Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Stuttgart/Paris – A smart chega ao estrelato. Com o veículo conceito smart forstars, a marca urbana global atinge o nervo de um grupo alvo que se sente à vontade nas cidades do mundo. Movimentado a eletricidade, o smart forstars é um SUC (Sports Utility Coupé – cupê utilitário esportivo) com espaço para duas pessoas e muita bagagem. Seu nome é uma referência direta ao teto de vidro que cobre os passageiros, permitindo uma clara visão do céu estrelado. Ao mesmo tempo, ele se refere a uma ideia que é quase uma brincadeira: integrar um projetor de vídeo ao capô dianteiro. Isto permite que o trabalho dos astros do cinema possa ser compartilhado facilmente com os amigos a qualquer momento.
O smart forstars será apresentado pela primeira vez no Salão de Paris de 2012, entre 29 de setembro e 14 de outubro. A exposição na sofisticada capital francesa tem sabor local para a marca smart, pois suas instalações estão localizadas na cidade de Hambach, na Lorena. A cor do expressivo cupê também é uma referência ao local de sua estreia global. O carro é pintado na extravagante cor “alubean rouge”, que cria um atraente contraste com a tonalidade fosca de titânio metálico da célula de segurança tridion. E, graças ao motor magneto-elétrico do novo smart BRABUS elétrico, o smart forstars é ágil, vivaz e livre de emissões.
Segundo a Dra. Annette Winkler, chefe da smart, “o smart é o carro elétrico produzido em série mais barato da Europa. Ele não apenas é rápido e livre de emissões, mas também pode ter a temperatura interna regulada por meio de um smartfone antes de ser aberto e é facilmente recarregado numa tomada de corrente doméstica. Mais ainda, com sua potente bateria e o projetor integrado, o smart forstars pode transformar qualquer pátio cinzento em um animado cinema ao ar livre.”
Por isso, o compacto smart forstars (comprimento/largura/altura: 3.550/1.710/1.505 mm) não é apenas um conceito de mobilidade com amplo espaço para duas pessoas e uma generosa área de carga sob a traseira envidraçada, mas também um conceito de comunicação que não precisa mais do que a parede livre de uma casa para uma experiência cinematográfica espontânea. O media player do projetor integrado ao capô dianteiro é operado via Bluetooth a partir de um iPhone. Um sistema de som de alta qualidade, com altofalantes adicionais nas aberturas de ventilação atrás das portas, permite que a experiência de estar num cinema drive-in seja perfeita também para os amigos.
Design externo: atrevido e simpático, com balanços extremamente curtos
O smart forstars é facilmente reconhecido como um membro da família smart, mas ao mesmo tempo ostenta novas características chocantes. Sua silhueta não é a única pista da futura linguagem de design da marca: ele saúda o observador com um sorriso aberto em sua a face amigável, mas decidida.
O desenho romboide das luzes dianteiras e traseiras também é marcante. Anéis externos iluminam os piscas e as luzes de condução diurna com um grande número de LEDs. As lâmpadas parecem empurrar para fora como flechas – como gotas nas janelas da cabine de um avião na decolagem.
As “sobrancelhas” sobre os faróis dianteiros são apenas um entre muitos e adoráveis novos detalhes do carro. Elas dão aos faróis um novo visual em forma de U. O para-sol vermelho transparente acima do para-brisa reforça essa ideia e dá ao cupê uma atitude ainda mais assentada na estrada. As lanternas traseiras podem até mesmo ser abertas. A tomada para a bateria de alta voltagem fica dentro da lanterna direita, enquanto a da esquerda tem espaço para levar uma lata de bebida.
O modelo tem uma distância entre eixos maior que a do atual smart fortwo (2.470 mm / mais 603 mm) e maiores bitolas (dianteira 1.475 m / mais 193 mm, traseira 1.475 mm, mais 90 mm), o que também reforça o visual confiante. Ao mesmo tempo, os balanços extremamente curtos à frente e à ré o tornam flagrantemente compacto. As quatro rodas foram posicionadas nos cantos extremos da carroceria – uma característica típica da smart.
