Alpha Pesados: Sinotruk apresenta a família A7 de caminhões pesados
Modelos chegam ao Brasil para atender a categoria Premium
Texto: Redação
Fotos: Divulgação
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A Sinotruk apresentou a sua nova família de caminhões Premium A7, que foi desenvolvida para atender às mais exigentes operações de transporte. Vocacionados para o transporte de longa distância, de distribuição e fora de estrada são ideais para aplicações rodoviárias pesadas como as composições articuladas, caso do bitrem, rodotrem ou treminhão. “Os caminhões A7 são produzidos em moderna fábrica da Sinotruk em Jinan, na China, com métodos de produção e controle de qualidade que asseguram aos caminhões o mais alto padrão de qualidade em todas as etapas produtivas, conferindo aos veículos Sinotruk destacada presença em diversos mercados do mundo”, diz Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil.
Entre as vantagens da família A7 estão o projeto moderno que utiliza componentes de última geração e a produção verticalizada, com grande parte dos componentes produzidos nas instalações da Sinotruk China, garantindo total qualidade do processo e dos componentes, com consequentes ganhos de escala e redução de custos. “Os caminhões A7 têm como missão garantir ao transportador melhor desempenho, economia, conforto e baixos níveis de emissões de poluentes”, explica Anderson.
A família A7 chega com motor Sinotruk D12 (Euro V), turbo intercooler, de gerenciamento eletrônico, equipado com sistema de injeção do tipo common rail, proporcionando alta potência, elevado torque, baixos níveis de emissões em total conformidade com as exigências das normas de emissões Proconve P-7 ou Euro V.
Conta com o sistema SCR (sigla em inglês que significa Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de gases, mediante a utilização do componente Arla 32, que é comprovadamente a mais eficiente e adequada para a aplicações em veículos pesados. Trata-se de um sistema já adotado pela maioria das fabricantes de caminhões instaladas no Brasil e seu bom desempenho foi comprovado em milhares de testes realizados em outros países. A utilização da SCR reduz de forma drástica a emissão de óxido de nitrogênio e proporciona economia de combustível. Isso sem ser necessário realizar mudanças significativas no motor.
O motor D12 Sinotruk possui mecânica simples e baixo custo operacional já comprovados nas opções Euro III em diversos mercados onde a Sinotruk atua com destaque para a China, Rússia, países africanos e Oriente Médio. Sempre operando em condições de uso severo, comprovando a grande resistência e confiabilidade do produto.
Cabine ergonômica
A moderna cabine da família A7 possui desenho funcional e aerodinâmico com excelente projeto ergonômico contribuindo para um ambiente confortável e moderno. É equipada com suspensão a ar com quatro pontos de ancoragem e sistema de amortecimento lateral.
Conta com elevado número de porta-objetos distribuídos estrategicamente no interior da cabine. O acesso à cabine é fácil e seguro, proporcionado pelo grande ângulo de abertura das portas e presença de três degraus do tipo anti-derrapante.
O volante é regulável em inclinação e profundidade proporcionando sempre a correta posição de condução ao motorista, independente do seu biotipo. De dentro da cabine há uma excelente visibilidade em todas as direções proporcionada por uma ampla área envidraçada e retrovisores corretamente localizados nas posições lateral e frontal, que possuem acionamento elétrico. Há também um eficiente sistema de ar condicionado tipo digital e sistema de ventilação interna otimizado, proporcionando elevado nível de conforto térmico no interior da cabine.
Além disso, os Sinotruk A7 apresentam excelente nível de isolamento termo acústico, apresentando baixos níveis de ruído e excelente temperatura em quaisquer condições climáticas.
O painel de instrumentos foi projetado com desenho agradável e funcional, com todos os instrumentos providos de iluminação do tipo LED. Os comandos e teclas estão ergonomicamente distribuídos e são de fácil alcance e utilização.
A cabine leito é equipada com duas camas de série para a versão teto alto. O assento do motorista é equipado com suspensão a ar, apoio de braço e cinto de segurança de três pontos. Possui sistema de som completo com entrada USB. O volante é equipado com sistema de teclas e comandos multifuncionais. A cabine possui piso semi-plano o que proporciona amplo espaço interno e conforto aos ocupantes. Para dar o toque final, o acabamento interior tem forração em padrões de tons claros proporcionando excelente visual.
Segurança máxima
Os caminhões A7 estão equipados com a versão mais recente do sistema ABS/ASR (sistema anti-bloqueio) de freios da marca Wabco, o qual é complementado pelos sistemas EBL (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e TPM (monitor de pressão de pneus). O sistema atende todos os requisitos exigidos pelas últimas normas americanas referentes aos sistemas de freios e acessórios adicionais. O ASR evita deslizamento das rodas do veículo, o EBL garante melhor distribuição da frenagem e o TPM mede as alterações em tempo real da frenagem em função da pressão dos pneus.
As luzes traseiras são equipadas com lâmpadas de LED, as quais garantem alto brilho, vida longa e baixo índice de falhas contribuindo para melhorar a segurança na condução noturna.
O freio motor EVB do tipo combinado (Borboleta + Atuação no Cabeçote) possui alta capacidade de frenagem que proporciona sensível redução do desgaste dos componentes do sistema de freio de serviço, aumentando o nível de segurança com consequente redução dos custos operacionais.
