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Alpha Notícias: Novo smart 2013 chega ao Brasil

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Modelos disponíveis no Brasil têm motor turbo de 84 cv ou aspirado mhd de 71 cv
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Com um novo design arrojado, o smart fortwo 2013 chega ao Brasil. O novo modelo passou por mudanças importantes em seu visual, ganhando aparência mais vigorosa e esportiva, preservando, porém, sua personalidade e todos os atributos funcionais. As dimensões externas não foram alteradas (Comp. 2.695mm/ Larg. 1.559mm / Alt. 1.542mm).
Mais de 1,3 milhão de smart fortwo foram entregues em todo o mundo desde o lançamento da primeira versão, em 1998. A trajetória de sucesso do modelo continuou em 2011, marcada por um crescimento de 4,6%, com vendas de 101.996 unidades. No Brasil, desde sua chegada em 2009, já foram vendidas mais de 4.000 unidades.
O smart fortwo 2013 dá continuidade à inédita trajetória da marca. Criador de tendências, o modelo vem contribuindo para redefinir os conceitos de mobilidade nas cidades há mais de dez anos. Combinando preocupação com o meio ambiente e altos padrões ecológicos com uma atitude positiva e alegria de viver, o fortwo estabeleceu uma categoria de automóveis diferenciada, unindo conforto interior com dimensões externas que ocupam menos espaço nas vias e estacionamentos.
Modificando um ícone
Com todo o cuidado necessário ao fazer modificações em um modelo já considerado icônico, os designers da smart introduziram mudanças significativas no visual de todo o veículo. O logo smart, que anteriormente ficava sobre o capô, ficou maior e foi deslocado para o centro da grade do radiador, impondo logo de frente a cada vez maior auto-confiança da marca. As entradas de ar, sob a placa, foram combinadas em uma unidade única, que dá ao carro uma aparência mais ousada.
Na versão mhd, a grade superior é emoldurada por um friso preto, enquanto nos modelos turbo (coupé e cabrio) o contorno é em tom prata. Tanto a grade quanto as entradas de ar são pretas, e agora possuem elementos tridimensionais em forma de hexágonos, que também contribuem para dar ao carro um visual mais forte e moderno.
Nos modelos turbo, as aberturas laterais da grade inferior incorporam as novas luzes em LEDs de uso diurno, que tiveram o aspecto pontilhado modificado para uma linha única horizontal, que acrescenta dinamismo ao conjunto dianteiro. Na versão mhd, o spoiler dianteiro é preto, enquanto nas versões turbinadas assume a mesma cor da carroceria.
Na parte traseira, o spoiler integrado ao para-choques, que lembra um difusor aerodinâmico, também conta com estrutura hexagonal e uma faixa prateada que contrasta com o tom preto presente no mhd ou com a cor do carro nas versões turbo.
As alterações também se estendem às laterais do smart, onde se destacam as novas saias, sob a porta, com formas esculturadas combinando com o maior vigor da dianteira. Da mesma forma que o spoiler dianteiro, elas são pretas no smart mhd e têm a cor da carroceria nas versões turbo. As carenagens dos espelhos retrovisores externos têm a mesma cor do tridion em todos os modelos.
Novas rodas
Uma mudança importante ocorreu nas rodas, com a unificação das medidas dos pneus de todos os modelos, sendo que todos permanecem com rodas de liga de 15 polegadas. Desta forma, o mhd passa a ter, também, pneus mais largos (175/55 na dianteira e 195/50 na traseira), ganhando mais esportividade. No mhd, as rodas de liga leve têm novo desenho bastante original, com três raios duplos, que saem do cubo central como forquilhas. O turbo coupé e o cabrio têm rodas com o mesmo desenho diferenciado, com seis raios.
Uma outra novidade importante aparece na gama de cores que, para os modelos turbo, ganhou uma nova opção bastante ousada, o cinza fosco. Nessas versões, além da cor da carroceria, o comprador pode optar pelo acabamento do tridion em preto ou prata, enquanto no mhd a estrutura de segurança é sempre preta.
Interior
Internamente, os modelos turbo são oferecidos com acabamento em tecido de três cores diferentes – preto, vermelho ou bege. No mhd, o padrão é preto. Houve um reposicionamento no indicador do funcionamento do airbag do passageiro (que pode ser desligado caso o motorista viaje sozinho ou leve uma criança). A luz que sinaliza se o equipamento está desativado ou funcionando agora está mais evidente, localizada acima do espelho retrovisor.
Os modelos turbo 2013 passam a contar com novo sistema de áudio-navegação multimídia original de fábrica. O equipamento tem tela touchscreen com 6,5 polegadas, e inclui reprodutor de CD, MP3 e DVD, entrada para SD card e conexão Bluetooth para telefone celular e streaming de áudio. No porta-luvas há conexões para equipamentos auxiliares e USB. O sistema inclui navegação via GPS com mapeamento do território brasileiro, e está totalmente disponível em Português.
Funcionalidade como princípio
O smart fortwo foi concebido a partir de um princípio básico: espaço para dois ocupantes e sua bagagem. Em sua segunda geração, com menos de 2,70 metros de comprimento, o modelo oferece um espaço interno inesperado para quem o observa por fora, proporcionando um rodar divertido e extremamente seguro.
