Outros

Alpha Notícias: Iveco e Case New Holland recebem certificação Green Building

Centro de Distribuição na América Latina acaba de conquistar o importante certificado ambiental
Texto: Assessoria de Imprensa
O Centro de Distribuição de Peças da Case New Holland e da Iveco, em Sorocaba (SP), acaba de receber a certificação LEED Gold, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC), uma organização sem fins lucrativos comprometida com o futuro sustentável por meio do desenvolvimento de edifícios alta eficiência energética e ambiental. Este é o primeiro Centro de Distribuição na América Latina do setor de autopeças a conquistar este importante certificado ambiental.
“Desde o início, CNH e Iveco planejaram o Centro de Distribuição com o conceito Green Building, pois acreditam na eficiência dos processos e nas práticas sustentáveis adotadas pela organização. O objetivo da Fiat Industrial com esse empreendimento foi adotar tecnologias verdes durante todo o projeto, desde o local de construção até os materiais utilizados, sempre pensando no mínimo impacto para o meio ambiente e para a comunidade local, e em um ambiente agradável aos colaboradores”, afirma Pierre Fleck, presidente mundial de CNH e Iveco Parts & Services.
O processo com o Green Building Council iniciou-se em 2008, com a aprovação do projeto de construção do Centro de Distribuição no conceito de edifício verde. Ao longo dos anos, as empresas da Fiat Industrial desenvolveram e atenderam, por meio de práticas sustentáveis, o cumprimento dos requisitos para receber a certificação. Atualmente, 477 projetos brasileiros são registrados no USGBC e 44 conquistaram o selo LEED, que tem diferentes níveis como o Certified, Silver, Gold e Platinum.
Para conquistar a certificação, o projeto do Centro de Distribuição foi baseado em cinco pilares do Green Building Council: planejamento do local (concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos), gerenciamento do consumo de água, de energia, uso correto de materiais e qualidade do ambiente de trabalho.
O desenvolvimento do edifício foi realizado seguindo as exigências e orientações para gerar o mínimo impacto para a comunidade local e para o meio ambiente. Para isso, foram implantados projetos específicos de paisagismo e jardinagem em todo Centro. A ampla área verde permite a absorção de água pelo solo, evitando o assoreamento de mananciais, e muitas áreas de sombra.
Além disso, o edifício deve cumprir requisitos em relação à eficiência no consumo de água. Por isso foi construído um tanque de reutilização de água, com um sistema de captação e contenção da chuva, que passa a ser reaproveitada – 100% da água não utilizada para consumo é reutilizável e, no caso de chuvas torrenciais, o tanque atua com um controlador de vazão, evitando grandes enxurradas para o ribeirão que recebe as águas das chuvas.
Outro ponto importante que o Centro de Distribuição de Peças da Case New Holland e da Iveco precisou seguir é o pilar de energia. Telhas metálicas na cor branca foram instaladas para propiciar alto grau de refletância solar (capacidade de refletir a luz solar para evitar o aquecimento do interior do ambiente). Estas telhas possuem recheio de lã de rocha que melhoram o conforto térmico tanto em dias de calor, quanto de frio. O telhado do Centro tem ainda 4% de sua área coberta por telhas translúcidas especiais, que permitem a entrada de luz, mas filtram a passagem do calor, economizando energia para iluminação. Outra forma de economia foi a utilização de iluminação natural nos escritórios, por meio de ampla área envidraçada.
“Se compararmos aos edifícios semelhantes, o Centro de Distribuição da CNH e da Iveco tem consumo geral de água 30% menor em média, e o de energia é de quase 40%”, afirma José Roberto Manis, diretor de Operações de Peças da CNH América Latina.
Devido ao rígido controle na utilização de materiais, mais de 53% de todos os materiais usados na construção tiveram conteúdo reciclado. “Este quesito foi muito importante e exigido pelo USGBC. Utilizamos diversos materiais, como, por exemplo, os pisos do escritório, fabricados com alto

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile