Alpha Notícias: Citroën apresenta o AIRCROSS 2013 com novo motor
Outros

Alpha Notícias: Citroën apresenta o AIRCROSS 2013 com novo motor


Modelo tem preço a partir de R$ 53.900,00
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Charme, elegância e esportividade com mais equipamentos de série, mais eficiência e desempenho. O Citroën AIRCROSS torna-se mais atraente na linha 2013 com o novo motor, de 122 cv de potência. O Crossover Premium da Citroën passa a oferecer também de série – em 100% das versões, airbag e ABS + EBD, além de receber mudanças em detalhes de acabamento para realçar suas características de modernidade e conforto.
“Estamos evoluindo e tornando ainda mais competitivo nosso SUV Compacto AIRCROSS, um modelo que é um verdadeiro sucesso de vendas, com mais de 25 mil unidades vendidas no Brasil desde seu lançamento”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
Lançado em agosto de 2010, o Citroën AIRCROSS é um modelo com vocação aventureira, repleto de tecnologia e que se destaca por apresentar um estilo audacioso e sedutor. Um modelo desenvolvido no Mercosul e feito sob medida para atender aos anseios dos mercados brasileiro, argentino e latino-americano.
Novo motor Vti 120: a aliança entre desempenho e economia
O AIRCROSS passa a adotar na linha 2013 o novo motor Vti 120 Flex, referência de tecnologia e inovação. Produzido na Fábrica de Motores do Centro de Produção de Porto Real (RJ), foi resultado de um trabalho conjunto dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo PSA na América Latina, França e China. Com 1.587 cm3 de cilindrada, o motor de 4 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro desenvolve 122 cv a 5.800 rpm com etanol e 115 cv a 6.000 rpm com gasolina. O torque máximo é de 16,4 kgfm (etanol) e 15,5 kgfm (gasolina), sempre a 4.000 rpm. 
Uma das suas principais novidades é utilizar o sistema Flex Start, que dispensa o uso do “tanquinho” de gasolina em veículos flex. Ele funciona com o “Wake up”, que começa o pré-aquecimento do etanol logo que a porta do motorista é aberta. 
Outro destaque do motor Vti 120 é o comando de válvulas variável (VVT) para a admissão, que otimiza o funcionamento e contribui para que se tenha mais de 80% do torque a partir de 1.500 rpm. Uma novidade importante é a utilização de bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado, de acordo com a rotação do motor e a carga, fazendo com que menos energia seja absorvida. Com isso, há economia de combustível.
Os pistões e anéis são “low friction” (baixa fricção) e as bielas (agora fraturadas) apresentam alto nível de resistência com baixo peso. Todo o projeto do motor foi desenvolvido com foco na otimização de seu funcionamento com os combustíveis locais; por isso, a taxa de compressão é de 12,5:1. 
“O novo motor trouxe mais agilidade ao AIRCROSS, perceptível em acelerações e retomadas de velocidade. Também tivemos grande atenção ao consumo de combustível, com ganhos de economia tanto em ciclos urbanos como rodoviários”, explica Cléa Tiepo, gerente de Marketing de Produto da Citroën do Brasil.
Segurança de série
A introdução de freios com ABS + EBD e airbag de série em todas as versões do AIRCROSS também reforça a posição referencial em seu segmento, assegurando maior segurança ativa e passiva. 
O modelo passa a contar com aplicação em Tungstene no painel de bordo (versão GLX), com um novo acabamento plástico nas portas laterais e console central aberto. A linha 2013 apresenta um novo quadro de instrumentos, de cor branca, que chama a atenção por sua modernidade e visibilidade/legibilidade.
Outra novidade é a chegada de uma nova cor, o Rouge Rubi (vermelho).
Um modelo completo
Um modelo completo de fábrica, as versões da Linha AIRCROSS 2013 possuem os seguintes equipamentos:
· GLX BVM: Passa a ter ABS + EBD e airbag de série. Outros equipamentos de série: Ar condicionado, Direção assistida, Computador de bordo, Retrovisores externos motorista e passageiro com regulagem elétrica, Rodas de liga leve Buggy, Bússola, Inclinômetro (horizontal e vertical), Vidros dianteiros e traseiros elétricos, Faróis de neblina, Regulagem de altura do banco do motorista/profundidade do volante, Sistema de som com Rádio/CD mp3, entrada para iPod, entre outros. 
· GLX BVA: Além dos equipamentos da versão GLX BVM, vem equipada com câmbio automático seqüencial.
