/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92

Alpha Notícias: Atlas e Apisul lançam programa inédito de prevenção de acidentes

Published

on

Programa prevê a instalação de 200 equipamentos de telemetria
Texto: Assessoria de Imprensa
A segurança no trânsito e a economia de combustível são resultados de um amplo trabalho de conscientização, principalmente, para os profissionais de logística. Cientes da importância do assunto, a Atlas e a corretora de seguros Apisul lançam o maior Programa de Prevenção de Acidentes voltado para os motoristas de 15 empresas parceiras da transportadora, responsáveis pelo deslocamento de carga, em todo o País.
“O programa terá três frentes. A parte educacional do condutor, com qualificação, palestras, treinamentos práticos e teóricos, sobre gerenciamento de riscos, roubo, acidentes etc. Na segunda frente, vamos avaliar o desempenho da iniciativa e, na terceira, aplicaremos políticas de incentivos aos motoristas. Ainda faz parte da iniciativa, a realização de blitz da saúde e atividades recreativas”, explica Marcos Paulo Silva, supervisor de Gerenciamento de Risco da Atlas.
Entre as medidas de treinamentos, está prevista a instalação de 200 equipamentos de telemetria, um em cada caminhão, para fazer a medição das condições de dirigibilidade do profissional. “O aparelho é nacional, da empresa Sighra, e a vantagem é saber como o motorista dirige defensivamente, no caso de chuva, se ele dá freadas bruscas e qual está sendo a economia de combustível. Tudo isso tem reflexo na manutenção dos veículos e na segurança”, detalha o supervisor.
A previsão é de que, até o fim de março, todos os equipamentos de telemetria estejam instalados, em uma frota que serve o Brasil inteiro. “A instalação dos aparelhos será feita pela Atlas e a Apisul. As empresas parceiras arcarão com um custo diferenciado, mensalmente, referente à transmissão das informações. Futuramente, A ideia é incluir nesse programa todos os 750 veículos de empresas parceiras da Atlas”, adianta Silva.
Com a iniciativa, espera-se preservar a segurança no trânsito, a qualidade de vida dos profissionais e ainda reduzir custos com manutenção e desperdício de combustível, diminuindo os riscos de sinistros.
Mobilização internacional
O Programa de Prevenção de Acidentes, da Atlas e Apisul, está em sintonia com o movimento da Organização das Nações Unidas (ONU) conhecido como Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020, no qual governos de todo o mundo se comprometem a adotar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas anualmente. Trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo, chegando a ferir de 20 a 50 milhões de pessoas, todos os anos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) é a responsável por coordenar os esforços globais ao longo da década e monitorar os progressos em âmbitos nacional e internacional. A agência também oferece apoio às iniciativas que têm objetivos como a redução do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, o aumento do uso de cintos de segurança e a melhoria dos atendimentos de emergência.
Cada país definiu um planejamento para atender ao acordo da ONU, adaptando-o para a realidade sociocultural das regiões. No Brasil, a iniciativa do governo federal, nesse sentido, ficou conhecida como Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada), que objetiva reduzir em 50% o número de acidentes no período de 2011 a 2020. O acordo mobiliza diversos agentes da sociedade e é aberto para parcerias. Ele também auxilia empresas e instituições de ensino, na divulgação de comportamentos e atitudes seguras. No portal do Parada, ainda podem ser encontradas notícias e esclarecimentos sobre assuntos referentes ao trânsito, como a Resolução 432/13, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deu maior rigor à Lei Seca (12.760/2012).
Sair da versão mobile