Outros
Alpha Notícias: Scania entrega ônibus articulado de 23 metros
Modelos garantem economia de combustível, robustez e elevado custo-benefício
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Scania entregou à operadora Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate) cinco ônibus que fazem parte de suas novas soluções para o transporte urbano. O lote contempla quatro modelos de 15 metros, o único chassi com essa configuração no País, e um articulado de 23 metros, que passa a ser o maior da marca em atividade no território nacional. O Rio Grande do Sul torna-se o segundo Estado, depois de São Paulo, a receber as alternativas Scania com as configurações de 15m para o transporte sobre rodas de passageiros.
Os modelos estão renovando e ampliando a frota da Visate, uma empresa que preza pela alta tecnologia em seus produtos e atualmente perfila cerca de 350 ônibus. Os veículos de 15m começam a rodar no fim de novembro e o maior articulado Scania no Brasil já trabalha há um mês pelas ruas de Caxias.
“A inédita versão de 23m foi um pedido do operador. A marca mostra mais uma vez sua capacidade de fornecer soluções de acordo com a necessidade do cliente”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil. Ele observa que a Visate “é um ícone de Caxias do Sul” e essa venda propicia à Scania quebrar a hegemonia da concorrência na operadora gaúcha. “Estamos expandindo as fronteiras do chassi 15 metros pelo Brasil, depois do sucesso paulista. Novas localidades estão descobrindo todas as vantagens e seu eficiente e rentável custo-benefício.”
“Seguindo seu pioneirismo, a Visate inova mais uma vez ao oferecer a seus usuários um dos mais modernos ônibus produzidos no Brasil, sempre em busca da melhoria continua de seus serviços. Agora, em parceria com a Scania e Marcopolo, é a vez de os “pesados” de 15 e 23 metros fazerem parte de nossa frota a serviço da comunidade caxiense”, diz Fernando Ribeiro, diretor-superintendente da Visate, para explicar que os veículos serão utilizados nas linhas coletoras e troncais, dentro do novo Sistema Integrado de Transportes que começará a operar em 2013. “Buscar alternativas que venham ao encontro dos interesses de nossos clientes usuários e da cidade é nossa missão.”
Eficiência para enfrentar os grandes centros urbanos
Caxias do Sul possui topografia caracterizada por muitos morros, com ruas estreitas e diversas curvas. “O novo chassi de 15m com terceiro eixo direcional da Scania foi a alternativa escolhida pela Visate para garantir uma operação eficiente para a empresa que ao mesmo tempo reverte em mais conforto para o passageiro”, conta Rafael Orlando Marcarini, gerente de vendas de caminhões semipesados e ônibus da Brasdiesel, a Casa Scania responsável pela venda.
O Scania K 310 6×2*4 de 15m possui um terceiro eixo direcional, característica que o torna único no mercado brasileiro. O eixo direcional possibilita maior grau de manobrabilidade, especialmente em cidades com ruas estreitas e pouco espaço para realizar curvas normais ou acentuadas.
O diferencial desse modelo é que o eixo de apoio gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras. Comparado a um ônibus sem o eixo direcional, a redução do raio de giro chega a 10%. Ele ainda oferece capacidade de transporte muito próxima à do veículo articulado de 18m, o que garante maior rentabilidade, economia de combustível e de pneus.
“Pensando no conforto da viagem, a Visate predeterminou que ele transportará no máximo 110 passageiros, contando sentados e em pé”, revela Marcarini. O veículo possui a nova carroceria Marcopolo Viale BRT (Euro 5), e está equipado com caixa automática ZF e suspensão a ar.
Já o articulado Scania K310 8×2/2 de 23m tem capacidade, definida pela Visate, para transportar 172 passageiros (em pé e sentados). O chassi também está montado com a carroceria Viale BRT (Euro 5) e possui suspensão a ar e caixa automática ZF.
Para mais informações acesse: www.scania.com.br