Composto de dimetil éter, o gás propelente para aerossóis reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade
Texto: Assessoria de Imprensa
A Ultragaz, empresa com 75 anos de experiência na distribuição de Gás LP (Liquefeito de Petróleo) no Brasil, possibilita que as empresas que adotem o demexx®, gás propelente para aerossóis composto por dimetil éter, utilizem o Selo Verde em seus produtos aerossóis. O selo comprova que o produto é ambientalmente amigável e reforça o compromisso da Ultragaz com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Lançado no ano passado, o demexx®, dimetil éter com 99,99% de pureza, permite o uso de água na formulação, possibilita a redução ou eliminação de álcool e solventes e não requer nenhum processo de desodorização por ser isento de enxofre, resultando ainda na redução de emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs). São estas características que tornam o produto reconhecido em todo o mundo como ecologicamente amigável, e agora produzido no Brasil, oferencendo vantangens adicionais ao fabricante e ao consumidor quando comparado aos demais propelentes. Além disso, o demexx® permite a expansão da produção nacional substituindo as opções importadas.
O demexx® apresenta economia e vantagens para múltiplos segmentos: na categoria Personal Care, por exemplo, proporciona benefícios na utilização em Hair Spray, desodorantes pessoais e outros. Na categoria Saneantes, sua utilização abrange inseticidas, odorizadores e desodorizadores de ambiente, ceras polidoras e limpadores. Outras áreas que podem se beneficiar do uso do propelente são: tintas e vernizes, produtos veterinários, linhas técnicas, industriais, automotivas, alimentos, além de usos medicinais, de diversão, entre outros.
De acordo com dados da ABAS (Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários), o mercado brasileiro de propelentes segue em franca expansão desde 1998, quando foram consumidas 173 milhões de unidades (latas de aerossol). Pouco mais de dez anos depois, em 2009, o consumo foi de 545 milhões de unidades, um crescimento de 215%, sendo que, destes, 313 milhões de unidades foram produzidas no Brasil e 232 milhões foram importadas. Em 2011, o consumo foi de 802 milhões de unidades, com previsão de alcançar a marca de 1 bilhão de unidades em 2012.
Diante do aumento da importância deste segmento da indústria frente à economia nacional, o mercado demandou uma alternativa de propelente mais sustentável, eficiente e competitiva, características que são plenamente atendidas pelo demexx®. Reflexo disso, é que a Ultragaz já possui diversos clientes no Brasil e está prestando toda a assessoria no desenvolvimento de novos produtos, desde a criação e ajuste da fórmula, escolha de insumos (latas, válvulas) até os testes de eficácia e estabilidade. “Por meio do seu laboratório, o único com essa capacidade no Brasil, a Ultragaz suporta toda a criação e adequação de um novo produto para o mercado e, com a expertise que possui, indica quais as melhores alternativas de viabilização do negócio”, explica Tabajara Bertelli, Diretor Comercial Empresarial da Ultragaz.
“Estamos fornecendo um produto de alta qualidade, que respeita o meio ambiente e oferece condições mais econômicas em comparação aos outros propelentes. O selo concedido pela Anvisa, portanto, só vem confirmar isso, e já está despertando o interesse de algumas empresas que têm uma atuação sustentável e responsável, como a Bombril, Provider, Johnson & Johnson, Reckitt Benckiser e Tintas Renner (PPG), por exemplo”, ressalta Bertelli.
Para o presidente da ABAS, Hugo Chaluleu, a oportunidade é evidente, e a Ultragaz está preparada para atender o mercado.
“O mercado brasileiro converge para disponibilizar aos fabricantes diversidade em relação aos insumos necessários para a produção de aerossóis, embalagens, princípios ativos, válvulas, propelentes etc. Há, ainda, a tendência dos produtos ambientalmente favoráveis e que, preferencialmente, proporcionem redução de custos”, avalia.





