Com 50 minutos de corrida, os pilotos deverão poupar equipamentos do carro e correr estrategicamente na disputa pelo prêmio milionário
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Uma prova mais longa, com pit stop opcional, pontuação dobrada e o prêmio de R$ 1 milhão para o piloto vencedor. Esses são os ingredientes que irão apimentar a ‘Corrida do Milhão Goodyear’, marcada para este domingo (09), em Interlagos (SP). Toda essa disputa, que fechará com chave de ouro a temporada 2012 da Stock Car, exigirá das equipes e pilotos um cuidado extra com os itens do carro, principalmente com o desgaste dos pneus – fornecidos pela Goodyear –, para chegarem ao final da prova na linha de frente.
Nesta 12ª etapa, os competidores terão de encarar 50 minutos de prova, 10 a mais que nas demais corridas do ano. De acordo com Vinícius Sá, gerente de Marketing de pneus de automóveis da Goodyear, isso significa que as equipes devem definir o melhor set up do carro e os pilotos precisam ter critério ao longo da disputa para manterem a competitividade até a bandeirada final.
O regulamento da prova milionária permite que os pilotos façam um pit stop para o reabastecimento e troca de pneus. Como se trata de uma corrida especial, as equipes receberão três jogos novos de pneus, mas a decisão de trocá-los ou não faz parte da estratégia de cada escuderia. Isso também se aplica ao reabastecimento do carro.
“A calibragem correta dos pneus é um dos segredos para a boa performance durante a prova. Com o reabastecimento durante o pit stop, o carro ficará mais pesado e, por isso, as equipes precisam traçar suas estratégias com base nessas variáveis. Além disso, o piloto deve ter a sensibilidade de guiar o carro da forma mais adequada para brigar pelo pódio, considerando a estratégia de troca de pneus e reabastecimento da equipe”, acrescenta Vinícius.
As três edições já disputadas da Corrida do Milhão tiveram três vencedores diferentes: em 2008, quando o prêmio era de um milhão de dólares e a prova foi realizada no Rio de Janeiro, Valdeno Brito levou a melhor. Dois anos depois, já em Interlagos e com um prêmio em reais, foi a vez de Ricardo Maurício faturar a prova. Ano passado, também em São Paulo, diversos pilotos disputaram a liderança, mas a vitória ficou com Thiago Camilo. Neste ano sete pilotos ainda têm chances de faturar a bolada e Cacá Bueno, da Red Bull Racing, é o líder do campeonato, com 159 pontos.
  
Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br