Exposição do artista plástico goiano Siron Franco está aberta ao público até 23 de junho no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Volkswagen do Brasil patrocina a exposição “Brasil Cerrado”, do artista plástico goiano Siron Franco. Aberta ao público até 23 de junho no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, a mostra foi criada especialmente para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a convite da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. A Volkswagen também é patrocinadora da conferência, que será realizada até 22 de junho e tem como objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
“A Volkswagen do Brasil apoia iniciativas que demonstrem a biodiversidade do Brasil. A exposição ‘Brasil Cerrado’ é especialmente interessante por ser uma experiência sensorial, que explica a beleza e os desafios desse bioma, que hoje é o dos mais afetados por queimadas no País”, diz o Dr. Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Corporate Social Responsibility da Volkswagen do Brasil.
Com mais de 600m2 de área montada, distribuídas em quatro salas e dois mega painéis, a exposição “Brasil Cerrado” é gratuita e foi concebida para aproximar o visitante das belezas do cerrado brasileiro e explicitar a urgência de sua preservação.
De forma criativa e lúdica, o artista apresenta um novo e belo mundo ao visitante. São insetos, flores, pássaros, animais, texturas, cores e odores do cerrado apresentados em grandes projeções com alta definição, esculturas, fotos e textos. A sonorização dos espaços, a aplicação de essências específicas da região e a presença de elementos sensoriais como água e calor nos diferentes ambientes conduzem a um passeio profundo por um universo onde a natureza é soberana.
A destruição que assola o cerrado dá a tônica da segunda parte da instalação. A sensação de perda e de urgência fica clara e o visitante passa a entender as necessidades imperativas das ações de proteção ambiental do bioma do Cerrado, o segundo maior do País.
A exposição será distribuída pelas salas Água, Bioluminescência, Biodiversidade e Fogo, além de uma área externa. Um dos destaques será a contraposição dos aromas que poderão ser sentidos pelos visitantes: de um lado, cheiro de flores da noite do Cerrado; de outro, o forte odor de mata e madeira queimadas. Ao fim da visita, o público pode ver mapas da degradação, em tempo real, via satélite, diretamente do site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Sobre Siron Franco
O pintor, desenhista e escultor nasceu em Goiás Velho (GO) e passou sua infância e adolescência em Goiânia. Desde tenra idade, o cerrado tornou-se uma de suas paixões, marcando forte presença em seu trabalho. Dono de uma técnica impecável, Siron possui mais de 3.000 obras criadas, além de instalações e interferências, representadas nos mais importantes salões e bienais internacionais.
Serviço
Exposição Brasil Cerrado – Siron Franco
Data: 12 a 23 de junho, de segunda a sexta, de 11h às 18h /sábados, domingos e feriados, de 11h às 19h
Local: Museu de Arte Moderna (MAM), Av. Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Contato: (21)2240 4944 / 2240 4899
Entrada: gratuita
Participação da Volkswagen na Rio+20
Dentro da ampla estrutura da Rio+20, a Volkswagen conta com seu próprio espaço, instalado no Parque dos Atletas, em uma área total de 350 m2. O estande foi desenvolvido para mostrar o conceito “Think Blue.” por meio dos produtos Fox BlueMotion e Polo BlueMotion, projetos sobre energias renováveis e reutilização de materiais, inovações da marca, projetos da Fundação Volkswagen, apresentação do protótipo do novo e-Bulli (veículo movido por um motor elétrico) e outras iniciativas sociais.
Durante a Rio+20, a Volkswagen apresenta sua iniciativa global “Think Blue.”, idealizada pelo Grupo Volkswagen, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Além de expor esse conceito, o objetivo da participação da Volkswagen nesse importante evento é deixar claro o compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável e apresentar suas práticas ligadas aos três pilares de sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.
Com a meta de se tornar o fabricante de veículos mais sustentável do mundo, o Grupo Volkswagen lançou em 2010 o “Think Blue.”, por meio do qual a marca busca aumentar a consciência pública para a ação sustentável. O conceito “”Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na redução de emissões na produção de veículos, por meio do conceito “Think Blue. Factory.”
Por meio dessas ações, a Volkswagen busca motivar todos os públicos, sejam funcionários, consumidores, comunidade ou a sociedade, a terem um comportamento cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente, contribuindo para um futuro sustentável.
No Brasil, o conceito se aplica a diversas iniciativas já realizadas pela Volkswagen há alguns anos, como o investimento em energias renováveis, por meio da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a reciclagem e reutilização de materiais na produção, o desenvolvimento de veículos com o conceito BlueMotion, como o Polo e o recém-lançado Fox, entre muitas outras ações.
