Outros
Alpha Esportes: Disputas familiares apimentam a 3ª temporada da Mitsubishi Sailing Cup
Búzios (RJ) recebe a segunda etapa da competição a partir do dia 09 de agosto
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Pais e mães. Irmãos e Irmãs. Primos e primas. Na Mitsubishi Sailing Cup, que realiza a segunda etapa da 3ª temporada entre os dias 09 e 12 de agosto, em Búzios (RJ), a disputa entre familiares é um capítulo a mais de emoção nas já competitivas regatas de veleiros monotipos.
O exemplo mais claro da rivalidade sadia entre pessoas do mesmo sangue pode ser encontrado na família Grael. De um lado, o medalhista olímpico Torben Grael comanda o veleiro da classe S40 Mitsubishi / Energisa e compete ao lado do irmão, Lars, e do filho, Marco. Do outro, Martine Grael, filha de Torben, lidera a tripulação 100% feminina do barco Pajero / Gol, e tem a bordo a mãe, Andrea.
“Correr contra meu irmão e meu pai, em termos de competição, é como correr contra qualquer outro velejador. Mas, claro, há aquela zoação quando um ganha do outro, tudo sempre muito saudável. Na primeira etapa, inclusive, nós ficamos a frente deles em algumas regatas”, lembra Martine, comandante do veleiro Pajero / Gol.
Outra disputa que, há anos, marca a rivalidade entre familiares é a dos irmãos Parada. Na etapa de Ilhabela da Mitsubishi Sailing Cup, por exemplo, a disputa entre Guillermo, comandante do veleiro chileno Pisco Sour e considerado o melhor velejador argentino nos anos de 1982, 1983, 1987 e 2012, e Mariano, tático do barco chileno Patagonia e hexacampeão mundial de vela, durou até a última regata da classe S40.
Em uma manobra ousada nos metros finais antes de cruzar a bóia, vitória de Mariano “Cole” Parada na geral. “A batalha entre eu e meu irmão vem de anos e é muito legal porque sempre estamos muito próximos em termos de pontuação. Mas é uma briga que fica só dentro do mar”, afirma o tático do Patagônia.
Do mesmo lado
A Mitsubishi Sailing Cup não é feita apenas de rivalidade entre familiares. Na classe C30, por exemplo, o entrosamento dos irmãos Alexandre e Roberto Paradeda mostrou-se como um ponto forte do veleiro TNT/Loyal, comandado por Marcelo Massa: foram sete vitórias em sete regatas.
“Temos um entrosamento natural. Nós velejamos juntos há muito tempo. Quando o Roberto começou na classe Optimist, eu que o treinei, já que temos oito anos de diferença, e hoje trabalhamos juntos. Então estamos muito acostumados a conviver e isso nos ajuda durante as regatas”, afirma Xandi Paradeda.
Quem também tem experiência de sobra são os irmãos Torben e Lars Grael. Juntos, os velejadores conquistaram diversos títulos na vela, como o bicampeonato brasileiro e o campeonato mundial da classe Snipe. “Ter o Lars comigo é sempre um grande acréscimo na tripulação, já que ele é um velejador de alto nível. Na primeira etapa, pela primeira vez, tivemos o Marco conosco, então foi uma experiência totalmente nova”, lembra Torben.
O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25.
Mais uma vez, a competição promete grandes disputas. Isso porque a Mitsubishi Sailing Cup contará com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano “Cole” Parada, Vasco Vascotto e Eduardo de Souza Ramos.
As inscrições para a segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup, entre os dias 09 e 12 de agosto, em Búzios (RJ), já estão abertas no site www.mitsubishisailingcup.com.br.
Para acompanhar de perto a Mitsubishi Sailing Cup, os resultados da primeira etapa e saber todas as novidades das regatas, acesse o Twitter (www.twitter.com/mitsailingcup) e também o Facebook (www.facebook.com/MundoMit).