Iveco

Alpha Notícias: Peugeot apresenta a edição limitada 208 GTi

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

No primeiro semestre de 2012 a Peugeot renovou o segmento de veículos compactos na Europa com o lançamento do 208, um modelo que revolucionou todos os conceitos estabelecidos até então em função de sua compacidade, elegância, habitabilidade, equipamentos e estilo ao volante, o condutor descobre um prazer de dirigir inédito. 

O 208 revoluciona, agora, o segmento premium ao lançar o 208 GTi, que combina suas qualidades intrínsecas com os atributos de conforto, versatilidade e espaço interno. A versão é caracterizada por uma personalidade forte e diferenciada. 

Destinado a clientes com alto nível de exigência, o Peugeot 208 GTi é fruto de um sofisticado trabalho em termos de cores e de materiais empregados. Seu dinamismo é expressado, em primeiro lugar, por meio de sua identidade exterior específica e facilmente reconhecível. Essa versão três portas é especialmente identificada por elementos de carroceria que ressaltam o efeito robusto, como as vias (espaço compreendido entre as rodas e o para-choque) ampliadas em 10 mm na parte dianteira e 20 mm na traseira, com caixa de rodas que se harmoniza com rodas de grandes dimensões. 

Particularmente sedutora e visível tanto de dia quanto de noite, a assinatura luminosa frontal é garantida por novos faróis halógenos, equipados com guias de luminosidade de última geração. Esses faróis, projetados com lâmpadas de estrutura interna retangular, utilizam tecnologia LED para as funções direcionais e para iluminação diurna. 

A grade frontal conta com elementos preto brilhante e cromado, de maneira intercalada (como um tabuleiro de xadrez), oferecendo um efeito em 3D, que contribui para o dinamismo do veículo. O resultado é um visual tecnológico, natural e sofisticado. 

A atenção aos detalhes também prevalece no interior, de modo a proporcionar uma sensação de prazer ao habitáculo. Esse trabalho cuidadoso salta à vista desde a abertura das portas, quando se revela a soleira em alumínio com a inscrição PEUGEOT. 

Elementos na cor vermelha destacam o tom escuro que compõe o painel, e essa aplicação está presente inclusive na costura do revestimento dos assentos e de peças como o volante, a alavanca do freio de mão, o pomo do câmbio e o revestimento das portas, todos em couro. Esse tratamento proporciona um ambiente exclusivo ao modelo. 

O painel de instrumentos combina uma estrutura mais elevada com uma assinatura luminosa inovadora e distintiva. Em harmonia com as funções LED dos faróis, os mostradores são envolvidos com retroiluminação em LED, enquanto o fundo é trabalhado em alumínio escovado. Para completar o aspecto tecnológico e sofisticado do interior, os pedais e o apoio para o pé também contam com tratamento em alumínio. 

Concebida a partir da versão três portas do 208, a versão GTi interpreta o salto de gerações protagonizado pelo 208, por meio de forte personalização. O modelo, que foi inspirado no icônico 205 GTi, traduz-se em um veículo esportivo e requintado. Sua carroceria é, sem dúvida, totalmente esportiva. O escapamento possui dupla saída em forma de trapézio, um desenho inovador que sublinha a exclusividade do modelo. 

Progredindo no sentido do vento, as molduras cromadas dos vidros que conferem ainda mais dinamismo terminam com uma assinatura que homenageia o ilustre modelo 205 GTi – esse embelezador envolve o logotipo GTi. 

Independente da cor da carroceria, detalhes em vermelho aparecem em diferentes partes do veículo. O conjunto é sutilmente realçado por detalhes cromados no embelezador dos faróis de neblina, na parte superior da grade e nos retrovisores. 

O 208 GTi proporciona ao condutor um prazer de condução distinto por ser dotado de um chassi esportivo que garante ótimo nível de prestações. Molas, regulagem dos amortecedores, barra estabilizadora, subchassis dianteiro e traseiro mais rígidos, enfim, todo o conjunto de suspensão é totalmente específico. 

Ágil e reativa, a carroceria do 208 GTi é bastante precisa. Os movimentos da direção são controlados pela rigidez da suspensão dianteira e traseira. O veículo é equipado com pneus 205/45 e rodas Carbone de 17 polegadas, que aliam faces diamantadas com pintura Storm e verniz fosco. Nelas estão abrigados discos de freio ventilados de 302 mm na dianteira e 249 mm na traseira. Refrigerados por saídas de ar dinâmicas, eles asseguram frenagem incisiva. 

O motor a gasolina 1.6 THP exprime-se por meio de uma linha de escapamento retrabalhada e é acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, com torque máximo de 27,5 mkgf e potência máxima de 200 CV. Dessa forma, o modelo garante retomadas e acelerações de primeira ordem. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos e vai de 0 a 1000 metros em apenas 27 segundos. As retomadas estão no mesmo nível: o 208 GTi passa de 80 a 120 km/h em menos de sete segundos em quinta marcha. A performance é beneficiada pelo peso do veículo. Leve, com 1.160 kg, ele emite somente 145g de CO2/km. 

Edição Limitada 208 GTi 

A chegada de uma versão GTi dentro da gama Peugeot é sempre um evento grandioso, em especial no segmento da série 200. Para celebrar a ocasião, a Peugeot desenvolveu uma edição limitada de 50 exemplares. 

Disponível na exclusiva cor Branco Nacré acetinada, essa pequena série conta com rodas em alumínio de 17 polegadas e diamantada com pintura preta brilhante. Na parte inferior da grade frontal a série limitada traz uma pequena bandeira da França. O veículo dispõe ainda de um sistema de navegação e som HiFi, e uma placa numerada reforça o caráter exclusivo da versão.