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Alpha Notícias: Nissan amplia a frota de táxis elétricos na cidade de São Paulo
Segunda fase do Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo terá mais oito unidades do Nissan LEAF e cinco pontos de recarga rápida de 30 minutos
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Os esforços da Nissan em promover globalmente veículos elétricos ganharam mais reforços. Hoje, a Nissan do Brasil apresentou seu balanço parcial da primeira fase do Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo, uma parceria entre Nissan, Prefeitura de São Paulo, AES Eletropaulo e a Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo (Adetax). Foram entregues mais oito unidades do Nissan LEAF, o primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo. Além dos oito carros, a empresa parceira do projeto AES Eletropaulo anunciou a chegada também de cinco postos de carga rápida (30 minutos), que marcam a segunda fase do projeto e que irão potencializar o estudo da viabilidade de veículos movidos à eletricidade.O projeto conta agora com 10 unidades do Nissan LEAF, que circulam de segunda a sexta-feira e partem dos pontos dos táxis localizados na Avenida Paulista, esquina com a Rua da Consolação; na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini e em frente ao Teatro Municipal, no centro da cidade.
Nesta segunda fase do projeto, os taxistas poderão abastecer os veículos durante o dia nos postos de carga rápida, que carregam completamente a bateria em até 30 minutos. Estes postos estão instalados nos estacionamentos das concessionárias Nissan nos bairros da Lapa, Tatuapé, Vila Guilherme, Vila Olímpia e Vila Prudente. Os taxistas continuarão a ter acesso aos carregadores instalados nas sedes das empresas de táxi e que levam até 8 horas para ter a carga completa.
“O Nissan LEAF marcou a história da indústria automotiva por ser o primeiro veículo 100% elétrico no mundo vendido em larga escala. Hoje, em São Paulo, o Nissan LEAF marca história mais uma vez, comprovando sua viabilidade às necessidades diárias de mobilidade do brasileiro dentro da maior cidade do país. Estamos muito felizes de contribuir para o desenvolvimento do projeto que poderá mudar a forma como o brasileiro vê e utiliza os carros no cotidiano. Sem dúvida, esta é mais uma iniciativa da Nissan que demonstra o fortalecimento da companhia no país, assim como a construção da nossa nova fábrica no país e nosso patrocínio aos Jogos Olímpicos Rio 2016”, explica François Dossa, vice-presidente de Administração e Finanças da Nissan do Brasil. “Temos certeza que o Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo irá colaborar ainda mais nos planos de criação de incentivos para a comercialização do veículo elétrico no país, já que este modelo certamente corresponderá a 20% da frota mundial em 2020”, completa Dossa.
Resultados parciais da primeira fase
O Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo teve início no dia 6 de junho e é um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções (MoU) assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo, e que conta também com a Adetax. Na época, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a assinar um acordo desse tipo.
Até o mês de novembro, o projeto teve duas unidades do Nissan LEAF disponíveis para a população no ponto de táxi da Av. Paulista com a Rua da Consolação. Nesse período foram transportados 2.400 passageiros. Cada veículo percorreu cerca de 10.000 km, rodando em média 6 horas por dia, de segunda à sexta-feira.
Considerando que o custo do carregamento da bateria é de R$ 0,0537 por Km rodado, conforme dados da AES Eletropaulo, cada veículo teve o gasto aproximado de R$ 537,00 para reabastecimento durante toda a primeira fase do projeto. Se comparado ao preço de outros combustíveis, como a gasolina, o custo de abastecimento subiria para R$ 2.291,66*, mais de 320%. Em comparação ao etanol, o custo seria de R$ 2.125,00**, quase 300% a mais que o custo da eletricidade.
Nissan LEAF
Com autonomia de 160 km com uma única carga, o Nissan LEAF foi projetado desde o início para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna. Ele oferece espaço, conforto e potência como os veículos à combustão, mas sem emitir poluentes que contribuem para o efeito estufa, além de não fazer nenhum barulho.
*custo aproximado para uso de gasolina em veículo com média de 12km/l, considerando o preço do litro a R$2,75
**custo aproximado para uso de etanol em veículo com média de 8km/l, considerando o preço do litro a R$1,70