Eficiência ambiental
Outro destaque da família A7 fica por conta da eficiência ambiental com a utilização de modernos motores de gerenciamento eletrônico que proporcionam alto rendimento e baixos níveis de emissões mediante a aplicação intensiva da eletrônica embarcada que oferece em quaisquer condições de operação a quantidade exata de combustível em relação a carga, temperatura e regime de rotações, resultando maior eficiência, energia e redução significativa nos níveis de emissões. As cabines são pintadas com os mais avançados processos de pintura, utilizando tintas a base de água técnica que elimina a descarga de produtos nocivos ao meio ambiente.
A utilização de materiais de fricção (lonas de freio e revestimentos de embreagem) com componentes isentos de amianto reduz drasticamente a quantidade de materiais nocivos ao meio ambiente. O trem de força é otimizado com baixo índice de perdas mecânicas, elevada performance e grande manobrabilidade conferindo ao conjunto alto índice de aproveitamento energético.
Cavalo-mecânico A7 380 4×2 (teto alto e baixo)
Equipado com motor Sinotruk Euro V D12 com potência de 380 cv a 2.000 rpm e torque de 1650 Nm de 1.100 a 1.400 rpm, o cavalo-mecânico com tração 4×2 oferece versatilidade no aproveitamento das diversas configurações de eixos permitidas pela Lei da Balança, em conjuntos com semirreboques de três eixos simples, espaçados ou ainda do tipo 1+2. Essa faixa de potência representa a maior densidade de veículos na categoria. No que diz respeito a pesos e dimensões possui Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 46 toneladas.
O A7 380 4×2 possui duas opções de caixas de transmissão: a primeira da marca CNHTC (Sinotruk), do tipo automatizada, com 16 velocidades a frente e 4 à ré e como segunda opção, a caixa mecânica, sincronizada da marca Shaanxi Fast Gear, modelo 12JS160TA com 12 velocidades para frente e 2 à ré.
Possui cabine tipo avançada, construída em aço de alta resistência, com opções de teto baixo (com uma cama) e teto alto (com duas camas).
Cavalo-mecânico A7 420 6×2(teto alto e baixo)
A opção rodoviária 6×2 de 420 cv a 2.000 rpm e torque de 1.820 Nm de 1.100 a 1.400 rpm oferece distribuição de peso mais equilibrada para aplicações como carga geral, transportes frigorificados, basculantes, tanques, entre outros. O conforto da cabine oferecida em teto alto (com duas camas) e teto baixo (com uma cama) e seu resultado econômico operacional são argumentos fortes na disputa pelo segmento Premium na categoria do transporte rodoviário pesado. Assim como o A7 380 4×2, a tração de 420 cv 6×2, possui duas opções de caixa de transmissão: A primeira da marca CNHTC, tipo automatizada de 16 velocidades à frente e 4 à ré e como segunda opção a caixa Shaanxi Fast Gear modelo 16JS200T, tipo mecânica de 16 velocidades à frente e 2 à re.
Cavalo-mecânico A7 460 6×4 (teto alto e baixo)
O modelo de 460 cavalos a 2.000 rpm e torque de 2.000 Nm entre 1.100 a 1.400 rpm, com tração 6×4, pertence ao segmento Premium de aplicações rodoviárias mais pesadas, como as composições articuladas, caso do bitrem, rodotrem e treminhão. Com uma cabine renovada e dispositivos de conforto e segurança, o cavalo-mecânico atende às mais rigorosas demandas técnicas do mercado brasileiro, proporcionando um custo-benefício favorável. Conta com caixa de transmissão CNHTC (Sinotruk) automatizada de 16 velocidades à frente e 4 à ré e como as outras configurações tem como opção a transmissão mecânica sincronizada, marca Shaanxi Fast Gear 16JS200 TA de 16 velocidades à frente e 2 à ré. Com PBTC de 74 toneladas, possui cabine avançada com opções de teto alto (com duas camas) e teto baixo (com uma cama).
A7 420 8×4 (chassi rígido)
O A 7 420 8×4 é voltado para tarefas severas. Equipado com o moderno motor Sinotruk D 12 42 50 Euro 5 de 420 cv a 2000 rpm e torque de 1850 Nm de 1100 a 1400 rpm , se constitui em uma excelente opção para uso em aplicações fora de estrada de todos os tipos, como transporte de minérios e construção civil.
O trem de força do A 7 420 8X4 combina um motor de conceito moderno com elevada potência e torque, além de baixos niveis de emissões. Possui transmissão automatizada Sinotruk HW 20716 A de 16 velocidades para a frente e 4 à ré. O destaque desse caminhão plataforma fica por conta da moderna cabine Sinotruk que incorpora os mais modernos conceitos de ergonomia e de conforto.
Sobre a Sinotruk
A Sinotruk, conhecida como CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnologia com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.
Sobre a Elecsonic
Constituída em 2009 por um grupo de sócios brasileiros, todos oriundos do setor automotivo, a Elecsonic, conhecida como Sinotruk Brasil, é importadora dos caminhões chineses Sinotruk Howo 6×4 e 6×2. Em breve iniciará as importações do modelo Premium A7, Euro V. A empresa está localizada na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR). Em abril deste ano, anunciou joint-venture com a CNHTC (Sinotruk China) e anunciou a construção de uma fábrica em Lages, Santa Catarina.
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