Alpha Notícias: Pirelli apresenta o primeiro pneu com a classificação européia AA
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Alpha Notícias: Pirelli apresenta o primeiro pneu com a classificação européia AA

Texto: Assessoria de Imprensa
A Pirelli apresenta o novo Cinturato P7 Blue em Valência, o primeiro pneu a receber uma classificação ‘AA’ conforme a nova rotulagem europeia de pneus. Com o Blue, a Pirelli está expandindo sua linha premium e aumentando sua gama de pneus especializados, desenvolvidos para satisfazer as necessidades cada vez mais diversificadas dos clientes. O novo pneu, criado para carros com motores de médio a grande porte, já está à venda e é uma evolução direta do Cinturato P7: o primeiro pneu ecológico de alto desempenho, que é equivalente ao Blue.
Cinturato P7 Blue, menor distância de frenagem e baixa resistência ao rolamento
O novo pneu Blue mantém todo o desempenho que consagrou o Cinturato P7 como líder de mercado em seu setor, com inúmeras vitórias em testes internacionais, porém melhora a frenagem em piso molhado em até 2,6 metros em comparação aos pneus de categoria ‘B’, e reduz a resistência ao rolamento em 23% em comparação com pneus da categoria ‘C’. Este resultado equivale a uma economia de combustível de 5,1% e redução de custos de mais de 90 euros por ano.
A mais recente evolução na linha Cinturato foi motivada pela crescente demanda por segurança e economia dos motoristas. O Blue foi criado exclusivamente para o mercado de reposição, em contraste com o Cinturato P7, que também foi concebido como equipamento original: rapidamente se tornando a opção de referência para todos os mais prestigiados fabricantes de cupês e carros de passeio de média e alta potência.
P Zero da estrada para as pistas
O lançamento do Blue, que ocorreu no Gran Prix de Fórmula 1 da Europa* foi acompanhado por uma comemoração dos 25 anos do P Zero. O pneu top de linha da Pirelli tem evoluído continuamente desde 1987, refletindo os grandes avanços feitos na indústria automotiva, com supercarros maiores e melhores e veículos cada vez mais potentes. Esta evolução contínua foi demonstrada no lançamento de um simulador que praticamente reproduz as características de carros e pneus da década 80 em comparação com os carros e pneus de hoje. O contraste entre a tecnologia de 25 anos atrás e a utilizada hoje pelas pessoas permitiu ver claramente a interação entre carro e pneu, assim como o papel fundamental desempenhado pelo pneu correto para cada modelo de automóvel. A simulação também mapeou os passos essenciais da evolução do P Zero e mostrou como os engenheiros da Pirelli trabalham em estreita colaboração com as montadoras. A forte parceria entre a Pirelli e os fabricantes mundiais dos automóveis de maior prestígio representa o núcleo da evolução consistente dos pneus Premium da Pirelli.
Hoje, a família P Zero baseia-se no próprio modelo P Zero – que nasceu em 2007 e tem evoluído constantemente graças ao desenvolvimento contínuo em parceria com algumas das mais importantes marcas mundiais de automóveis – e o Corsa, destinado a supercarros. A linha P Zero se beneficia muito das experiências da Pirelli em competições. Originalmente, o Pirelli P Zero Giallo de 1987 – o primeiro pneu para carros de passeio derivado de competições – foi concebido para domar a potência da Ferrari F40. A linha P Zero apresentou inovações que agora são padrões da indústria, tais como flancos de perfil baixo e ultra baixo. Um marco dos pneus Pirelli de Ultra High Performance está nos altos padrões de segurança, graças à redução de distâncias de frenagem em piso molhado e seco, aderência superior tanto em retas como curvas, e na dirigibilidade aprimorada.
Testes de Pista
Os pneus P Zero, P Zero Corsa e Cinturato Blue foram testados no circuito Ricardo Tormo em Valência, assim como em uma estrada de aproximadamente 160 quilômetros nos arredores. O objetivo do teste de pista, que foi realizado com os mais poderosos carros esportivos de última geração como a McLaren MP4-12C, Lamborghini Aventador e Porsche 991, foi, acima de tudo, avaliar o desempenho e atributos de segurança da linha P Zero. A frenagem em piso molhado foi o teste principal apresentado para o Cinturato Blue no circuito de Valência, enquanto o teste de estrada focou na dirigibilidade e segurança do pneu. Para o teste de pista, a Pirelli recriou o ambiente normal durante o qual os novos pneus de competição e estrada são testados, com telemetria e registros de dados sofisticados para obtenção e análise de informações.
