Outros
Alpha Notícias: Hyundai HB20X é aventura além do asfalto
Seu preço está entre R$48.755,00 a R$54.455,00
Texto e Fotos: Marcelo Queiroz
A Hyundai não quer perder tempo e, apenas quatro meses após o lançamento do HB20, apresenta a versão aventureira de seu hatchback compacto. Batizado HB20X, o novo modelo posiciona a marca coreana dentro do valorizado nicho dos veículos “cross” e tem como principais concorrentes o Crossfox da Volkswagen e o Sandero Stepway da Renault.
Trata-se de um carro eminentemente urbano, mas que, com 40mm a mais de altura em relação o solo, topa levar seus ocupantes em divertidas escapadas para o campo ou montanha em seus momentos de lazer. Com visual esportivo, o HB20X possui dois níveis de acabamento, Style e Premium, ambos com opção de câmbio manual ou automático.
No HB20X estão presentes elementos típicos dos modelos aventureiros, mas sem desfigurar o desenho original do compacto. Os para-choques são mais volumosos e suas linhas lembram os traços do ix35, preservando a identidade visual dos SUVs da Hyundai. A grade dianteira hexagonal e a moldura dos faróis de neblina são características da versão. As laterais possuem acabamento preto na coluna B, uma proteção de plástico preto na parte inferior das portas e uma moldura, também em plástico preto, que contorna as caixas das rodas e soleira das portas. No teto há barras na cor prata e a tampa do porta-malas incorpora um aerofólio. As rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 195/65 R15 também são itens exclusivos do modelo.
Internamente, o HB20X possui bancos com costura dupla, pedaleiras esportivas prateadas e maçanetas na cor prata e controles do sistema de áudio no volante. A versão Premium traz ainda tecidos dos bancos na cor prata – azul na Style -, volante revestido em couro, painel bicolor, chave com comando de abertura e fechamento dos vidros, acendimento automático dos faróis e alarme com sensor de presença e inclinação.
Sob o capô, o HB20X traz um motor de quatro cilindros, 1.6 litro, que gera 128 cv de potência a 6000 rpm e 16,6 kgfm de torque máximo a 5000 rpm.
O pacote de segurança inclui ABS com EBD, airbag duplo, fixações Isofix, alarme e farol de neblina.
Em movimento
Avaliamos o HB20X em um percurso que partiu de São Paulo em direção a Campos do Jordão, onde o teste prossegui por um trecho de estrada de terra.
Apesar dos 40mm a mais de altura do solo e pneus de uso misto, o comportamento no asfalto não foi prejudicado, mantendo a rodagem silenciosa e boa dirigibilidade. O volante tem respostas rápidas e a estabilidade é muito boa, mesmo em curvas mais fechadas. Os 128 cv de potência e os 16,6 kgfm de torque ficam mais evidentes na estrada, especialmente em rotações mais altas. O motor é pouco sedento, e, durante o percurso, o marcador de consumo instantâneo marcou em média 12,5 km/l.
Mas vamos ao que interessa: o comportamento na terra. Na estrada onde testamos o HB20X havia trechos bastante erodidos e com buracos. A leve chuva que caiu pouco antes de nossa passagem deixou algumas poças pelo caminho.
Logicamente, escolhíamos sempre a pior trilha. Não deixamos escapar nenhum buraco, poça ou valeta, superados com méritos pelo HB20X. Não raspou no solo, não apresentou ruídos na suspensão ou internos e ainda manteve boa estabilidade direcional.
Ao retornar para São Paulo, o coreano aventureiro demonstrava estar pronto para outros desafios. No primeiro e breve contato, o HB20X cumpriu tudo que prometeu e se mostrou uma ótima opção para quem quer ir além do asfalto nos fins de semana.