Pilotos antes do Grande Prêmio da Austrália

Texto: Edil S. Custodio

A temporada 2012 da F1 começou empolgante, onde sete pilotos diferentes venceram as sete primeiras etapas. Tivemos surpresas como a vitória da equipe Willians com o piloto colombiano Pastor Maldonado justamente no dia em que Frank Williams completa 70 anos, tivemos também a primeira vitória da equipe Mercedes na categoria, a equipe Lótus voltou a vencer após 25 anos com Kimi Raikkonem que retornou este ano a categoria, a última vitoria da equipe tinha sido conquistada por Ayrton Senna. 

Este ano também Michael Schumacher se despediu pela segunda vez da Formula 1, após um retorno sem brilho e sem resultados expressivos, um piloto que nem de longe lembrou aquele que procura vencer a qualquer custo, quantas e quantas vezes presenciamos nesta temporada, pilotos de equipes menores ultrapassando Michael Shumacher sem tomarem conhecimento do que ele já representou para a categoria. 

Tivemos também os boatos e o troca-troca de equipe por parte dos pilotos. O sempre ameaçado Felipe Massa foi alvo dos boatos durante toda a temporada, após uma primeira metade muito ruim de campeonato ele conseguiu se recuperar e voltou a fazer boas corridas, assim teve seu contrato renovado por mais uma temporada com a equipe Ferrari. Já Bruno Senna não teve a mesma sorte, após sempre ir muito mal nos treinos livres, chegou a andar bem em algumas corridas, porém também andou se envolvendo em muitos acidentes e acabou perdendo seu emprego na equipe Williams, o piloto brasileiro está bem próximo de um acerto com a equipe Force Índia para a próxima temporada. 

A noticia que mais estremeceu a F1 no ano foi a troca feita pelo piloto inglês Lewis Hamilton, após conseguir 4 vitórias no ano, mas também amargar muitas quebras no carro da equipe McLaren durante a temporada, ele decidiu trocar sua equipe para correr pela Mercedes na próxima temporada, quem ocupará sua vaga no time McLaren é o novato piloto mexicano Sergio Perez que fez uma boa temporada pela equipe Sauber. 

O capitulo a parte da temporada foi a disputa pelo titulo entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O piloto espanhol nunca teve o melhor carro, porém mostrou mais do que nunca que é espetacular guiando um formula 1, pois conseguiu trazer a briga até a última prova da temporada, sempre tirando do seu Ferrari o que parecia não existir. Porém do outro lado estava Sebastian Vettel, piloto que a partir do meio da temporada ganhou um carro que voltou a ser muito competitivo, e com esta combinação de ótimo piloto e ótimo carro, a conquista do tricampeonato se tornou uma quase certeza e se confirmou no Brasil. Sebastian Vettel é o tricampeão mais jovem da história. 

Que a temporada 2013 seja tão boa quanto esta.