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Alpha Notícias: Mercedes-Benz apresenta nova transmissão 4MATIC

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Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A partir do próximo ano, a Mercedes-Benz oferecerá uma nova versão do sistema 4MATIC de tração integral com distribuição integral de torque variável. Este novo desenvolvimento é baseado na arquitetura de tração dianteira com motores montados transversalmente. Assim como outras versões do 4MATIC, esta proporciona uma alta reserva de força de tração aliada a uma impressionante agilidade, acompanhadas por excelentes níveis de segurança dinâmica e eficiência energética.
O novo sistema 4MATIC irá complementar as quatro novas versões com tração integral que estavam disponíveis até o momento. Ele irá permitir a adequação da tecnologia 4×4 a todas as categorias de veículos: do CLA e dos modelos das Classes C, E, S, CLS e CL a uma abrangente gama de utilitários esportivos e veículos todo-terreno que inclui as Classes GLK, M, GL e G. O novo sistema 4MATIC também incrementa o prazer ao dirigir do especialmente dinâmico CLA 45 AMG que, assim como o modelo de produção normal, será lançado em 2013.
Os componentes mais inovadores do novo sistema 4MATIC incluem a saída de força para o eixo traseiro integrada à transmissão automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e o diferencial do eixo traseiro com uma embreagem multidiscos controlada por sistema eletro-hidráulico. Esta configuração permite a transmissão variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro de forma integral. Entre os benefícios adicionais deste design estão o menor peso do sistema, comparado aos concorrentes, e alta eficiência. De forma similar às versões com tração dianteira, todos os modelos 4MATIC também apresentam uma boa eficiência energética.
A tração integral 4MATIC é um projeto inteiramente novo, adequado às necessidades dos novos modelos com tração dianteira.
Unidade de saída de força (power take-off unit – PTU) repassa o torque para o eixo traseiro
O novo sistema 4MATIC acompanha a transmissão automatizada 7G-DCT de sete marchas com dupla embreagem. O fluxo de força para o trem de força traseiro ocorre através de uma unidade compacta de transferência de força (PTU) integrada à transmissão principal e abastecida com lubrificante do circuito de óleo da mesma. Esta configuração proporciona substanciais vantagens quanto ao peso, chegando a uma redução de 25% em comparação com sistemas concorrentes que transmitem o torque através de um componente adicional com sistema de óleo próprio. Juntamente com os rolamentos de rolos cônicos com fricção reduzida, a PTU alcança um excelente nível de eficiência.
Projeto inteiramente novo, com torque sob demanda no eixo traseiro
A embreagem multidiscos acionada eletro-hidraulicamente integrada ao diferencial traseiro permite distribuir o torque de forma totalmente variável. Princípio básico: quando a embreagem multidiscos é aberta, o veículo é tracionado exclusivamente pelo eixo dianteiro. Quando a embreagem fecha, o eixo traseiro entra em ação. O torque pode ser direcionado de modo inteiramente variável entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo com cada situação específica (torque sob demanda).
A pressão do sistema para ativar o eixo traseiro é fornecida em milésimos de segundo pela bomba rotativa integrada ao diferencial traseiro. A bomba é ativada automaticamente assim que ocorrer uma diferença entre as velocidades dos eixos dianteiro e traseiro. O controle de pressão é efetuado por uma válvula controlada eletronicamente.
Sistemas de controle inteligentes para uma condução agradável
O sistema 4MATIC é ativado de acordo com um princípio básico: “sempre que necessário e o menos possível”. Isto significa que, sempre que as condições de utilização permitirem, os modelos com tração integral irão funcionar quase exclusivamente no modo econômico de tração dianteira. Assim que as condições de direção exigirem, porém, o torque propulsivo será dirigido da forma necessária para o eixo traseiro. O processo inverso acontece rapidamente e da mesma maneira: assim que a tração traseira não for mais necessária – por exemplo, em caso de frenagens extremas com intervenção do ABS – o trem de força traseiro é desativado e seu torque é reduzido a zero.
Caso o veículo saia de frente ou de traseira de forma acentuada sob carga, o torque é dirigido primordialmente para ajudar a estabilizar o carro. Apenas se essas medidas não surtirem efeito haverá intervenção de outros sistemas de controle adaptados às condições da 4MATIC, como o ESP ou 4ETS.
Com essa estratégia, os projetistas conseguiram combinar duas exigências-chave definidas nas especificações de desempenho: ótima eficiência energética associada a elevado dinamismo de condução e máxima segurança de rodagem.
Personalização: modos de tração para diferentes estilos de condução
A intensidade da distribuição de torque também depende da seleção do programa de trocas de marcha da transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. No modo ECO, menos torque é enviado para o eixo traseiro, o que resulta numa operação mais suave e ajuda a manter uma condução econômica em baixas rotações. Nos modos SPORT ou MANUAL, o tempo de ativação é reduzido e mais torque é dedicado ao eixo traseiro, em benefício de um estilo de direção mais dinâmico e esportivo. Nas versões AMG, a adaptação do controle da 4MATIC acontece de acordo com a seleção feita pelo condutor entre os três estágios do ESP.
Novo sistema 4MATIC é incorporado ao Mercedes-Benz CLA
Os modelos da Classe CLA previstos para o próximo ano, assim como o ágil e poderoso CLA 45 AMG, também serão beneficiados com os mais recentes avanços na tecnologia de tração integral da Mercedes-Benz. O novo Mercedes-Benz CLA adota quase integralmente o design de vanguarda do Concept Style Coupé para a produção em série. Mantendo seu posicionamento esportivo, o CLA é oferecido com motores turbo com alto torque e até 155 kW (211 cv), suspensão esportiva e o novo sistema 4MATIC.
CLA 45 AMG: a forma mais dinâmica de desfrutar do novo 4MATIC
Como modelo topo de linha de alta potência da nova categoria de compactos, o CLA 45 AMG amplia o portfólio da marca de alta performance da Mercedes-Benz, que passa a oferecer um veículo de alto desempenho neste segmento. O novo motor quatro cilindros turbo AMG 2 litros a gasolina vai estabelecer novos parâmetros para motores de sua cilindrada: com torque máximo bem acima de 400 Nm e baixo consumo de combustível, o AMG quer superar toda a concorrência. Juntamente com uma versão do 4MATIC especialmente adaptada para este nível de potência, o CLA 45 AMG será um dos mais dinâmicos, potentes e eficientes cupês de quatro cilindros no mercado.
Variedade impressionante
Além da Classe E e Classe C, ambas disponíveis nas versões Saloon e Estate, a gama de modelos 4MATIC também abrange o cupê de luxo CL, o cupê de quatro portas CLS e o CLS Shooting Brake. Os recentemente aperfeiçoados SUVs da marca também se incluem na relação: o Classe M, o compacto GLK, o luxuoso SUV GL e o legendário Classe G, que continua a manter sua especial capacidade off-road após 33 anos em produção. A linha Mercedes-Benz com tração integral também inclui um modelo exótico, o SLS AMG Electric Drive. Nesse veículo, quatro motores elétricos garantem uma enorme força de impulso, com distribuição seletiva e inteiramente variável de torque para cada uma das rodas. E, quando os modelos compactos equipados com a nova geração do 4MATIC completarem a gama no próximo ano, a tração integral estará disponível em todos os níveis.