Lançamento mundial, desta vez no Brasil, ocorre em São Bernardo do Campo
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen beneficiará cerca de 60 mil crianças e adolescentes do Brasil com o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, que será lançado mundialmente, com foco desta vez no Brasil, durante evento que ocorre hoje em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde está localizada a sede da Volkswagen do Brasil. Realizado em parceria com a ONG terre des hommes – Alemanha e com o apoio da Volkswagen, o programa terá um investimento inicial de 1,5 milhão de euros, que será ampliado com ações de arrecadação que devem ocorrer ao longo dos próximos meses nas unidades da Volkswagen do Brasil. Os recursos serão empregados em 12 projetos sociais inéditos que utilizarão o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover a educação, a cidadania e a cultura de paz.
No Brasil, o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” firmou parcerias com organizações sociais que já são reconhecidas pelos trabalhos que realizam em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Os 12 novos projetos serão realizados nos anos de 2013 e 2014, no contexto do Mundial de Futebol. O objetivo, no entanto, é promover condições para que as entidades parceiras deem continuidade aos programas permanentemente, consolidando redes locais e influenciando políticas públicas.
O “A Chance to Play – O Direito de Brincar” chega com o histórico de sucesso da África do Sul, onde realizou ações em benefício de cerca de 40 mil crianças e adolescentes durante o Mundial de Futebol de 2010, realizada no país africano. A versão brasileira do programa terá como padrinho o reconhecido quadrinista e cartunista Mauricio de Sousa, criador da ‘Turma da Mônica’.
O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é patrocinado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, por meio de doações voluntárias dos empregados realizadas globalmente. As arrecadações são feitas por meio de campanhas internas promovidas pelos funcionários, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano. Dessa forma, os trabalhadores da Volkswagen expressam sua participação solidária na luta pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente, uma vez que as doações são investidas em projetos sociais. A ONG terre des hommes – Alemanha, com experiência de mais de 45 anos de trabalho na área social e com a infância, coordena o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e promove a gestão dos projetos.
Até agora, 12 projetos sociais já foram aprovados e serão realizados em comunidades localizadas no entorno de cidades onde a Volkswagen do Brasil tem suas quatro fábricas no País: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP – fábrica de motores).
O “A Chance to Play – O Direito de Brincar” também capacitará as ONGs parceiras para realizarem os trabalhos sociais com excelência. A Fundação Volkswagen, que é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, participará do trabalho de capacitação.
Lançamento nacional
O lançamento nacional do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” será realizado no dia 24 de janeiro, a partir das 14h, no Ginásio de Vôlei do Complexo Esportivo do Baetão, no centro de São Bernardo do Campo. O evento contará com apresentações culturais e esportivas, além da presença dos responsáveis pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pelo programa “A Chance to Play”, além do quadrinista e cartunista Mauricio de Sousa.
Conheça as instituições parceiras e os 12 projetos inéditos:
Fundação Futebol e Desenvolvimento
A instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento, com sede em Moreno, na região metropolitana de Buenos Aires, é a organização referência para a metodologia sociopedagógica do “Futebol de Rua”. Responsável por articular a rede latino-americana de “Futebol de Rua”, a FuDe multiplicará a metodologia no Brasil.
O “Futebol de Rua” utiliza o esporte como elemento educativo, de cidadania e de transformação social, permitindo que as crianças e os adolescentes sejam os protagonistas das atividades. Na metodologia, o jogo de futebol tem três tempos. No primeiro, os participantes discutem quais serão as regras da partida, sendo que essas devem envolver ações de cidadania, como respeito aos jogadores do outro time. O segundo tempo é o jogo de futebol. O último tempo é uma discussão sobre o jogo, cujo resultado não é contabilizado apenas pela quantidade de gols marcados, mas também pelo respeito às regras que foram definidas no primeiro tempo.
