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Alpha Notícias: Schaeffler inova com componente eficiente para modernos conceitos de acionamento em caixas de mudanças
Sensor de posição é um elemento chave em sistemas avançados Start-Stop
Texto: Assessoria de Imprensa
A eletrificação de drivetrains baseado na hibridização e automação de motores de combustão interna, Engine Start Stop (ESS), tem colocado novas exigências em transmissões manuais. Considerando que as os primeiros sistemas Start-Stop para veículos com motores a combustão são ainda baseados em componentes tradicionais, a produção avançada destes sistemas será cada vez mais integrada no fluxo de informação do veículo, criando desse modo significante potencial para melhorias em conforto e eficiência energética. Um componente importante para soluções modernas no trem de transmissão neste contexto é o Pino Posicionador Sensorizado Schaeffler, elemento sensor para detecção de posição neutra na transmissão. De maneira confiável, este sensor detecta a posição selecionada e envia esta informação para as unidades de controle incorporadas no veículo. O sistema é caracterizado por elevada integração funcional de componentes e é resultado do desenvolvimento consistente de componentes existentes para incorporar novas funções.
Os Pinos posicionadores clássicos têm sido tradicionalmente parte da gama de produtos da Schaeffler. Nós fornecemos para montadoras em todo o mundo um grande número de soluções que podem ser utilizadas para customizar o conforto na mudança de marchas em veículos com transmissão manual.
O novo Pino Posicionador Sensorizado da Schaeffler combina um posicionador existente com um sensor para medição do curso. As funções do sensor posicionador da Schaeffler são as seguintes: Ao realizar o movimento de engate na transmissão , o pino posicionador é movimentado e induz magneticamente o sensor enviando o sinal pertinente para o conector integrado. Dependendo dos requisitos, o sensor pode manipular protocolos PWM (Pulse Width Modulation) ou SENT (Single Edge Nibble Transmission) e podem também gerar saída de sinais analógicos.
O Pino Posicionador Sensorizado determina a posição da alavanca de câmbio em neutro para todas as mudanças e simultaneamente detecta esta posição. Isto garante elevada precisão do componente.
Em conjunto com o segundo pino posicionador, os requisitos específicos do cliente para troca de marchas são atingidos e o conforto desejado na mudança de marchas é assegurado. Os sensores utilizados para detectar a posição neutra não exigem contato, e portanto, não apresentam desgaste. O sensor também detecta posição de marcha ré e emite um sinal correspondente. Isto permite também o acionamento de luz de ré e todas as interfaces mecânicas associadas. A padronização do layout dos componentes eletrônicos e programação do sensor fornecem adaptabilidade ideal.
Enquanto a primeira geração de sistemas de detecção de posição de neutro em sua maioria compreendem um sensor adicional com um ímã separado e ainda são instalados em três posições diferentes, o novo Pino Posicionador Sensorizado da Schaeffler não requer componentes adicionais e é montado em uma única posição de instalação. Além disso, não exige modificações mecânicas no seletor e na caixa de mudanças.
“O novo Pino Posicionador Sensorizado oferece uma solução altamente integrada para detecção de posição neutra e marcha ré em transmissões manuais e cria um dos pré-requisitos em sistemas start-stop”, explica Stanislav Massini, Diretor de Desenvolvimento Avançado e Mecatrônica na Linha de Produto de Sistemas de Engate na Schaeffler. “Seu elevado nível de integração dispensa a aplicação de alguns componentes, vários elementos de fixação e reduz passos no processo de manufatura.”
O novo sistema de sensoriamento traz uma importante contribuição na redução de consumo e emissões de gases, permitindo também a otimização no peso e custo do veículo. O Pino Posicionador Sensorizado da Schaeffler já esta em produção em série e disponível para aplicações em sistemas start-stop.