Número de participantes cresceu mais de 100% desde 2011
Texto: Assessoria de Imprensa
Durante cinco semanas, treze estudantes brasileiros tiveram a oportunidade de desenvolver um projeto e vivenciar todo o trabalho e a tecnologia por trás da Hyundai Motor Company na sede da empresa na Coreia do Sul. A bolsa de estudos faz parte do programa de intercâmbio “Ciência sem Fronteiras”, que tem como objetivo desenvolver a experiência profissional dos estudantes selecionados, proporcionando a oportunidade de ter acesso a tecnologias avançadas disponíveis em uma organização global.
De acordo com o embaixador brasileiro em Seoul, Edmundo Fujita, muitas empresas coreanas têm dado forte apoio ao projeto. Entre elas, o Hyundai Motor Group, que dobrou o número de lugares oferecidos desde a primeira turma, em 2011. “Tenho certeza que esta experiência será muito gratificante, especialmente por conta da qualificação que os estudantes receberão para, posteriormente, aplicar em avançados setores da indústria brasileira”, explica o embaixador.
No programa “Ciência sem Fronteiras”, estudantes da graduação e pós-graduação podem escolher entre áreas como Engenharia, Tecnologia Aeroespacial, Ciência da Computação, Farmacologia, Prevenção de Desastres Naturais e outros. A bolsa é patrocinada pela Hyundai e coordenada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
“Fico muito honrada em fazer parte de um projeto desta magnitude. A Hyundai recebeu os estudantes da melhor forma possível. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto todo o processo produtivo da empresa”, afirma Helena Vitali Bello, uma das estudantes selecionadas. A menina de 23 anos, natural de Florianópolis- SC, estuda engenharia e planejamento urbano na Yonesi University, na Coreia do Sul, e ajudou a desenvolver um carro conceito para países emergentes junto com o Advanced Hyundai Team.
No Brasil, além do “Ciência sem Fronteiras”, a Hyundai Motor Company promove programas de responsabilidade social desde 2010. A Companhia trouxe ao país seis edições do programa “Happy Move Global Youth Volunteer”, um projeto no qual os jovens estudantes sul-coreanos têm a oportunidade de colocar em prática os conceitos de responsabilidade social e cuidado em comunidades carentes.
Sobre o Programa Ciência sem Fronteiras
Programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e CAPES -, e das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