· Exclusive 1.6 16V FLEX – Além dos equipamentos da versão GLX BVM, possui de série: ar condicionado digital, bancos de couro, Rádio Pioneer for Citroën 2, limitador e regulador de velocidade, volante em couro, bússola, inclinômetro (horizontal e vertical), vidros traseiros elétricos, faróis de neblina e regulagem de altura do banco do motorista. Os principais opcionais são: Airbags de tórax laterais dianteiros e Navegador com ecran integrado 7′.
· Exclusive BVA: Além dos equipamentos da versão Exclusive BVM, vem equipada com câmbio automático seqüencial.
Estilo forte e visibilidade inigualável
A força e a elegância, o volume e a fluidez, a modernidade e o conforto, a compacidade e o amplo espaço interno: o Citroën AIRCROSS une inúmeros elementos para oferecer um veículo com um design inovador, dotado de uma personalidade ao mesmo tempo forte e sedutora. 
Dono de um estilo único e contemporâneo, o Citroën AIRCROSS materializa a liberdade, a força e a expressividade. A começar pela frente, caracterizada pelos duplos chevrons cromados; pela tomada de ar (mais aberta, transmitindo sensação de potência) e pelo capô elevado. Os faróis, posicionados bem ao alto, completam o conjunto e reforçam o caráter SUV Compacto do modelo.
Outro ponto de destaque do AIRCROSS é seu pára-brisa panorâmico em três partes (graças às estreitas colunas A), tecnologia que permite aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual. Uma associação direta entre tecnologia e design. No perfil, mais elementos que reafirmam solidez e proteção: o estribo protetor e a exclusiva assinatura AIRCROSS, dando um visual típico aventureiro. 
Verdadeira assinatura do modelo, as barras de teto longitudinais em alumínio sobem do pára-brisa até a traseira do veículo. Fruto da ousadia e da criatividade, elas permitem a modernidade estilística e a manutenção da visibilidade interna. Além disso, em conjunto com a capa dos espelhos retrovisores (cromados), asseguram requinte e elegância. As rodas Buggy diamantadas (desenhadas exclusivamente para o AIRCROSS) e os pneus de uso misto remetem a um universo de liberdade e conquista. 
Visto de trás, o estepe posicionado de forma assimétrica sugere vigor e volume. “Desenvolvemos na traseira do veículo um conjunto de tampa, pára-choque e novas lanternas que sugerem um estilo forte e intuitivo”, explica Frederico Laguna, gerente de estilo para a América Latina. 
Todo o sistema de fixação do estepe, composto por um suporte basculante da roda, uma trava e um parafuso de segurança (com segredo), foi desenvolvido visando máximo equilíbrio entre forma e função. O sistema conta com um grande diferencial: a possibilidade do destravamento por meio de um comando na chave. Uma facilidade no sempre corrido dia a dia dos clientes. 
Dirigibilidade excepcional, fruto do desenvolvimento local
O Citroën AIRCROSS foi projetado para oferecer dirigibilidade incomparável e grande prazer de dirigir. E grande parte deste trabalho foi fruto do desenvolvimento local, executado no próprio Mercosul.
Devido à proposta e às maiores dimensões do modelo, o conjunto de direção foi desenvolvido para oferecer mínimo esforço em manobras de estacionamento, mantendo, porém, grande precisão em condução urbana e rodoviária.
Na frente, a suspensão é independente, tipo Pseudo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer um comportamento dinâmico superior, aliando grande segurança ativa e conforto de rodagem. “Desenvolvemos um conjunto de suspensões específico para o modelo, com calibragem e leis de amortecimento adaptadas às necessidades dos consumidores brasileiros”, explica Marcelo Capella, gerente de Engenharia e Comportamento Dinâmico.
Alinhado à sua concepção Crossover, o Citroën AIRCROSS teve sua altura em relação ao solo elevada em 36 mm no eixo dianteiro e 41 mm no eixo traseiro, o que assegura um vão livre em relação ao solo de 230 mm na frente e 240 mm na traseira. Garantia de maior conforto na transposição diária de obstáculos e irregularidades!
Decidida a oferecer um comportamento dinâmico de referência, a Citroën solicitou o desenvolvimento de pneus com medidas específicas para o modelo. Todas as rodas recebem pneus Pirelli Scorpion 205/60 R16 para uso misto (50% terra e 50% asfalto). Com isso, o motorista encontrará segurança e controle em todos os tipos de terreno. 
Interior espaçoso, iluminado e muito requintado
O Citroën AIRCROSS é generoso com os ocupantes e oferece uma habitabilidade de referência em seu segmento. O entre-eixos alongado em 80 mm (2.540 mm, em um veículo com 4.279 mm de comprimento) e a altura da carroceria (1.697 mm) permitem amplo espaço interno, complementado por um alto padrão de acabamento interno. Para o motorista, um atrativo extra é a posição elevada de dirigir, que proporciona melhor visibilidade e maior sensação de segurança. 
