Eventos durante o dia possibilitarão primeiro contato entre o público e os competidores. Também é dia de fazer o reconhecimento das pistas
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Começa nesta sexta-feira a programação do Rali de Passo Fundo. As equipes chegam a partir da manhã no Parque Wolmar Salton – Efrica, para montagem dos seus boxes de apoio. A tarde, a partir das 14h, acontece o shakedown, o último treino para as equipes ajustarem seus carros, antes da corrida.
Uma novidade para a programação desta sexta será a largada promocional. O evento começa às 19h no centro da cidade, em frente a igreja Nossa Senhora Aparecida, junto a Praça da Cuia. O evento serve para as equipes apresentarem seus competidores e carros ao público.
Durante o dia desta sexta-feira, os fãs do esporte também podem acompanhar o trabalho das equipes junto ao Parque Wolmar Salton – Efrica, onde o acesso é gratuito. Já os competidores terão outro trabalho durante a sexta-feira além dos dois compromissos citados acima.
Reconhecimento das pistas
Esta sexta-feira também será dia de fazer o reconhecimento das especiais (trechos cronometrados em estradas de terra onde passará o rali). É o momento em que o piloto passa ao navegador todas as informações que vai querer ouvir durante a corrida. São pontos como curvas, longas retas, saltos e obstáculos do percurso. Cada ponto possui uma graduação, que geralmente vai entre 1 e 5, sendo quanto mais para cima, maior velocidade.
Rafael Sartori, que compete ao lado do irmão e piloto Juliano Sartori, é um navegador experiente e sabe bem da importância deste trabalho pré-corrida. “Pode se dizer que o navegador é os “olhos do piloto”. Durante uma especial, é o navegador que vai passar todas as coordenadas para que o piloto possa andar com confiança (são chamadas de notas de navegação). Outra função do nagevador é controlar todos os horários durante um rali (largadas de especial, entradas em apoio mecanico, entre outros). Basicamente, se o navegador fizer este trabalho bem feito, fica por conta do piloto andar bem para que a dupla obtenha bons resultados”, destaca Rafael.
Gabriel Morales anda ao lado de Fábio Dall Agnol. Juntos eles lideram três campeonatos este ano: Copa Peugeot, Brasileiro e Gaúcho, em sua categoria. Ele também ressalta a importância do trabalho do navegador para uma boa corrida. “Geralmente, dizemos que o navegador é o olho do piloto na hora da prova. Após a confecção do reconhecimento, é responsabilidade do navegador deixar todas as informações claras e, na hora da prova, cabe ao navegador transmitir ao piloto. É importante ‘cantar’ as informações no tempo certo, sem atrasar ou adiantar algumas referências, para que o piloto possa assimilar e acelerar mais”, explica.
Para Robson Giacomel, navegador de Vanderlei Carminatti e que também, juntos, lideram os campeonatos Brasileiro e Gaúcho na categoria Classe 9, o navegador não pode errar. “Se cantar uma curva errada a chance de um acidente é grande, por mais que o piloto consiga memorizar o trecho, o risco é muito grande, e o bom piloto é aquele que mesmo achando que aquela curva que foi cantada é outra, ele tem que ir na cantada do navegador, mesmo que ela possa estar errada. Mas estes erros com o tempo e a experiência adquirida, vão acabando, porém sempre há o risco”, conclui.
O público
Para o público assistir a prova, há algumas dicas de lugares de fácil acesso como a curva de 90 graus, de anos anteriores, em que o deslocamento se dá pela RS 135, entrando ao lado da antena de telefonia próxima ao Pedágio de Coxilha. Porém, para quem desejar assistir a prova, o importante é buscar informações junto aos mapas de apoio que estarão disponíveis junto ao parque de apoio, localizado junto ao Parque Wolmar Salton – Efrica.
No sábado, a prova acontece mais para a região de Coxilha, município próximo a Passo Fundo. Já no domingo, a prova vai em direção a outro município vizinho, Mato Castelhano. A largada do rali no sábado acontece às 12h e no domingo, às 7h30.
O parque de apoio
Os boxes das equipes e a estrutura geral de apoio do Rally do Planalto Médio, como foi denominada a prova em Passo Fundo, estarão localizados junto ao Parque Wolmar Salton, na BR 285, após o aeroporto de Passo Fundo. O acesso do público ao parque será gratuito assim como nas especiais.
O Gaúcho de Rali
O Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade terá ao longo de 2012, seis etapas. As duas primeiras já foram disputadas, nas cidades de Severiano de Almeida e Erechim. Depois de Passo Fundo, o campeonato passará ainda por Panambi, Estação e Santa Maria. Mais informações podem ser encontradas junto ao site oficial do campeonato, www.velocidaders.com.br.
