Alpha Notícias: Chery Celer chega forte para a briga
Modelo tem versões hatch e sedan com motor 1.5 flex
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
A Chery apresentou oficialmente para o mercado brasileiro o modelo Celer. Reforçando seu compromisso com o consumidor brasileiro, de oferecer veículos de alta qualidade, completos de fábrica e com a melhor relação custo/benefício do mercado, a fabricante de origem chinesa disponibiliza duas versões do modelo; a hatch por R$35.990,00 e a sedan por R$36.990,00. Ambas com motor 1.5 16V Flex.
Inicialmente o modelo será importado da unidade de Wuhu, na China. Hoje ele é comercializado em 14 países e se apresenta como opção ideal para quem procura design moderno, excelente performance na categoria e uma extensa lista de equipamentos.
Para atender às preferências dos brasileiros, a montadora fez adequações em 140 itens, incluindo motor, transmissão, sistema de som e acabamento interno. O Celer ainda sai completo de fábrica e seu design italiano foi criado pelo Estúdio Torino Design. Na lista de equipamentos temos ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, relógio digital, sistema de som com CD Player MP3 com entrada USB, rádio AM/FM e antena integrada ao para-brisa, além de vários porta-objetos e porta-copos.
A Chery prevê a produção do modelo na unidade brasileira, localizada em Jacareí , cidade do interior de São Paulo, que deve ser concluída no primeiro semestre de 2014 e deve produzir, além do Celer, até outros três modelos.
“Para a Chery Brasil, o Celer tem um significado muito especial e representa o início de uma nova era da empresa no país. Além de ser o primeiro carro nacional da marca, ele será fabricado na primeira unidade de regime completo de produção fora da China, não apenas de sistema CKD”, afirma Luis Curi, CEO e vice-presidente da marca no país.
A origem do nome Celer
O nome Celer vem do latim “celere”, que significa rápido, ágil. O motor 1.5 16V Flex, desenvolvido em parceria com a Delphi, oferece excelente performance desde as baixas rotações, trabalhando em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas.
O sistema de suspensão McPherson, com mola helicoidal cilíndrica e amortecedor telescópico de dupla ação, na dianteira, e semi-independente com braço oscilante longitudinal, na traseira, oferece equilíbrio entre estabilidade e conforto. Com pneus 185/60 em rodas de liga leve aro 15”, o Celer transmite segurança nas curvas, ao mesmo tempo que absorve com eficácia os impactos de pisos irregulares. Os freios são compostos por discos ventilados na frente e tambores atrás, assistidos por ABS (sistema antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).
O visual externo transmite esportividade, a começar pela grade frontal, que se funde com os faróis alongados de refletores duplos em lente com aspecto cristal, formando um “V”. Conferindo um ar mais agressivo ao modelo, destaque para a grande entrada de ar em forma de colmeia no para-choque dianteiro.
Nas laterais, vincos na parte inferior e superior das portas evidenciam a fluidez das linhas e reforçam o apelo esportivo do Celer. A linha de cintura alta deixa o carro com aparência mais robusta e dinâmica, tanto no hatch quanto no sedan. Em ambas as versões, o para-choque traseiro é envolvente e compõe uma moldura para as lanternas brilhantes.
Este alto padrão de design é complementado com equipamentos de série como farol de neblina, espelhos retrovisores externos e maçanetas das portas na cor do veículo, aerofólio com brake light integrado no hatch.
No interior, a Chery trabalhou para deixar o Celer ao gosto do brasileiro e utilizou tons escuros, mesclando preto e cinza. Com acabamento sofisticado, os bancos são revestidos com tecido, sendo a parte central texturizada. Nas portas, painel de instrumentos, volante e manopla de câmbio, a predominância do preto é contrastada com detalhes na cor prata fosca, oferecendo mais requinte ao modelo.
As dimensões do Celer, com 2.527 mm de entre-eixos, 1.492 mm de altura e 1.686 mm de largura, permitem acomodar com conforto até cinco ocupantes. A versão hatch tem 4.139 mm de comprimento, com porta-malas de 380 litros. Já a versão sedan mede 4.269 mm e possui capacidade para 450 litros no compartimento de bagagens.
Para o motorista, ainda são oferecidos recursos como regulagem do banco em seis posições e da altura da coluna de direção, ajuste elétrico do retrovisor externo, acionamento interno para abertura do tanque e do porta-malas, desembaçador do vidro traseiro e display de consumo instantâneo. Além de todos esses componentes, o Celer possui regulagem elétrica de altura dos faróis e sistema “Siga-me até em casa”, que permite regular o desligamento automático das luzes até o motorista sair da garagem.
No pacote de segurança, estão incluídos airbags para motorista e passageiro, cintos de segurança dianteiros e traseiros laterais de três pontos (central com dois pontos), indicador sonoro de porta aberta e alarme antifurto, entre outros itens.
Vendas
Em 2013, a Chery Brasil prevê comercializar até 8.000 unidades do Celer, sendo 75% do hatch e 25% do sedan.
O modelo chega ao mercado com garantia de 5 anos e as cores disponíveis para as versões Hatch e Sedan são: Dolphin Gray (cinza), Nasdaq Silver (prata), Chery White (branco), Ink Black (preto), Jade Blue (azul), Passion Red (vermelho), Crown Gold (dourado) e Charm Gold (bronze).