Outros
Volkswagen participa do Rodeo Country Bulls 2012 com Amarok automática
Amarok tem transmissão automática de oito marchas, que é a mais moderna e eficiente da categoria
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Volkswagen do Brasil participa do Rodeo Country Bulls 2012 entre os dias 18 e 22 de julho, no Recinto de Exposições, em São José do Rio Preto (SP).
A Volkswagen estará presente no evento com exposição da pick-up média Amarok Highline com a nova transmissão automática de oito marchas, que é a mais moderna e eficiente de sua categoria, além da Amarok S (na opção com cabine simples) e da Saveiro Cross 2013. No evento, haverá a performance da Amarok Highline automática na arena do rodeio.
O evento ocorre no Recinto de Exposições e sediará a etapa do campeonato mundial das provas de Montaria em Touro, Montaria em Carneiro e Três Tambores. A programação musical é destaque do evento e contará com artistas como Gustavo Lima, Fernando & Sorocaba, Luan Santana e Edson e Hudson.
Amarok ganha transmissão automática com oito marchas
A Volkswagen acaba de lançar a versão automática de sua pick-up média Amarok, que estabeleceu, em 2010, novos padrões de tecnologia e inovação em seu segmento. Agora, a pick-up Volkswagen volta a revolucionar sua categoria, pois conta com uma inovadora transmissão automática com oito marchas.
Com o novo sistema, a Volkswagen Amarok oferece conforto de rodagem ainda maior, principalmente para os usuários que a utilizam na cidade. O novo câmbio também garante um excepcional comportamento fora de estrada e nível de consumo de combustível abaixo da mesma versão equipada com câmbio manual. A Amarok é a primeira pick-up com câmbio automático de sua classe a contar com oito marchas, que possibilitaram aos engenheiros da Volkswagen ampliar a distância entre as relações da primeira e da oitava velocidades em relação às transmissões automáticas convencionais. Graças a essa maior amplitude, o motor TDI trabalha de forma ainda mais eficiente, sempre dentro do regime de rotações ideal, e é mais econômico e ágil.
A oitava marcha foi configurada como “overdrive”, para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível. A primeira marcha foi calculada para esforços acima do normal, como no uso off-road, para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque. Como na versão manual, a Amarok com transmissão automática de oito marchas e tração 4MOTION proporciona alto desempenho na utilização todo-terreno, mas suas características dispensam a necessidade de engrenagens de redução.
Maior potência: 180 cv
A chegada da nova transmissão automática coincide com a estreia do novo motor 2 litros biturbo TDI, com 180 cv (132 kW). Com torque máximo de 42,8 kgfm (420 Nm), ele garante excelente desempenho e rodagem suave à pick-up, mesmo quando usada para rebocar um trailer ou com carga pesada. Com o câmbio automático e tração 4MOTION, a Amarok acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 179 km/h, alcançada em sétima marcha (a oitava marcha é configurada como “overdrive”). A retomada de velocidade de 80 km/h a 120 km/h é feita em apenas 8,5 segundos.
O aumento de potência do motor TDI biturbo se deve à atualização do software de controle e a alterações efetuadas nos turbocompressores. Nas versões com transmissão manual equipadas com o motor TDI biturbo, a potência também foi elevada de 163 cv para 180 cv. O torque permanece em 40,8 kgfm.
Com o novo motor e o câmbio automático, a capacidade de reboque da Amarok aumentou para 2.860 kg (em subidas até 12%) – um alto valor em sua categoria.
Novas versões
A nova transmissão automática é exclusividade da versão Highline, a topo de linha da Amarok. A gama de ofertas da pick-up média da Volkswagen foi ampliada para um total de nove versões – a de entrada, equipada com motor diesel com uma turbina e 122 cv, passa a ser chamada de Amarok S, oferecida com cabine simples e dupla, sendo ambas com opções de tração 4×2 e 4×4 selecionável com reduzida.
A versão SE, anteriormente com venda restrita a frotistas, agora é disponibilizada também para compradores individuais. A Amarok SE, com opções de cabine simples e dupla, oferece, em ambas as versões, a tração 4×4 selecionável com reduzida. As duas versões de Amarok SE recebem o novo motor com 180 cv e agora contam com para-choques dianteiros na cor da carroceria como item de série.
A versão Trendline traz o novo motor de 180 cv, câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 selecionável com reduzida, além de ser equipada de série com faróis de neblina e rodas de liga-leve 17″. Como opcional, oferece rádio RNS 315 com GPS e volante multifuncional.
A Amarok Highline oferece duas opções, sendo ambas com o novo motor de 180 cv: uma delas vem com a nova transmissão automática de oito marchas e tração 4×4 integral; a outra, com câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 selecionável com reduzida. Ambas disponibilizam de série sensor de estacionamento traseiro, rádio RCD 510 com GPS integrado, volante multifuncional e revestimento interno de couro.
As versões Trendline e Highline podem contar opcionalmente com o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais e freios ABS.
A Amarok oferece ainda, como equipamento de série, a exclusiva função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem. O EDL (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, também é standard em toda a linha.
Saveiro Cross: versão aventureira
A Saveiro Cross se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns no segmento. Seguindo as diretrizes dos utilitários da marca produzidos na Europa, os designers da Volkswagen do Brasil se preocuparam em ir além de criar um carro voltado para o lazer.
A Saveiro Cross é oferecida com cabine estendida, possibilitando maior conforto aos ocupantes e a possibilidade de transportar bagagem em seu interior. A Saveiro Cross utiliza o motor E-111 1.6 VHT Total Flex e a transmissão MQ200 manual, com cinco marchas, conjunto já consagrado no mercado brasileiro. Aliada à suspensão RCS (Robust Cargo Suspension), essa combinação assegura um excelente nível de desempenho e dirigibilidade, capacidade de carga e alta confiabilidade.
SERVIÇO
Rodeo Country Bulls 2012
Data: 18 a 22 de julho
Local: Recinto de Exposições. Rua Daniel Antônio de Freitas, nº 115, São José do Rio Preto (SP).
Ingressos: R$ 35,00 para os dias 19 e 22 e R$ 30,00 para os dias 18, 20 e 21.
Mais informações: www.countrybulls2012.com.br