ACER Brasil (Associação de Apoio à Criança em Risco)
ACER Brasil (Associação de Apoio à Criança em Risco) é uma organização comunitária com atuação na zona sul de Diadema (SP), que busca a integração social de crianças e adolescentes. O projeto inédito “Dia do Brincar” capacitará adolescentes e jovens para que organizem dias dedicados a brincadeiras em suas comunidades, fortalecendo a integração, a educação e a cidadania
ADSM (Associação Desportiva do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos)
A ADSM (Associação Desportiva do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos) é uma organização social ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (SP). O novo projeto “+ que Futebol” abrirá o espaço à comunidade, promovendo o esporte como instrumento sociopedagógico e de desenvolvimento da cidadania. A iniciativa atenderá crianças e adolescentes de bairros periféricos da cidade.
CELIVI (Centro de Libertação de Vidas)
O CELIVI (Centro de Libertação de Vidas) é uma creche comunitária localizada no município de Santo André (SP). O novo projeto “Brincalar” capacitará os pais das crianças atendidas, para que multipliquem em suas comunidades a proposta pedagógica da creche, que tem foco no direito de brincar.
Centro Cultural Afro-brasileiro Francisco Solano Trindade
O Centro Cultural Afro-brasileiro Francisco Solano Trindade é uma organização com sede em São Bernardo do Campo, que atua também no município de Diadema. Utiliza as ferramentas culturais brasileiras, como percussão, capoeira, danças típicas e manifestações folclóricas, como instrumento sociopedagógico. O novo projeto ampliará a ação do Centro e implementará jogos cooperativos, com foco na educação e na disseminação de uma cultura de paz. As ações também serão multiplicadas por meio de seminários.
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente “Mônica Paião Trevisan” (CEDECA Sapopemba)
O CEDECA Sapopemba, de São Paulo, é um centro de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O projeto “Brincando se Faz Direito” oferecerá oficinas lúdicas, esportivas e culturais a adolescentes que tiveram conflito com a lei, tentando reconstruir novas trajetórias de vida.
FEASA (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André)
A FEASA (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) atua na articulação e na mobilização da rede de entidades sociais de Santo André. O projeto “Brincar é Coisa Séria” capacitará organizações sociais da cidade para que incorporem o “direito do brincar” em seus projetos. Dessa forma, o ato de brincar será utilizado como ferramenta sociopedagógica para a construção de uma cultura de paz.
Instituto Cultural Gotas de Flor com Amor
O Instituto Cultural Gotas de Flor com Amor atua na região do Brooklin Novo, na cidade de São Paulo (SP), atendendo crianças e adolescentes de favelas. A instituição oferecerá oficinas lúdicas e esportivas.
IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar)
Organização especializada na formação de “play workers” (agentes do “brincar”), localizada em São Paulo (SP). Implantará uma brinquedoteca no CIC (Centro de Integração da Cidadania) do bairro Jabaquara, na cidade de São Paulo. No espaço, aberto ao público, também serão promovidos cursos e oficinas sobre como usar o brinquedo e o “brincar” de forma educativa, impulsionando o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Patronato Santo Antonio
O Patronato Santo Antonio é uma organização social do município de São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. O novo projeto “Construindo o Direito de Brincar” oferecerá oficinas lúdicas, esportivas e culturais para crianças e adolescentes atendidos pela organização. As ações também serão multiplicadas nessa região.
Projeto de Meninos e Meninas de Rua
Organização com sede em São Bernardo do Campo que atua também nos municípios de Diadema e Guarulhos (SP). Promoverá um bloco infanto-juvenil de Carnaval, cujas atividades trabalharão temas educativos como a auto-organização de crianças e adolescentes de rua e a importância do diálogo. O bloco também articulará organizações de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os desfiles independentes serão realizados em São Bernardo do Campo, nos Carnavais de 2013 e 2014. Fora da época carnavalesca, os desfiles serão promovidos em outras regiões da Grande São Paulo.
Projeto Esperança São Pedro Apóstolo
O Projeto Esperança São Pedro Apóstolo oferece oficinas esportivas e culturais a crianças e adolescentes de Taubaté, por meio do projeto “Esporte nas Comunidades”. O novo projeto multiplicará as oficinas de futebol para outras comunidades do município.