Modelo será lançado no mercado europeu no primeiro semestre de 2013
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
Atualmente, condutores de todo o mundo buscam um veículo que seja prático e dinâmico para utilização nos grandes centros urbanos e, ao mesmo tempo, atendam às necessidades para o uso fora da cidade.
Pensando nisso, a Marca elaborou um caderno de encargos com objetivos ambiciosos. O “Crossover by Peugeot” combina uma experiência de condução única, um design forte e vantagens de utilização.
O desafio consistiu em integrar esse DNA à concepção, em três zonas geográficas, de um veículo destinado a uma clientela mundial. Os 2008 comercializados na Europa serão produzidos na fábrica de Mulhouse (França).
Com apenas 4,16m de comprimento e 1,74 de largura, o 2008 inova ao associar como nenhum outro uma condução estimulante, a robustez de um SUV e um espaço a bordo cuja habitabilidade, modularidade e conforto convidam a aproveitar cada instante. À vontade tanto na cidade quanto na estrada, o modelo permite explorar novos territórios graças a seu sistema de motricidade reforçada pelo Grip Control.
“Os clientes exigem estilo, prazer de dirigir, funcionalidade e qualidade. As equipes na França, na China e no Brasil trabalharam juntas para fazer desses atributos o DNA do 2008”, diz Brigitte Courtehoux, diretora do Projeto 2008
Um estilo único para um novo território
O 2008 reinventa os padrões dos veículos de grande volume no segmento dos compactos. Inovador à primeira vista, ele consegue aliar diferentes universos. O estilo forte afirma sua identidade a serviço da praticidade, do volume e da experiência de condução.
“O 2008 soube misturar universos e culturas para oferecer um estilo que vai além das expectativas dos clientes” afirma Gilles Vidal, diretor de Estilo da Peugeot.
“Criar o 2008 foi um verdadeiro desafio, mas já tínhamos uma ideia bem definida do veículo que queríamos oferecer aos clientes. O estilo, definido já nas fases iniciais, não sofreu nenhuma modificação importante até chegar no modelo de série. Acertamos desde o primeiro traço” informa Eric Dejou, responsável pelo Estilo do 2008
Com sua posição elevada, o 2008 é equipado com pneus “Mud&Snow “ e rodas de 17” diamantadas com acabamento fosco. A forma particular das rodas em arco permite assentar o 2008 no solo e ao mesmo tempo sustentá-lo com leveza.. Os para-choques e a parte inferior da carroceria na cor preta protegem o veículo, assim como as chapas fixadas na parte inferior dos para-choques dianteiros e traseiros e os frisos laterais de aço inoxidável.
A frente adota os códigos estilísticos da Marca. Os elementos são ajustados com exatidão, livres de qualquer excesso de material. Finamente esculpido, o capô expressa a proteção, a robustez e a leveza do 2008. A “grade flutuante” parece entalhada na carroceria e se ergue com uma expressão ao mesmo tempo refinada e potente.
Os faróis inéditos são projetados levando em conta as funções técnicas. Afilados, eles brincam com a carroceria, desenhando “a pupila de um felino”. Esculpidos, fundem-se com a face dianteira, conferindo-lhe um caráter ainda mais expressivo, tecnológico e singular. O olhar é realçado por luzes diurnas de LED. O capô e os para-lamas completam essa impressão confiável de precisão, proteção e robustez, sem no entanto perder a leveza.
O novo Crossover urbano apresenta uma escultura bastante elegante e sofisticada nos para-lamas e nas laterais, evocando robustez. As vastas superfícies envidraçadas, incluindo o teto panorâmico, proporcionam um interior agradável e confere uma sensação de amplitude.
O visual traseiro associa elegância, robustez e dinamismo. O porta-malas com piso baixo dispõe de um teto com ondulação dinâmica, inspirado no RCZ. A ampla tampa está enquadrada por faróis solidamente fixados na carroceria. Flutuando em seu interior, três garras luminosas iluminadas por LEDS parecem estar suspensas.
O movimento dinâmico e elegante do teto também assina com elegância o perfil do veículo. Uma onda do teto surge na altura dos assentos traseiros, criando um cenário exclusivo que parece entalhado no metal, que dá origem ao aerofólio, no prolongamento da mesma peça. As barras de teto, com desenho preciso, completam as sugestões de dinamismo e de lazer do 2008.
“O 2008 propõe um conceito verdadeiramente novo. Seu design audacioso associa a elegância e o dinamismo dos novos modelos da Peugeot, a robustez de um SUV moderno e também a polivalência de um pequeno modelo compacto”, diz Pierre Authier, responsável de Estilo da gama 208/2008
Uma experiência de condução inédita no segmento dos crossovers
Confortavelmente sustentado pelo banco regulável em altura, profundidade e inclinação, o condutor se integra perfeitamente ao veículo. Intuitivamente, o condutor tem acesso a todos os elementos.
Em suas mãos, o pequeno volante multifunções, regulável em profundidade e em altura, aumenta a precisão da direção.