A cabine do smart surpreende ao oferecer acomodações de nível ergonômico comparável ao de carros de porte médio, causando impacto a quem experimenta o veículo pela primeira vez. Para atingir este nível de conforto, os designers da marca se valeram de recursos inteligentes: um exemplo é o posicionamento dos bancos, ligeiramente deslocados longitudinalmente, o que proporciona maior espaço para os ombros dos passageiros.
Outra surpresa é o volume do compartimento de bagagens, principalmente considerando a posição do motor, na traseira do carro. Ele comporta 220 litros até a altura do encosto dos bancos, podendo atingir 340 litros se usado até o teto do carro. Um espaço mais do que adequado para o uso urbano e até viagens de curta duração. Nos modelos coupé (tanto mhd quanto turbo), ainda há um espaço adicional para pequenos objetos, embutido na tampa do porta-malas. No cabrio, este compartimento serve para guardar as barras do teto que complementam a estrutura da célula de segurança quando a capota é aberta.
Segurança exemplar
O smart fortwo criou novos parâmetros de segurança para carros compactos. Seus ocupantes viajam dentro de uma rígida célula de segurança, o tridion, que envolve o interior do carro como uma noz. A estrutura é reforçada em pontos estratégicos, sendo em sua grande parte feita de aço de alta resistência. Em caso de colisão, os elementos longitudinais e transversais do tridion distribuem uniformemente as forças do impacto em torno da carroceria, enquanto as rodas funcionam também como zonas de deformação e absorção de energia.
Com essas características o smart fortwo não só atende às normas de segurança americanas (US-SINCAP) e europeias (EuroNCAP), como possui ótimas avaliações destes institutos. Um fator de proteção adicional do carro é o posicionamento elevado dos passageiros, acima do nível médio de ocorrência de impactos laterais. Todos os equipamentos internos também foram projetados para evitar ferimentos aos ocupantes em caso de acidente.
A segurança ativa é garantida pelo esp® (electronic stability program – programa eletrônico de estabilidade), que também incorpora a função hill start assist, que evita o recuo do carro ao arrancar em subidas. Os freios são antiblocantes (ABS), mantendo a dirigibilidade em frenagens em curvas e reduzindo a distância de imobilização, especialmente em pisos escorregadios. Um sistema adicional de assistência, o hydraulic brake assist, intensifica automaticamente a força aplicada pelo motorista sempre que for detectada uma frenagem de emergência.
Câmbio
O smart fortwo, desde seu lançamento em 2009, é equipado com a tecnologia softouch – uma transmissão automatizada de cinco velocidades, que fornece a praticidade das trocas manuais por meio da alavanca de câmbio sem necessidade de pedal de embreagem, ou o conforto das trocas automáticas sem o comando do motorista. Nas versões turbo, as marchas também podem ser selecionadas manualmente por borboletas junto ao volante (paddle shifters). O sistema impede erros na escolha das marchas que possam provocar elevação demasiada na rotação do motor ou causar perda de aceleração. Mesmo usado no modo manual, o câmbio retorna à primeira marcha quando o carro é imobilizado.
Start/stop
Para elevar ainda mais a economia do modelo mhd (iniciais de micro hybrid drive), essa versão do smart fortwo adota o sistema start/stop, que desliga o motor sempre que ele não for necessário, como ao parar nos semáforos. Nesse caso específico, o desligamento ocorre quando o carro ainda está em movimento, ao reduzir para uma velocidade abaixo de 8 km/h com o pedal de freio acionado. O motor volta a funcionar instantaneamente assim que o motorista tirar o pé do freio, garantindo uma resposta imediata ao acelerador para retomar a marcha.
Em um trânsito urbano, onde as paradas em semáforos e cruzamentos são frequentes – para não falar nos congestionamentos -, o sistema start/stop pode reduzir o consumo entre 4,3 a 4,7 litros a cada 100 quilômetros rodados, contribuindo, também, para a diminuição das emissões. O sistema start/stop utiliza um gerador de eletricidade que, além de suprir o sistema elétrico do carro e manter carregada a bateria, também atua como motor de partida.
smart. Mais espaço no Mundo
A proposta do smart é proporcionar uma nova mobilidade urbana para o caos e falta de espaço em grandes cidades.  Seu tamanho compacto, único entre os outros carros, possibilita aos usuários ‘mais espaço no mundo’ para as coisas boas.  Esse é o conceito da nova campanha publicitária do smart, que começa a ser veiculada no início de agosto na Internet.
Com mais agilidade para transpor no trânsito, com menos espaço para facilitar achar uma vaga, menos consumo para investir no que gosta, sobra mais espaço para investir nas coisas que os usuários acreditam importantes.  Nessa linha, a smart usa deste mote para mostrar que precisa de menos espaço para vender seus atributos físicos e apoiará boas notícias quando estamos rodeados por notícias ruins.  Vestindo a camisa da cidade, o smart quer deixar mais espaço para o que realmente importa.
Preços públicos sugeridos
O smart fortwo 2013 não teve os preços públicos sugeridos alterados, permanecendo em vigor a tabela anterior*.
smart fortwo mhd coupé  – R$ 52.500,00
smart fortwo turbo coupé – R$ 68.500,00
smart fortwo turbo cabrio – R$ 72.500,00
smart fortwo turbo cabrio tritop – R$ 72.900,00
* Preços públicos sugeridos base SP. Válidos até 31/07/12.  
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