Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A General Motors escolheu o que há de melhor para equipar o novo Chevrolet Onix, que chegou para brigar de frente com modelos lançados recentemente por várias montadoras em seu segmento. No sistema de freios, mais uma vez a TMD, com seus produtos Cobreq, foi a empresa escolhida para desenvolver as pastilhas de freio dianteiras do veículo, assim como suas lonas de freio a tambor traseiro.
No caso específico do freio a disco dianteiro, que é fabricado no Brasil, a TMD também produz a pastilha em sua moderna fábrica de Indaiatuba (SP). Já no freio a tambor traseiro, a lona foi desenvolvida no Brasil. Porém, sua produção é realizada na TMD da Espanha, cuja logística, até o fabricante do freio, na Coréia do Sul, é mais racional.
Segundo Feres Macul Neto, presidente da TMD Friction do Brasil – Divisão Aftermarket, “somente um fornecedor global como a TMD tem recursos para estabelecer um conceito de desenvolvimento de produto e produção que atendam a requisitos desta natureza”.
Na lona traseira, por exemplo, a discussão do projeto aconteceu na Coréia do Sul com o fabricante do freio, seguindo-se o desenvolvimento e testes no Brasil com a produção final na TMD Friction da Espanha.
Comercializadas também na reposição com a sexagenária marca Cobreq, as pastilhas originais da TMD abrangem todas as versões do Onix: LS 1.0, LT 1.0, LT 1.4 e LTZ 1.4. Totalmente desenvolvido no Brasil, este carro ganhou no final de 2012 vários prêmios em eleições promovidas por jornalistas e possui sofisticado sistema multimídia, kits de customização e três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Para atender todos os requisitos de segurança da General Motors, a TMD Friction do Brasil realizou intensos testes de campo e de laboratório (temperaturas extremas, variadas velocidades de uso, diversas condições de peso e de durabilidade das pastilhas), assim como já havia acontecido para o fornecimento de outras linhas Chevrolet.