Modelo tem porte de carro grande e preço de médio
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O modelo J5 da JAC Motors foi lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2012. Antes o público brasileiro já tinha conhecido o modelo no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2010. Como os demais modelos da marca, o J5 vem de série com freios ABS, airbag duplo, ar-condicionado digital e sensor de estacionamento, preço acessível e seis anos de garantia.
O J5, para tentar abrir mercado em um segmento muito competitivo, foi adaptado para o gosto do brasileiro, assim como os outros modelos da marca. Foram ao todo 160 modificações, feitas após 1 milhão de quilômetros de testes por ruas e rodovias brasileiras.
O modelo possui 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 de entre-eixos, números que destacam o modelo como o mais espaçoso da categoria. Equipado com o moderno motor 1.5 16V VVT de 125 cv de potência, câmbio manual de 5 marchas e suspensão independente nas quatro rodas, além das opções de ter rodas aro 16 ou rodas aro 17. O design do modelo é de autoria do Centro de Design da JAC Motors em Turim, Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina.
Para Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil, “o segmento de sedãs médios vem crescendo nos últimos anos no Brasil, o que demonstra que o J5 chega em um bom momento”.
O conjunto mecânico do J5 foi projetado para ter uma baixa manutenção, visando alta durabilidade. O motor 1.5 tem a mesma arquitetura do 1.4 que equipa o J3. O bloco é de alumínio e utiliza corrente (e não correia dentada). Este propulsor também possui comando variável de válvulas. Atinge a potência máxima de 125 cv a 6.000 giros e o torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O propulsor faz com que o J5 acelere de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinja uma velocidade máxima de 188 km/h.
O J5 possui também freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O sistema de ABS 8.2 do sedã é da Bosch, da última geração, com EBD. Uma das vantagens desse sistema é que o motorista não sente as pequenas ‘pancadas’ no pedal quando o ABS entra em ação. Com roda aro 16”, o pneu é o 205/55, e com o opcional da roda aro 17”, a medida é 215/45. O airbag é duplo e também produzido pela Bosch.
A suspensão do J5 é independente com o tradicional sistema McPherson na frente e Dual Link na traseira. Esse recurso aumenta a neutralidade direcional em condições extremas, uma vez que absorve melhor as irregularidades do piso quando atua em esforço. Os amortecedores são da japonesa Tokiko, umas das maiores especialistas do mundo.