Outros
Alpha Notícias: Volvo entrega 332 ônibus para a cidade de Manaus
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Volvo Bus Latin America entregou as últimas unidades do lote de ônibus da marca para o sistema de transporte urbano da cidade de Manaus. A entrega conta com a presença do presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Pimenta, e do prefeito da cidade, Amazonino Mendes.
A Volvo vendeu, no ano passado, 332 ônibus, sendo 166 articulados e 166 convencionais, com motor frontal, para operadores de transporte da cidade. Os novos veículos foram adquiridos para renovar a frota do transporte urbano de passageiros. A compra também pode ser considerada um primeiro passo para a implantação do BRT local (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para sistemas rápidos de transporte organizado.
“Estes veículos que estão integrando o sistema de transporte urbano de Manaus são modernos e eficientes. São de alta performance e mais econômicos, o que garante menos emissões de poluentes e oferecem qualidade ao transporte público e conforto para os passageiros”, afirma Pimenta.
Os ônibus articulados da Volvo são veículos de alta capacidade. Transportam até 180 passageiros, o que aumenta a eficiência do sistema de transporte urbano, pois diminui o número de ônibus nas ruas ao mesmo tempo que leva mais passageiros. Isso é possível porque os veículos foram encarroçados aproveitando o máximo das possibilidades que oferecem os chassis Volvo em termos de dimensões, ficando com 21 metros de comprimento, 2,6m de largura e 2,2m de altura.
Outra vantagem é a ambiental, já que com menos veículos circulando, há menos emissão de poluentes. “A principal vantagem, é a melhoria da qualidade de vida para as pessoas, que gastarão menos tempo se deslocando”, ressalta o presidente. Por mês, o sistema de transporte de Manaus transporta 24 milhões de passageiros.
A maior parte dos novos ônibus já está em circulação. Do total, 206 foram adquiridos pela Integração Transporte e Rondônia Transporte, do Grupo Eucatur; 120 pela Global GNZ; e seis pela Açaí Transporte. Os veículos articulados foram encarroçados pela Marcopolo e pela Neobus, e os convencionais pela Comil e Ciferal.