A partir de janeiro, mais oito peças automotivas deverão apresentar certificação, que atesta a segurança dos produtos e ajuda a reduzir pirataria
Texto: Assessoria de Imprensa
De acordo com a portaria n° 301, publicada em 21 de julho de 2011, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a partir de 2013 a fabricação e importação de peças de reposição específicas deverão ter a certificação e o selo do órgão. De acordo com a resolução, a comercialização destas peças no varejo será obrigatória a partir de julho de 2014. A AUTOMEC 2013 – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontece de 16 a 20 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, chega num momento importante para este setor que está em pleno processo de adaptação para atender a nova medida.
Para Hércules Ricco, diretor da AUTOMEC, apesar de só começar a vigorar em 2014, essa normatização de produção de autopeças já reflete positivamente no setor. “É notável a movimentação positiva da indústria. Além da questão da segurança, as empresas tem nesse momento uma oportunidade real de aumentar a lucratividade dentro das novas regras, já que esse selo do Inmetro será um instrumento para o consumidor identificar prontamente a procedência de determinados produtos”. Ainda de acordo com Hércules Ricco, a indústria de autopeças e reposição automotiva vê na AUTOMEC “uma eficaz ferramenta para networking e fechamento de negócios, o que motiva o setor a participar do evento nesse momento de mudanças e adaptações para o mercado”. Prova disso é a pesquisa da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, que revela que o objetivo principal do expositor ao participar da AUTOMEC é justamente “Encontrar seus atuais clientes” e “Prospectar novos compradores”, com 72% e 69% respectivamente.
Em 2011, a exigência de certificação já passou a vigorar sobre os catalisadores automotivos e anteriormente sobre vidros e pneus. Neste ano, lâmpadas para veículos automotivos, bronzinas, amortecedores de suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, anéis de pistão, pinos e anéis de trava (retenção), pistões de liga leve de alumínio e buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores, deverão estar devidamente certificados pelo Inmetro. “É um passo muito importante para garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado da reposição. O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro e assim, terá maior confiança com relação à qualidade do produto que adquirir”, afirma Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, que estará presente na AUTOMEC.
Voltada a profissionais do setor, a AUTOMEC é ambiente b2b, de realização bienal e está em sua 11ª edição. Para 2013, são esperados 1.200 marcas expositoras e um público estimado em 70 mil compradores. A entrada é gratuita mediante pré-credenciamento pelo site www.automecfeira.com.br.
Serviço
Automec – 11ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 16 a 20 de abril de 2013
Horário: 10h às 19h – Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana São Paulo – SP