O smart forstars compartilha as principais características de sua carroceria com o smart for-us, que deu muito que falar no Salão de Detroit, no início do ano. A carroceria do smart forstars também apresenta superfícies convexas e sensualmente conformadas. O grande emblema da marca está orgulhosamente exposto na grade e a dianteira tem um design pronunciadamente tridimensional. Onde os carros de rali tradicionalmente tem uma tomada de ar no capô, no smart forstars foi integrado um videoprojetor, como um irônico farol auxiliar.
Sobre a cabeça dos ocupantes há um teto de vidro convexo. Ele se junta de forma contínua com a cobertura da área de carga, que se abre para cima. Como no smart for-us, a plataforma de carga inferior na traseira pode ser aberta eletricamente. Para começar, a tampa traseira desliza para baixo para uma posição paralela, antes que o assoalho do portamalas, que inclui a tampa, recue em 280 mm. Assim, o carregamento da caçamba de 900 mm fica extremamente facilitado.
Frisos pretos brilhantes que continuam abaixo das saias laterais chamam a atenção para as aberturas das rodas. O smart forstars roda sobre pneus esportivos Michelin medindo 245/35 ZR 21. As calotas em forma de asa que cobrem as porcas das rodas de três raios também são um detalhe atraente.
A personalidade esportiva e atrevida do smart forstars é reforçada também pelo chocante e tecnicamente complexo acabamento em vermelho alubean. A cor “Alubeam rouge” passa uma impressão de umidade que cria um contraste dinâmico e muito moderno ao visual metálico fosco da célula tridion cor de titânio.
Interior: sofisticado, descomplicado e individualizado
Superfícies esguias e tensas em branco madrepérola, combinadas a elementos funcionais com design preciso em alumínio escovado – o interior se caracteriza pelos contrastes. A cor “alubean rouge”, que também é usada na temática interna, cria uma conexão com o exterior do carro.
Estilosos, descomplicados, altamente funcionais e fáceis de individualizar – os dois bancos deste carro conceito são tipicamente smart. As conchas dos bancos, abertas na metade, são cobertas por um tecido macio que transmite a sensação de sentar numa rede. Os elementos gráficos e os diferentes tons de vermelho indicam uma progressão, reforçando assim o dinamismo e o aspecto extremamente inovador do veículo.
Como todas as superfícies de cobertura podem ser removidas quase instantaneamente, a possibilidade de individualização através de painéis diferentes é fácil. Prático: quando a cobertura do assento do passageiro é removida, objetos longos podem ser carregados passando pelo banco do smart forstars.
Os assentos tem acabamento em couro branco de alta qualidade, com um sofisticado ponteio também em branco. Nos painéis das portas, couro perfurado cria um sofisticado contraste e ressalta a alta qualidade dos materiais empregados.
Como no smart forvision, a cabine adota um estilo aerodinâmico para ventilação interna. Os elementos de controle e mostradores são voltados para o motorista. Assim como o módulo do cockpit divide o painel de instrumentos, o volante com dois raios é aberto na parte superior.
No lugar do espelho retrovisor convencional, o smart forstars apresenta um smart fone acomodado num suporte sobre o para-brisa. O motorista pode ver o que está acontecendo atrás do carro com a ajuda de uma câmera de vídeo integrada. O smart fone também serve como fonte de mídia e para controlar o projetor.
Porta-objetos à esquerda e à direita da área de carga, com trilhos de alumínio, oferecem espaço adicional para guardar objetos.
Propulsão elétrica – diversão com emissão zero ao rodar
A propulsão elétrica do smart forstars se baseia no inovador conceito adotado no smart fortwo BRABUS. Comparada à do modelo de produção do smart electric drive, a potência do motor magneto-elétrico foi aumentada para 60 kW, o que dá ao smart forstars um desempenho ágil e vivaz. Com torque de 135 Nm, ele tem uma poderosa aceleração sem intervalos e pode ultrapassar outros veículos com muita facilidade. O veículo atinge velocidade máxima acima de 130 km/h e a bateria de íons de lítio tem capacidade de 17,6 kWh.