, gerente de Marketing de pneus de automóveis. “As competições são um laboratório para nós e há muitos produtos que se tornam parte do nosso dia a dia”, finaliza.