Sem tirar os olhos da estrada, o head-up display fornece ao condutor as informações necessárias à condução. A tela touch screen semiflutuante de 7”, que equipa de série o modelo desde o segundo nível de acabamento, comanda todas as funcionalidades de conectividade, incluindo os serviços Peugeot Connect Apps.
Surgindo na continuidade do painel de instrumentos, o console central semialto disponibiliza o freio de mão do tipo aviação, que libera espaço no posto do condutor graças ao seu formato. Elegante e robusto, ele vem revestido em couro nos níveis de acabamento superiores. Ainda no console, o comando da cortina do teto de vidro panorâmico encontra-se ao lado do seletor do Grip Control.
O acabamento do painel de instrumentos é feito de um material sedoso que convida ao contato. O espaço conta com peças de cromo acetinado: saídas de ar, maçaneta do freio de mão, adorno da parte inferior do pequeno volante, abas da manopla de câmbio, acabamento da central multimídia.
A atmosfera a bordo não se assemelha a nenhuma outra graças à assinatura luminosa específica: mostradores com retroiluminação azul de LED nas versões superiores, teto de vidro panorâmico com guias de LED que difundem uma luz azulada.
“Quisemos criar para nossos clientes um espaço a bordo excepcional que envolva todos os ocupantes, proporcionando-lhes novas sensações. A ergonomia única do posto do condutor, a escolha cuidadosa dos materiais, a qualidade da montagem, a atmosfera luminosa… o 2008 estimula os sentidos”, afirma Agnès Tesson Faget, chefe de projeto do 2008
Uma condução estimulante
Com o sucesso internacional do 3008, a Marca adquiriu um profundo know-how em matéria de crossover, que decidiu aliar à sua experiência de condução. Assim, o 2008 é dotado de um comportamento dinâmico de referência no segmento.
Ágil e preciso, o crossover urbano envia informações consistentes sobre a estrada ao condutor, que consegue antecipar as condições graças à sua posição elevada. O pequeno volante é o símbolo dessa condução, pois materializa a facilidade de manuseio e a precisão do veículo.
O sistema de suspensões foi finamente adequado para tirar partido do peso reduzido de 1045 kg. Os ajustes foram feitos na suspensão dianteira pseudo-McPherson e na suspensão traseira, com travessa deformável e molas e amortecedores especialmente regulados, assim como a direção assistida. Dessa forma, o 2008 obtém uma síntese de alto nível entre conforto, estabilidade e dinamismo. O condutor pode sentir o prazer de uma condução reativa ao mesmo tempo em que oferece todo o conforto aos seus passageiros.
Grip Control
Esse sistema, patenteado pelo Grupo PSA, permite expandir o campo de utilização do 2008 graças a uma tração reforçada em condições de baixa aderência. Com o auxílio dos elementos eletrônicos que já equipam o veículo, o Grip Control está associado à generosa altura livre do solo de 16 cm e a pneus Mud&Snow, montados em aros com estilo diferenciado, que conjugam um acabamento diamantado e um verniz fosco.
Polivalente e flexível, ele se adapta ao terreno agindo sobre as rodas dianteiras. O condutor pode, a qualquer momento, confiar na inteligência do modo Standard ou escolher, no seletor posicionado no console central, o modo que deseja utilizar: Neve, Todo-Terreno, Areia, ESP Off. O Grip Control está disponível em dois tamanhos de pneus: 215/60 R 16, 205/50 R 17.
“Com o Grip Control, o condutor tem logo vontade de trilhar caminhos diferentes com o 2008 . Para o cliente, o Grip Control oferece atributos suplementares sem aumentar o consumo”, diz Francis Delion, Síntese Cliente Peugeot
Manobras facilitadas pelo Park Assist
Ao automatizar as manobras de estacionamento, esse equipamento tecnológico explora a estrutura compacta do 2008 para facilitar os trajetos urbanos. Após a ativação da função, o motorista seleciona na tela touch screen a manobra que deseja efetuar – entre estacionar numa vaga situada à esquerda ou à direita da rua.
Em seguida, os ultrassons medem o tamanho das vagas e indicam ao condutor a primeira vaga disponível. O Park Assist estaciona, então, o veículo com a ajuda da direção eletricamente assistida.
O condutor se limita a controlar a progressão do veículo e o entorno. Para sair da vaga, nada mais fácil. Basta recorrer novamente à inteligência do Park Assist mesmo em rampas, graças à função Hill Assist – disponível para todas as motorizações, exceto a 1.4 HDi 68 e a 1.2 VTi 82 BVM5.
O melhor nível de segurança primária, secundária e terciária
A condução reativa e a facilidade de utilização vêm acompanhadas de um elevado nível de segurança. Assim, o condutor pode contar com o regulador-limitador de velocidade de série em todas as versões, regulagens do chassi e uma série de outros equipamentos.
Todas as versões do 2008 estão equipadas de série com ESP, que reúne funções como assistência antiderrapagem (ASR), controle de estabilidade (CDS), assistência para frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF).
