Outros
Alpha Notícias: Volkswagen apresenta investimentos em pequenas centrais hidrelétricas
Empresa também apresenta o modelo Fox BlueMotion, que oferece índices reduzidos de consumo e emissões
Texto e Foto: Assessoria e Imprensa
A Volkswagen do Brasil patrocinará o Congresso Ecogerma 2012, promovido pela Câmara Brasil Alemanha, que reunirá nesta quarta e quinta-feiras (27 e 28/6) em São Paulo empresas de origem alemã para debater o tema Green Economy. O evento contará com uma apresentação de Michael Lehmann, gerente executivo responsável pelo projeto das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) da Volkswagen do Brasil. Na quinta-feira (28/6), às 9h40, Lehmann apresentará a palestra “Volkswagen: Crescendo com Sustentabilidade”, sobre a experiência da empresa na geração de energia limpa e renovável no Brasil.
A Volkswagen também marcará presença no Ecogerma por meio de um estande, no qual, além da maquete da PCH, apresentará o modelo Fox BlueMotion, que oferece índices reduzidos de consumo e de emissões. As duas iniciativas serão exibidas a partir do conceito “Think Blue.”, que ressalta o compromisso da marca com a mobilidade acessível e sustentável, produzida a partir de processos produtivos ambientalmente corretos.
PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas)
A Volkswagen foi a primeira empresa automobilística do Brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovável no País. A empresa inaugurou, em 2010, sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Anhanguera.
No início desse ano, a empresa anunciou a construção de sua segunda usina, a PCH Monjolinho, com inauguração prevista para 2014. O investimento nas duas PCHs (Anhanguera e Monjolinho) soma aproximadamente R$ 300 milhões. Juntas, elas terão capacidade de gerar cerca de 48 MW, o que equivale a 40% do consumo total de energia elétrica da Volkswagen do Brasil.
PCH Anhanguera – Projetos ambientais e sociais
A primeira PCH da Volkswagen do Brasil, a Anhanguera, está localizada no rio Sapucaí, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, a 25 quilômetros de distância de onde será construída a PCH Monjolinho. A PCH Anhanguera trabalha com três turbinas, com potência instalada de 22,68 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 50 mil habitantes.
Recentemente, a ONU concedeu à central o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono. Inédito para a unidade brasileira da Volkswagen, o certificado atesta que sua usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Antes mesmo da construção da PCH Anhanguera, a Volkswagen concentrou esforços para minimizar impactos ambientais e sociais. Na área da primeira PCH, foi construído um viveiro com 720 m², capaz de produzir até 300 mil mudas de árvores nativas por ano, que são utilizadas para plantio nas áreas de preservação permanente. Cerca de 126 espécies foram catalogadas e cerca de 500 mil árvores foram plantadas para proteger e sombrear o lago. Ao longo do reservatório da PCH Anhanguera, foram reflorestados mais de 120 hectares de mata ciliar. O monitoramento da qualidade da água é outra preocupação constante.
Um Centro de Triagem de Animais Silvestres foi criado para exames laboratoriais e quarentena de espécies encontradas nas áreas ligadas à PCH Anhanguera. Para acompanhar o ecossistema da região, foi criado também o Programa de Conservação e Monitoramento da Fauna de Vertebrados Terrestres. O corredor de biodiversidade criado pelo replantio e preservação das espécies permite que os animais circulem livremente, contribuindo para o equilíbrio natural.
Na área social, canteiros de obras da PCH Anhanguera foram transformados em salas de aula. Foram gerados aproximadamente 500 empregos diretos e 5.000 indiretos no período da construção, sendo que a mão-de-obra regional foi privilegiada, gerando renda na comunidade.
A PCH Anhaguera, também conhecida como Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.), é resultado da parceria entre a Volkswagen do Brasil, a SEBAND e a Pleuston.
Conceito BlueMotion
Um dos objetivos da Volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho dinâmico e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido recebem a designação BlueMotion Technologies, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, as tecnologias BlueMotion contribuem para preservar os recursos energéticos.
O recém-lançado Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies. Os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010).
Sobre o “Think Blue.”
O conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na redução de emissões na produção de veículos, por meio do conceito “Think Blue. Factory.”
Por meio dessas ações, a Volkswagen busca motivar todos os públicos, sejam funcionários, consumidores, comunidade ou a sociedade, a terem um comportamento cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente, contribuindo para um futuro sustentável.
No Brasil, o conceito se aplica a diversas iniciativas já realizadas pela Volkswagen há alguns anos, como o investimento em energias renováveis, por meio da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a reciclagem e reutilização de materiais na produção, o desenvolvimento de veículos com o conceito BlueMotion, como o Polo e o recém-lançado Fox, entre muitas outras ações.
Ecogerma
O Congresso Ecogerma é um evento da Câmara Brasil-Alemanha, realizado anualmente desde 2009. A iniciativa conta com uma feira de tecnologia e um congresso técnico, nos quais são abordados assuntos relativos à sustentabilidade. As edições anteriores tiveram como temática principal infraestrutura e megacidades.
Serviço
Congresso Ecogerma
Data: 27 e 28 de junho, das 8h30 às 17h
Local: Club Transatlântico
Endereço: Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antonio – São Paulo
Entrada: gratuita