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Coluna “Mecânica Online”: Audi e-tron quattro: um novo princípio de propulsão
Veículo com propulsão híbrida vence 24 Horas de Le Mans e revela a próxima geração de tração nas quatro rodas
Tarcisio Dias*
A famosa corrida 24 Horas de Le Mans chegou em sua 80ª edição estabelecendo mais um marco tecnológico no automobilismo. Pela primeira na história da competição, um veículo com propulsão híbrida – o R18 Audi e-tron quattro – conquistou a vitória. O pódio foi completamente da marca alemã com os quatro carros R18 da Audi Sport Team Joest, como os mais rápidos e mais seguros da corrida e, após 24 horas, ocuparam a primeira, segunda, terceira e quinta posição.
A marca fez jus mais uma vez ao seu slogan “Vorsprung durch Technik” para marcar o pioneirismo de uma nova tecnologia. É o primeiro carro a combinar um eficiente motor turbo de injeção direta com um sistema híbrido. A tração quattro retorna às pistas de corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente. Pela primeira vez na história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros de produção: e-tron quattro.
Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro com o potencial da eletro mobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e o segundo, por motores elétricos.
“A Audi sempre escolhe campeonatos e categorias em corridas que tenham uma estreita relação com o produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus clientes”, explica o chefe da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. “Quattro, TFSI e TDI são três excelentes exemplos de como o automobilismo estimulou o desenvolvimento da produção. Uma tendência semelhante transparece com o e-tron quattro: testamos uma tecnologia completamente nova na pista antes de a introduzirmos na linha de produção da Audi”.
No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cv continua a transmitir a sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.
O projeto e-tron quattro para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010 e em apenas 18 meses partiu das ideias conceituais para o primeiro teste. “Este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi testada em competição e que ainda nem existe em produção”, salienta Dr. Martin Mühlmeier, diretor de Tecnologia da Audi Sport. “O desafio correspondente foi enorme”, completa.
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*Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br