Produtos Premium
O Cinturato e o P Zero são os pneus mais representativos da linha Premium Pirelli. A empresa italiana almeja se tornar a líder mundial no segmento premium até 2015, incentivada por tendências dos clientes que favorecem a alta tecnologia e produtos de qualidade. A mobilidade sustentável, que significa maior segurança e redução no consumo, é fundamental para a estratégia premium da Pirelli e continua sendo o foco do trabalho da empresa italiana para o desenvolvimento contínuo em materiais, estrutura e desenho da banda de rodagem.
Pesquisa da Pirelli
A evolução contínua da tecnologia Pirelli, encarregada de encontrar soluções inovadoras para a mobilidade sustentável, emprega 1.200 engenheiros que trabalham em centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido, Turquia e Romênia, coordenados pela sede em Milão. A Pirelli atualmente dedica cerca de 3% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento, equivalente a aproximadamente 150 milhões de euros, e a empresa detém mais de 5.000 patentes. Os pesquisadores da Pirelli são apoiados por técnicos que trabalham nas fábricas e ativam a estratégia de melhoria ao longo do processo de produção, utilizando a mais moderna tecnologia e maquinário de última geração. Particularmente, os pneus do segmento premium são produzidos em algumas das fábricas mais modernas da Pirelli, utilizando sistemas e ferramentas altamente especializadas, tais como os Next MIRS (uma evolução do Sistema Robotizado Integrado Modular original) desenvolvidos pela Pirelli para assegurar a melhor qualidade e confiabilidade possíveis ao produto final.
Automobilismo e o processo de desenvolvimento interativo
Orientar os engenheiros da Pirelli é uma metodologia de trabalho chamada de processo de desenvolvimento interativo, que resultou do engajamento da Pirelli ao automobilismo e se tornou ainda mais rápida e eficiente, graças ao envolvimento da empresa na Fórmula 1*. O processo de desenvolvimento interativo, que é baseado na parceria da Pirelli com alguns dos mais prestigiosos fabricantes mundiais de automóveis, visa à melhoria contínua e diferenciação de todos os produtos da empresa, a fim de satisfazer as demandas crescentes e diversificadas de clientes de equipamentos originais e usuários finais. Ao longo deste processo, diferentes equipes de engenheiros de vários departamentos – desde materiais de pesquisa, projeto, controle de qualidade e testes – trabalham juntos para identificar as áreas nas quais um pneu pode ser melhorado, comparando dados e outras informações sobre diferentes itens de desempenho. Essa interação não ocorre somente durante o processo de desenvolvimento, mas também posteriormente, quando o pneu já está à venda como equipamento original e acessório. O feedback dos clientes é essencial para esse processo, que é coletado por métodos de marketing digital, bem como o feedback das montadoras. Em termos gerais, esta é, também, a forma como os pneus de competições a motor são desenvolvidos, com as quais a Pirelli está envolvida desde 1898. No automobilismo, nenhuma inovação é considerada uma solução definitiva, mas apenas um ponto de partida para a melhoria seguinte. Ou, em outras palavras, cada corrida é um teste de desenvolvimento para a próxima. O processo de desenvolvimento interativo foi aperfeiçoado pelo desenvolvimento de modelagem virtual nos últimos anos, utilizado na Fórmula 1*, permitindo que computadores sofisticados realizem milhares de testes simulados, comparando soluções diferentes com situações de uso diferentes.
Não somente este método geral de trabalho e modelagem resulta diretamente do envolvimento da Pirelli no automobilismo, mas também os pontos de partida para a evolução de elementos individuais do pneu, especialmente os compostos e a estrutura. Os compostos de carro de passeio são resultantes de processos complexos baseados em uma combinação precisa de materiais e refinados pelos padrões exigentes da Fórmula 1*.

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