Connect with us

Outros

Alpha Esportes: Troca de pneus esquenta disputa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo em Jacarepaguá

Published

on


Quarta etapa da temporada será no Rio de Janeiro
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, que será realizada no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, nos dias 20, 21 e 22 de Julho terá um ingrediente para deixá-la ainda mais emocionante: trocas de pneus. Por ter um asfalto extremamente abrasivo, em comum acordo entre SRO, organizadora e promotora do evento, pilotos, equipes e fornecedor dos pneus, será instituida uma troca obrigatória durante as corridas.
“Sem hora definida para o procedimento, as equipes devem aproveitar a mudança de pilotos para efetuar a troca”, diz Ivo Sznelwar, Diretor Técnico do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. “Tanto a pista carioca quanto a de Campo Grande, por terem um asfalto que desgasta em excesso os pneus obriga, por questões até de segurança, esta mudança no regulamento”, explica Ivo.
Dividindo a pilotagem em uma Mercedes-Benz SLS AMG, Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio treinaram no Rio após a corrida de São Paulo e acreditam que esta medida, embora acertada, acabe tirando uma vantagem do seu carro. “No nosso caso específico não há uma vantagem e sim uma perda. A SLS não sofre tanto com os pneus e por isso nosso desempenho sempre melhora no final da corrida”, diz Sérgio.
“Com as trocas esta vantagem some, mas para segurança é a melhor coisa pois um pneu estourado pode causar acidentes”, encerra o piloto. Com uma Ferrari F458, Cláudio Ricci e Rafael Derani, também aproveitaram para avaliar o desempenho do carro em Jacarepaguá após a etapa paulista. “Nós temos referências do ano passado, existem ajustes mais conservadores, onde os pneus aguentariam, mas pensando em segurança a troca é necessária”, diz Ricci.
“Nos treinos que fizemos pudemos testar algumas opções para ter uma base melhor e decidir o que se adequa mais à Ferrari, será uma prova importante e esperamos conquistar um bom resultado”, completa o campeão de 2009 da GT3. A fornecedora de pneus para o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, Pirelli, também precisa trabalhar nesta nova demanda. “Os números aumentarão entre 10 e 15 por cento no volume”, comenta Orlando Sgarbi.
“Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, durante a primeira etapa do ano, fizemos 1200 trocas de pneus e agora acredito que com o procedimento durante as corridas o número deve aumentar bastante”, completa Sgarbi, da Corsa, empresa que faz a logística e montagem dos pneus para a Pirelli na categoria dos carros dos sonhos. Para encerrar, Ivo Sznelwar explica uma mudança importante sobre o procedimento que será usado.
“Nas categorias GT3 e GT Premium, como os carros possuem cubo rápido, não mudará nada no procedimento de troca de pilotos, por exemplo. Mas, na GT4, enquanto nem todos possuem o sistema que permite a troca do pneu de forma mais veloz a parada para os competidores deverá respeitar um tempo mínimo de três minutos, assim garantimos igualdade de condições para todos os competidores”, encerra Ivo. 
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo terá transmissão ao vivo pela RedeTV, SporTV e o PortalGT.com.br. 
Advertisement