Outros
Alpha Esportes: Equipe Mitsubishi Petrobras se mantém na vice liderança do Rally dos Sertões
Guiga Spinelli e Youssef Haddad passam sem problemas pela Especial dos 20 anos e se concentram para a reta final da competição
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Haroldo Nogueira / Shez
A equipe Mitsubishi Petrobras passou sem problemas pela “Especial dos 20 Anos”. O trecho de hoje, com 627 quilômetros, foi classificado pela organização como o mais difícil e desafiador de todos os tempos.
“A especial foi bem mais tranquila do que pensávamos, embora a areia fofa na parte final tenha exigido bastante do Lancer Racing e atenção redobrada na pilotagem. Fomos em um ritmo bem conservador, sem assumir nenhum tipo de risco”, ressalta o piloto Guilherme Spinelli.
O navegador Youssef Haddad também não encontrou muita dificuldade no trecho de hoje. “A especial se desenhava como a pior desta edição, mas foi bem mais tranquila do que esperávamos, principalmente por já termos passado pelos dois dias do Jalapão, que foram bem puxados. O grande receio da organização eram as altas temperaturas, onde os carros poderiam esquentar demais e ferver. Mas o Lancer Racing não passou dos 75º C, que é uma temperatura bem baixa”, explica ele.
O trecho começou bem travado, mesclando grandes retas de alta velocidade. Com um furou no pneu do Lancer Racing, Guiga e Youssef usaram a estratégia para não perder tempo. “Tivemos um pneu furado logo antes de uma zona de radar, onde paramos para fazer a troca, e acabamos não perdendo nem um segundo”, disse Youssef, que realizou a troca do pneu em menos de dois minutos.
A prova percorreu um belíssimo trecho dentro de um cânion. Foram quase 50 quilômetros de altos paredões e pistas sinuosas com piso arenoso. “Foi muito parecido com as especiais do Rally Dakar”, lembra o navegador.
Reta final
O Rally dos Sertões chega à reta final. Faltam apenas dois dias para a chegada em Fortaleza (CE) e a Equipe Mitsubishi Petrobras está confiante com o desempenho até aqui. Guiga e Youssef ocupam a segunda colocação na classificação geral e são os melhores brasileiros na disputa, atrás apenas dos franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret.
“Vamos continuar com a concentração absoluta. Faltam apenas dois dias, mas são duas etapas tão importantes quanto qualquer outra. Estamos agora em um ritmo mais conservador e tentando manter a nossa posição, que é uma colocação que nos satisfaz e não queremos perdê-la. Vamos caprichar até a última bandeirada. Afinal, o rali só termina quando passarmos pelo último controle, da última especial”, garante Guiga.
9ª Etapa – 27 de agosto
Petrolina (PE) – Iguatu (CE)
O Rally dos Sertões entra nesta segunda-feira no Ceará, o quinto estado a receber o maior rali do país. A cidade de Igatu recebe pela primeira vez a competição e o trecho cronometrado passará por sertão e caatinga, com muita navegação.
Deslocamento Inicial: 62 km
Trecho de Especial: 143 km
Deslocamento Final: 355 km
Total: 560 km