PRÉ-LISTA DE INSCRITOS PARA O RALI DE PASSO FUNDO
Categoria Classe 2/XRC
Jean Pimentel/Thiago Osternack – Peugeot 207 XRC
Mauricio Neves/Kaze Morales – Peugeot 207 XRC
Alexandre Figueiredo/Andrey Karpinski – VW Gol MR
Categoria Classe 3/4×4 Turbo
Ilo Diehl dos Santos/Eduardo da Silva – Mitsubishi Lancer
Juliano Sartori/Rafael Sartori – Mitsubishi Lancer
Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer
Julio Romi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer
Categoria Super A – 4×2 Super
Luccas Arnone/Felipe Costa – Peugeot 207
Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta
Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Peugeot 207
Luis Stédille/Gilson Rocha – VW Gol
Luiz Facco/Cristina Facco – Peugeot 207
Laurindo Solimann/Fernando Solimann – Peugeot 206
Marcelo Mendes/Luis Gustavo Carlosso – Peugeot 206
Lucas Araújo/Saulo Pagnonceli – Peugeot 206
Volnei Hollas/Gilson Yoshimura – Peugeot 206
Categoria Classe 9/4×2
Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel – GM Celta
Luciano Ferrarini/Cesar Valandro – Peugeot 206
Evandro Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio
Marco Malucelli/Guilherme Trombini – Peugeot 206
Carlos Dossa/Cesar Petuco – Fiat Palio
Mirtillo Trombini/Laércio Reginatto – Peugeot 206
Gabriel Boff/Vitor Hugo Boff – Peugeot 206
José Barros Neto/Alessander Soares – GM Celta
Heitor Pavesi/Giovani Bordin – Peugeot 206
Categoria R1
Celso Zilio/Emerson Morandi – Fiat Palio
Lauro Rossler/Jeferson Pinheiro – VW Gol
Marcos da Silva/Marcio da Silva – VW Gol
Gleisson Assis/Edgar Marsarotto JR – Seat Ibiza
Leandro Bertuol/Diego Santolin – GM Vectra
Alessandro Eccel/Maicon Gomes – VW Passat
As categorias do rali em Passo Fundo
Categoria XRC – Classe 2 – No Campeonato Gaúcho a categoria é chamada por Classe 2 enquanto no Nacional leva o nome de XRC. Esta categoria é a mais forte do rali de velocidade. Os carros tem tração 4×4 e motor de até 2,0 litros e uma preparação mais livre em relação à Classe 3 (4×4 turbo).
Categoria 4×4 Turbo – Classe 3 – Igualmente difere os nomes nos campeonatos estadual e nacional, sempre recebendo o nome de Classe no Gaúcho. São carros de tração 4×4, motor de até 2,0 litros turbo, e com algumas restrições na preparação em relação a Classe 2 (XRC).
Categoria 4×2 Super – Super A – A categoria possui carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros, com preparação mais livre em relação a categoria Super A 6 (4×2 Super).
Categoria 4×2 – Classe 9 – A categoria possui carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros. A preparação, no entanto segue algumas restrições em relação a categoria Super A 6 (4×2 Super).
Categoria R1 – Disputada apenas no Campeonato Gaúcho. Os carros possuem tração 4×2 e motores de até 2,0 litros.
Serviço
Rally do Planalto Médio
Onde: Passo Fundo, RS
Quando: dias 6, 7 e 8 de julho de 2012
Parque de apoio: Parque Wolmar Salton – Efrica, margens da BR 285
Em disputa: 3ª e 4ª etapas do Campeonato Brasileiro e 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de rali de velocidade
Mais informações: site oficial do evento, wwwrallyepassofundo.com.br
Para marcar
Rali de velocidade – prova disputada por carros de rua, transformados especialmente para este tipo de esporte. A corrida é disputada com os carros largando em um trecho de estrada de terra, denominada de especial, um a cada dois minutos. Ganha a especial, o competidor que fizer o percurso no menor tempo. Dentro do carro fica o piloto, pessoa que dirige o veículo, e o navegador, função dada a pessoa que repassa orientações ao piloto sobre o trecho do rali.
Campeonatos distintos – quando há provas de rali de velocidade que contam pontuação para mais de uma competição, cada carro se inscreve no campeonato desejado. A prova é a mesma. Porém, se ele estiver inscrito nos dois torneios, o tempo acumulado a cada especial, será valido para os dois campeonatos, caso contrário, apenas para aquele em que se inscreveu
Programa do Rali de Passo Fundo
Sexta-feira – 6 de julho
9h – Abertura do reconhecimento das especiais (trechos cronometrados)
15h – Início do shakedown – treino final para as equipes
17h30 – Encerramento do reconhecimento das especiais
Sábado, dia 7 de julho
7h30 – Reabertura do reconhecimento das especiais
11h – Encerramento do reconhecimento das especiais
12h – Largada do rali
Domingo – dia 8 de julho
7h30 – Largada do segundo dia do rali
13h – Almoço de encerramento premiação