O conjunto atua sobre quatro discos de freios, adaptados às diferentes motorizações para melhorar a eficiência (desempenho e durabilidade). Na frente, os discos ventilados têm dois tamanhos diferentes: 266 x 22 mm e 283 x 26 mm para as versões mais potentes. Atrás, os veículos são todos equipados com discos sólidos de 249 x 9 mm.
Em caso de choque, os ocupantes são protegidos por um conjunto de seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina. Alojados no encosto dos bancos dianteiros, os airbags laterais garantem uma proteção máxima qualquer que seja a regulagem dos bancos. Para a segurança das crianças, o airbag frontal do passageiro pode ser desativado e os assentos laterais traseiros são dotados de fixações Isofix com três pontos de ancoragem.
O 2008 também se beneficia com a liderança da Marca em termos de segurança terciária. Quando equipado com a Central Telemática Autônoma, o crossover urbano propõe gratuitamente e sem limite de duração os serviços Peugeot Connect SOS e Peugeot Connect Assistance. No caso de qualquer ocorrência, o veículo é geolocalizado e o socorro é acionado.
Desde seu lançamento em 2003, esses serviços equipam mais de 760 mil Peugeot em dez países europeus. Eles possibilitaram a rápida intervenção dos socorros em mais de 6,5 mil situações de urgência.
Um grande volume, facilmente explorável
Com uma distância entreeixos de 2,54m, o 2008 oferece qualidades internas de alto nível. Os passageiros traseiros dispõem de uma habitabilidade generosa graças aos encostos dos bancos dianteiros mais finos e de uma tomada de 12V para ligar um aparelho portátil. Sem sair do lugar, eles têm acesso ao porta-malas mesmo com o veículo em movimento. Para tanto, a parte dianteira da tampa do bagageiro é móvel.
Do exterior, o acesso ao grande porta-malas também é simples, com uma grande abertura retangular e altura de carga em relação ao solo baixa (apenas 60 cm), além de uma proteção em aço escovado. O banco modular 1/3-2/3 permite uma variação de volume de 360 a 1194 dm3, dos quais 22 dm3 debaixo do piso, com um simples gesto. Basta pressionar o comando situado na parte superior do encosto traseiro para rebater o encosto e o assento é automaticamente escamoteado.
Para facilitar a manipulação de objetos, o piso é equipado com cinco trilhos, que vão da soleira do porta-malas até os assentos dianteiros. Seis ganchos cromados permitem amarrá-los com total segurança. Prático até nos detalhes, o bagageiro propõe duas áreas de arrumação laterais, com uma cinta de sustentação e uma rede de arrumação, bem como um espaço complementar de 22 litros embaixo do tapete.
Em todos os lugares, o passageiro dispõe de vários porta-objetos bem pensados e facilmente localizáveis com a ajuda das luzes de teto dianteiras e traseiras: bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, porta-luvas, espaço de arrumação e porta-latinha próximos a alavanca de câmbio, espaço de arrumação com tampa no console e bolsas nos encostos dos bancos dianteiros. No total, o volume de arrumação atinge 24 litros. Assim, chaves, smartphones e outros objetos da vida cotidiana têm lugar garantido a bordo do 2008.
Peugeot Connect Apps
Líder em serviços de mobilidade, a Marca mobilizou suas competências para criar a nova geração de serviços conectados que facilitam a vida dos condutores. Plug&Play, o Peugeot Connect Apps oferece uma utilização rápida e prática graças à comunicação Data em 3G. Funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, nos 17 países de cobertura, sem despesas extras de deslocamento.
“Peugeot Connect Apps leva o automóvel para uma nova era e confirma a liderança da Marca em matéria de serviços conectados. Transforma e facilita o dia-a-dia do condutor” afirma Hubert Tourny, chefe de projeto “Serviços Conectados Peugeot”.
Com o Peugeot Connect Apps o condutor se desloca com toda autonomia e liberdade pelo tráfego, vagas de estacionamento, lugares turísticos, previsão do tempo, dicas de lugares, enfim, o sistema possui fácil acesso às informações úteis.
De fato, a instintividade do Peugeot Connect Apps proporciona uma navegação que requer um mínimo de ações. Além disso, o acesso às informações pode ser obtido em dois níveis diferentes. O primeiro, quando o veículo está parado, permite o pleno acesso a todas as funcionalidades. O segundo é automaticamente ativado quando o veículo está em movimento, e o acesso é limitado às funcionalidades – algumas aplicações são utilizáveis apenas com o veículo parado.
As onze aplicações (MyPeugeot, Michelin Tráfego, Guia Michelin, Michelin Viagem, Via Michelin, Combustível, Estacionamento, Diga-me Onde, Meteorologia, Páginas Amarelas, Trip Advisor) são inteligentes e se utilizam dos dados do veículo, tais como a velocidade instantânea, a quilometragem, a autonomia, a localização. No futuro, o Peugeot Connect Apps será dotado de uma loja de aplicações, incluindo redes sociais, correio eletrônico, serviço de lavagem e calibragem dos pneus, além de jogos, calculadora e Wikipédia. Além disso, o cliente poderá configurar seu espaço pessoal MyPeugeot a partir de seu computador por meio de um portal.

Cool!