Elaborado e funcional, o interior do modelo apresenta uma sofisticação, um requinte e uma qualidade percebida dignos dos segmentos superiores.
Os tons escuros utilizados em tecidos e forrações asseguram maior sobriedade e discrição ao habitáculo. Por outro lado, a utilização de materiais como cromo e couro reforçam sua vocação esportiva. 
Neste contexto, destaque para a escolha dos assentos, que além de oferecerem um conforto acima da média, se sobressaem pela modernidade, alto padrão e elegância. 
O painel com formas arredondadas resulta em um conjunto requintado e harmônico, e exprime modernidade e fluidez. “O layout de painel foi baseado em elementos cilíndricos e em formas arredondadas. O resultado é um conjunto orgânico e harmônico, com comandos bastante intuitivos”, completa o estilista.
Na parte superior do painel, o conjunto de três mostradores circulares é composto por inclinômetro lateral (indica a inclinação do veículo lateralmente), inclinômetro longitudinal (evidencia a inclinação do veículo em subidas ou descidas) e bússola (com quatro traços principais indicando Norte, Sul, Leste e Oeste).
Esse conjunto de mostradores tem visual inspirado no universo aeronáutico e estilo digno de relógios de luxo. 
Seguindo as últimas tendências mundiais, o painel apresenta um quadro de instrumentos analógico e totalmente voltado para o motorista − influência direta das últimas criações da Citroën, como os modelos DS3 e DS4 High Rider. Formado por três relógios cônicos, segue também a influência dos SUV de luxo, que mantêm uma linha elegante e esportiva em seus painéis de instrumentos. O volante, com ótima pega, apresenta um estilo moderno e requintado, oferecendo regulagens de altura e profundidade. 
Dentro do Citroën AIRCROSS, os passageiros desfrutam de itens como pára-sol com espelho de cortesia, espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB), que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto. A grande área envidraçada facilita a entrada de luz natural e amplia a sensação de espaço e comodidade. 
Entre os itens de conforto, destacam-se mesas tipo “aviação” para bancos traseiros, apoio de braços para os bancos dianteiros e porta-revistas nos bancos dianteiros. 
Amplo espaço para bagagem
Nas três versões, o banco traseiro é rebatível, com opção de fracionar 1/3 ou 2/3. Isso permite encontrar a melhor configuração de espaço para bagagem e facilita o aproveitamento do generoso porta-malas: são 583 mm de altura, 1.233 mm de largura e comprimento máximo de 750 mm. Dimensões estas que permitem um volume de carga de 403 litros (VDA) em posição normal ou 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.
· Pára-brisa panorâmico
O posto de direção oferece uma visibilidade periférica incomparável graças ao inovador pára-brisa panorâmico em três partes, reservado até agora somente para alguns monovolumes de segmentos superiores. 
Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do pára-brisa, para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros mas também um ganho significativo em segurança. 
Este “apagamento” dos montantes dianteiros do pára-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta que chega a um ângulo de abertura de até 26°. 
· Sistema de Navegação MyWay com tela colorida de 7”
O Citroën AIRCROSS é o primeiro carro em seu segmento no Brasil a oferecer como opcional de fábrica um sistema de Rádio Navegador/MyWay integrado ao painel de bordo. Desenvolvido especialmente para o AIRCROSS, possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como mais de 1.300 cidades mapeadas e cerca de 1 milhão de pontos de interesse, o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece controle no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos.
Este sistema de áudio e multimídia contém não somente uma navegação em cores integrada, mas também um sistema de áudio/CD compatível com os arquivos mp3/WMA e um kit viva voz Bluetooth®.
Este equipamento dispõe de uma tela colorida de 7 polegadas para assegurar uma legibilidade otimizada das informações exibidas. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário. O leitor CD mp3/WMA na fachada é, desta forma, completamente disponível para a função áudio. Enfim, para dispor de um repertório musical ainda mais amplo, está disponível uma porta USB e uma tomada Jack.
· Rádio Pioneer for Citroën com espacialização (efeito Hifi-like)
Desenvolvido com exclusividade pela Pioneer para o Citroën AIRCROSS, o Rádio CD Player mp3 oferece uma qualidade sonora superior, além de uma série de funções, como a leitura de arquivos WMA, um kit viva voz Bluetooth®, uma porta USB e uma tomada Jack. Exclusividade do sistema, a função Hifi-like promove a espacialização das ondas sonoras, disponibilizando uma qualidade sonora de altíssimo nível.

Deixe um comentário